A poeta, ensaísta e dramaturga Leda Maria Martins é a convidada do encontro que abre a semana abordando teorias e práticas do segmento. Depois, de sexta-feira a domingo, o instituto recebe um espetáculo por dia – todos dirigidos por Luciano Mendes de Jesus –, que tratam de tensões étnicas e de busca de identidade, do mar que separa e das canções afro-diaspóricas que religam à África desconhecida, e das semelhanças e diferenças entre a cultura negra dos estados brasileiros Minas Gerais e São Paulo e o Alabama, nos Estados Unidos
O Itaú Cultural entra na última semana do projeto Cenas Negras em Encruzilhadas – Áfricas + Américas, idealizado pelo coletivo Ponte Elemento Per, que teve início em outubro e movimentou as terças-feiras de novembro com debates sobre diferentes perspectivas de trabalhos constituídos em torno da cena negra contemporânea. Tendo como ponto de partida o estudo das distinções e similaridades dos estados de Minas Gerais e São Paulo, no Brasil, e do Alabama, nos Estados Unidos, o projeto encerra com uma sequência de quatro atividades: na terça-feira (dia 19), acontece a palestra Teorias e Práticas das Teatralidades Negras, e, no final de semana, são apresentados os espetáculos Episódio I: Uenda-congembo (morrer), na sexta-feira, dia 22), Episódio III: Banzo e os Filhos dos Antigos, sábado, 23, e A Grande Encruzilhada: Brasil + EUA (de antigos cantos novos poemas), domingo, 24.
Formado pelo ator e diretor Luciano Mendes de Jesus, o músico e ator Salloma Salomão e a atriz, produtora e arte-educadora Rita Teles, o coletivo Ponte Elemento Per recebe na programação da terça-feira, às 20h, a poeta, ensaísta e dramaturga mineira Leda Maria Martins para falar sobre Teorias e Práticas das Teatralidades Negras. Reconhecida como pioneira na reflexão sobre a história e estética negra no teatro e dramaturgia brasileiros, ela apresenta um panorama sintético sobre seus estudos e lança novas questões a respeito da contemporaneidade.
Com uma trajetória acadêmica longa, Leda é doutora em Letras/Literatura Comparada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestre em Artes pela Indiana University, Estados Unidos, e pós-doutora em Performances Studies pela New York University, Tisch School of the Arts, Department of Performance Studies. Ainda, ela é autora de livros, capítulos de livros e ensaios publicados no Brasil e no exterior, como O Moderno Teatro de Qorpo Santo e Afrografias da Memória. Desde 2017 dá nome ao Prêmio Leda Maria Martins de Artes Cênicas Negras.
Cena
No final de semana, o Itaú Cultural encerra o projeto Cenas Negras em Encruzilhadas – Áfricas + Américas com uma série de três espetáculos, todos dirigidos por Luciano Mendes de Jesus, que colocam em cena questões levantadas nas mesas realizadas nas semanas anteriores.
Na sexta-feira, dia 22, às 21h, é apresentado Episódio I: Uenda-congembo (morrer). O espetáculo trata das tensões étnicas e da busca de identidade cultural, partindo do diálogo criativo com os vissungos – cantos desenvolvidos em práticas sociais como mineração e enterros.
A trama aborda as últimas horas da vida de uma pessoa, momento no qual ela pode ser tudo o que não sabe. Se é negra, pode experimentar ser branca; se não é negra nem branca, pode experimentar ser um pardal. Se é jovem, pode experimentar ser velha; se não é jovem nem velha, pode experimentar ser uma raiz. Sendo homem, pode virar mulher; não sendo homem nem mulher, pode experimentar ser uma criança. Quando um canto antigo se tornar o seu único meio de lembrar sua história, será necessário, então, que ela busque estar acordada também dentro dos seus sonhos.
No dia 23 (sábado), também às 21h, é a vez de Episódio III: Banzo e os Filhos dos Antigos. Tendo no elenco Bruna Carmo, Giovanna Monteiro, Hideo Kushiyama, Inessa Silva, Márcio Ribeiro, Prih Roque e Rita Teles, o espetáculo entrecruza histórias etnoficcionais de textos escritos por Conceição Evaristo, Gilberto Freyre, Joaquim Nabuco e Luís Antônio de Oliveira Mendes, entre outros, tendo o mar – a Kalunga Grande – como um território perigoso que as separa.
Na apresentação, essas histórias se desenvolvem por meio de personagens como uma menina com reminiscências de lugares e pessoas que ignora de onde venham, e outra que segue, obstinada, um caminho de volta aos ancestrais. Uma ama de leite que devaneia alimentando saudades e um velho caçador cego buscando um pássaro que pode lhe dizer quem de fato ele é. Seguindo os passos destas figuras vai o espírito de um grande boi que a todos assombra com sua presença antiga.
