Medicina da USP vai adotar cotas raciais e aderir ao Enem pela 1ª vez na história

Das 175 vagas de graduação para 2018, 125 serão oferecidas pela Fuvest e 50 serão selecionadas pelo Enem via Sisu (28,6%); destas, 15 serão para alunos de escola pública pretos, pardos e indígenas.

Pela primeira vez em mais de 100 anos de história, a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) vai aplicar uma política de cotas raciais para os ingressantes no curso de graduação em medicina mais prestigiado do país.

Nesta sexta-feira (30), a Congregação da faculdade (órgão máximo de decisão da FMUSP) aprovou a adesão parcial ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que usa a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para selecionar estudantes. A informação foi confirmada ao G1 na manhã deste sábado (1º) pelo diretor da FMUSP, professor José Otávio Costa Auler Júnior.

Segundo ele, 50 das 175 vagas de medicina em 2018 serão selecionadas via Sisu/Enem, e 125 continuarão oferecidas pela Fuvest. “Quem trouxe a proposta foi o Conselho de Graduação. É uma proposta bem completa. Foi aprovada sem modificação. Foi uma votação bem expressiva”, afirmou ele. Ainda de acordo com o diretor, os demais cursos da faculdade (fonoaudiologia, fisioterapia e terapia ocupacional) também terão uma parte das vagas destinadas ao Sisu.

Todos os anos, a faculdade, localizada nas Clínicas, Zona Oeste de São Paulo, abre 175 vagas para novos calouros de medicina. Segundo nota publicada pelo Centro Acadêmico Oswaldo Cruz (Caoc), a maioria dos membros presentes na reunião desta sexta aprovou dividir essas 175 vagas em 2018 da seguinte forma:

  • Fuvest: 125 vagas (ou 71,4% do total) seguem destinadas ao vestibular tradicional da Fuvest, que já aplica uma política de bônus progressiva aos estudantes de escola pública, incluindo bônus adicional a estudantes que se autodeclarem pretos, pardos e indígenas (PPI)
  • Sisu: 50 vagas (ou 28,6%) serão oferecidas pelo Sisu 2018 aos estudantes inscritos no Enem 2017; dessas 50 vagas, 10 serão reservadas para candidatos de ampla concorrência, 25 para candidatos que tenham feito o ensino médio em escola pública, e 15 vagas para candidatos da rede pública que se autodeclarem pretos, pardos e indígenas.

Isso quer dizer que, pela primeira na vez na história, a Faculdade de Medicina da USP terá uma política específica de cota racial. No total, 8,6% de todas as vagas para novos alunos em 2018 será reservada para pretos, pardos e indígenas.

No curso de fisioterapia, 22 vagas seguirão na Fuvest, e três serão destinadas, pelo Sisu, a estudantes de escola pública PPI. Das 25 vagas do curso de fonoaudiologia, cinco vão ser destinadas ao Sisu (três para estudantes de escola pública, e duas para estudantes de escola pública que se autodeclarem pretos, pardos e indígenas). Já no curso de terapia ocupacional, o total também será de 25 vagas, e três serão selecionadas pelo Sisu (duas para alunos de escola pública e uma para alunos de escola pública PPI).

Medicina da USP vai adotar cotas raciais e aderir ao Enem pela 1ª vez na história (Foto: Divulgação/Marcos Santos/USP Imagens)

De acordo com José Otávio Auler, o principal motivo da adesão parcial da FMUSP ao Sisu é a tentativa de acelerar o processo de inclusão de estudantes oriundos da escola pública na Universidade de São Paulo. A meta da instituição é ter, em 2018, 50% dos seus calouros vindos da rede pública de ensino médio. Em 2017, esse patamar bateu recorde, mais ainda ficou em 36,9%.

Parece que o Inclusp, pelo que estavam mostrando ontem [na reunião], não estava conseguindo bater a meta. Então a questão é ampliar um pouco as possibilidades para estudantes de outras áreas do país, com o Enem. Com isso talvez a gente consiga bater a meta mais rapidamente e fazer a inclusão, os resgates sociais”, disse o diretor da FMUSP.