A programação fecha no dia 24 (domingo), às 20h, com A Grande Encruzilhada: Brasil + EUA (de antigos cantos novos poemas), palestra-performance envolvendo reflexões artísticas e sociopolíticas por meio de cantos de tradição, cenas, textos e imagens gerados a partir do encontro com mestres e mestras das tradições sulistas dos EUA e com artistas urbanos da região. A ação é resultado da residência artística realizada durante o mês de julho deste ano no sul dos Estados Unidos, no estado do Alabama, nas históricas cidades de Birmingham, Selma, Marion e Tuskegee (locais de fundamental importância para as lutas do movimento pelos direitos civis do povo preto).
Em cena, misturam-se diários de viagem e impressões da equipe da Plataforma Garimpar em Minas Negras Cantos de Diamante – composta por Jean Rocha, Inessa Silva, Luciano Mendes de Jesus, Rita Teles e Salloma Salomão. Eles abordam o impacto dos encontros dos Vissungos com as Southern Songs em seus locais de origem e as relações humanas mediadas pelas ferramentas artísticas que foram utilizadas. Criando pontes entre as imagens, relatos e reflexões fazem performances e entoam cantos afro-brasileiros e afro-estadunidenses, além de declamar poemas e textos de autores negros do Brasil e Estados Unidos.
SERVIÇO
Projeto Cenas Negras em Encruzilhadas – Áfricas + Américas
PALESTRA
Dia 19 de novembro (terça-feira), às 20h
Teorias e Práticas das Teatralidades Negras
Com Leda Maria Martins
Sala Multiúso (Piso 2)
Capacidade: 100 lugares
Duração: 120 minutos
Classificação indicativa: livre
ESPETÁCULOS
Dia 22 de novembro (sexta-feira), 21h
Episódio I: Uenda-congembo (morrer)
De Ponte Elemento Per
Sala Multiúso (Piso 2)
Capacidade: 70 lugares
Duração: 75 minutos
Classificação indicativa: 14 anos
FICHA TÉCNICA:
Atuação, direção, dramaturgismo e concepção sonoro-musical: Luciano Mendes de Jesus
Iluminação: André Mutton
Operação de luz: Serafim Mariano Asiram
Fontes textuais: Auguste de Saint-Hilaire, Aires da Mata Machado Filho e José Craveirinha
Orientação artística: Pedro Pires
Orientação teórica: Sônia Queiróz
Produção: Luciano Mendes de Jesus e Rita Teles
Dia 23 de novembro (sábado), às 21h
Episódio III: Banzo e os Filhos dos Antigos
De Ponte Elemento Per
Sala Multiúso (Piso 2)
Capacidade: 70 lugares
Duração: 100 minutos
Classificação indicativa: 14 anos
FICHA TÉCNICA
Direção cênico-musical, dramaturgismo e músico de cena: Luciano Mendes de Jesus
Elenco: Bruna Carmo, Giovanna Monteiro, Hideo Kushiyama, Inessa Silva, Márcio Ribeiro, Prih Roque e Rita Teles
Fontes textuais: Conceição Evaristo, Gilberto Freyre, Joaquim Nabuco, Luís Antônio de Oliveira Mendes, atrizes e atores
Iluminação: André Mutton
Figurinos: Patrícia Arendt
Costureira: Maria do Rosário Santos
Máscaras: Fellipe Brum e Murilo de Paula
Cenário (cama-de-vento): Lumumba
Operação de luz: Serafim Mariano Asiram
Produção: Luciano Mendes de Jesus e Rita Teles
Dia 24 de novembro (domingo), 20h
A Grande Encruzilhada: Brasil + EUA (de antigos cantos novos poemas)
De Ponte Elemento Per
Sala Multiúso (Piso 2)
Capacidade: 70 lugares
Duração: 80 minutos
Classificação indicativa: livre
FICHA TÉCNICA
Direção: Luciano Mendes de Jesus
Elenco: Jean Rocha, Inessa Silva, Luciano Mendes de Jesus, Rita Teles e Salloma Salomão
Textos: Gayl Jones, Ashley M. Jones, Tony Morrison e elenco
Operação de vídeo e som: Bruna Carmo
Operação de luz: Serafim Mariano Asiram
Fotos e vídeos: Tony M. Bingham e elenco
Tradução de depoimentos: Eduardo Araújo
Legendas: Teresa Teles
Edição de vídeo: Luciano Mendes de Jesus e Camila Bronizeski
Entrada gratuita
Distribuição de ingressos:
Público preferencial: 1 hora antes do espetáculo (com direito a um acompanhante)
Público não preferencial: 1 hora antes do espetáculo (um ingresso por pessoa)
Estacionamento: Entrada pela Rua Leôncio de Carvalho, 108
Se o visitante carimbar o tíquete na recepção do Itaú Cultural:
3 horas: R$ 7; 4 horas: R$ 9; 5 a 12 horas: R$ 10.
Com manobrista e seguro, gratuito para bicicletas.
Itaú Cultural
Avenida Paulista, 149, Estação Brigadeiro do Metrô
Fones: 11. 2168-1776/1777
Acesso para pessoas com deficiência