Ele disse que o aumento da adesão de mais unidades, e da destinação de mais vagas da USP ao Sisu, é um “processo evolutivo” que acontece progressivamente.

Mas, de acordo com Auler, o vestibular da Fuvest seguirá, em 2018, selecionando a maior parte dos calouros de medicina da faculdade. “A Fuvest vem trabalhando há 40 anos. Na Fuvest não modificou nada, o que modificou foi que, das 175 vagas, 50 foram para o Sisu”, disse ele, lembrando que estudantes de escola pública têm direito a bônus na nota da Fuvest pelo Inclusp.

As faculdades da USP têm autonomia para definir o número de vagas destinadas ao Sisu, e o Conselho Universitário da USP (CO) é responsável por referendar as decisões e definir a tabela geral de vagas do vestibular. A reunião que deve aprovar a tabela de vagas da USP em 2018 está agendada para a próxima terça-feira (4).

Histórico da USP no Enem

Desde 2015, as unidades da universidade possuem autonomia para aderir ou não ao Sisu. No primeiro ano, 85 dos 143 cursos de graduação da USP decidiram aderir ao Enem parcialmente (incluindo a Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, com 10 vagas para alunos de escolas públicas). Os outros 58 decidiram manter 100% das vagas no processo seletivo da Fuvest (incluindo a Faculdade de Medicina de São Paulo).

Depois de um primeiro ano de experiência, o número de vagas da USP destinadas ao Sisu subiu 57%, mas ainda sem a adesão da FMUSP (veja aqui o quadro completo do Sisu 2017). No mesmo período, a quantidade de vagas reservadas para a cota racial cresceu 376%.

Democratização do acesso

Em nota publicada em sua página oficial no Facebook, nesta sexta, o Caoc considerou a decisão uma “vitória extremamente importante, uma vez que representa um primeiro passo para a democratização do acesso à universidade”.

O centro acadêmico disse ainda que “a Faculdade de Medicina é um dos últimos cursos a aderir ao Sisu, mantendo-se um dos mais brancos e elitizados de toda a USP. Esperamos que, com essa vitória, esse panorama se altere e a FMUSP se pinte de povo”.

A entidade estudantil, porém, afirmou que também é favorável à instituição de cotas no vestibular da Fuvest. Hoje, o vestibular tradicional da USP mantém uma política de ação afirmativa baseada apenas no sistema de bonificação, mas não reserva vagas a determinados candidatos.

+ sobre o tema

“A elite intelectual teve de dividir seus privilégios”

Unicamp adota cotas étnicos-raciais e abre caminho para a...

Professores alegam que UFRJ não cumpriu cotas em concurso para professor do IFCS

Cotas na UFRJ Um grupo de professores universitários (de USP,...

USP expulsa aluno pela 1ª vez por fraude no sistema de cotas raciais

A Universidade de São Paulo expulsou pela 1ª vez...

para lembrar

Cotas. Essa conversa não é sobre você Full HD

  Matérias relacionadas: "O perigo...

Posicionamento de Lilia Schwarcz e Maria Helena Pereira Toledo Machado ao projeto PIMESP – USP

Lilia Schwarcz - Professora Titular Departamento de Antropologia Global Professor...

Atriz desmente polêmica sobre cota de negros em ‘Amor à Vida’

Ana Carbatti garante que não foi chamada às pressas...

Demetrio racista aqui só tem cotista! A manifestação do alunos no FLICA

Enviado para o Portal Geledes por - Angela Figueiredo...
spot_imgspot_img

Um país doente de realidade

O Brasil é um país "doente de realidade". A constante negação da verdade me leva a essa conclusão. Enquanto parte dos indivíduos prefere alterar...

USP libera mais de 900 livros para baixar de graça e online

A Universidade de São Paulo (USP) está disponibilizando uma vasta seleção de livros em diversas áreas de estudo, todos acessíveis no site e o melhor: de graça. Esses...

Fuvest divulga datas do vestibular 2025

A Fuvest divulgou nesta segunda-feira (18) o calendário de provas do vestibular 2025, que será realizado no segundo semestre deste ano. Serão mais de 8...
-+=