Médicos negam estado ‘vegetativo’ de Nelson Mandela

Enviado por / FontePor France Presse

JOANESBURGO – O governo sul-africano negou nesta quinta-feira (4/7) que o ex-presidente Nelson Mandela tenha mergulhado em “um estado vegetativo permanente” na semana passada, como indicava um documento judicial de 26 de junho.

” Madiba (Nelson Mandela) se mantém em estado crítico, mas estável. Os médicos negam que o ex-presidente esteja em estado vegetativo”, indica a declaração do governo.

“Uma equipe de médicos, de enfermeiras, e de outros profissionais de saúde está cuidando de Madiba as 24 horas do dia. Confirmamos nosso comunicado anterior divulgado esta tarde após a visita do presidente Jacob Zuma ao hospital”, indica a Presidência, que utiliza a expressão “crítico mas estável” há dez dias para descrever o estado de saúde do herói da luta contra o apartheid, sem divulgar detalhes de natureza médica.

Nesta quinta, a AFP teve acesso a um documento da justiça de 26 de junho, no qual o advogado da família Mandela afirmava que ele havia mergulhado em “um estado vegetativo”.

“Ele está em um estado vegetativo permanente e respira por aparelhos. A expectativa de uma morte iminente está baseada em motivos reais e graves”, estava escrito no documento. “Os médicos aconselharam a família Mandela a desligar o aparelho que o mantém artificialmente vivo. Para não prolongar o seu sofrimento, a família Mandela considera esta opção como altamente provável”, acrescentou o seu autor, o advogado David Smith.

O documento, que não era para ser divulgado, foi redigido para embasar uma queixa apresentada por parte da família para obter o devolução dos corpos de filhos de Nelson Mandela para a aldeia de Qunu (sul), onde Nelson Mandela deseja ser enterrado.

Leia também:

Na terra natal de Mandela, falar de morte é tabu

África do Sul lança campanha nacional em homenagem a Mandela

‘É a vontade de Deus’, diz ex-mulher sobre o estado de saúde de Mandela

 

 

+ sobre o tema

Walter Firmo

Walter Firmo Guimarães da Silva (Rio de Janeiro RJ...

Estado de saúde de Mandela está muito melhor, de acordo com médicos

Joanesburgo - O ex-presidente sul-africano Nelson Mandela está "muito...

Sailor Moon negra

Ontem teve um post sobre as princesas Disney idosas,...

para lembrar

PARÁ: Feira Cultural Preta do Estado do Pará realiza sua primeira edição

Fonte: Agência Pará de Notícias - Artesanato, estética,...

Michelle Obama surpreende com vestido vermelho na festa da posse

Vermelho rubi foi a resposta para todas as perguntas...

Pesquisa atesta que mulheres quilombolas são mais hipertensas

Estudo da Faculdade de Nutrição aponta riscos de saúde...
spot_imgspot_img

Mostra sobre Lélia Gonzalez vê negros e indígenas como centro da cultura nacional

As escolas de samba do Rio, os blocos afro da Bahia, as congadas de Minas Gerais, as comemorações da Semana Santa e do Natal. O que todas essas celebrações têm...

Gilberto Gil afirma que não se aposentará totalmente dos palcos: “continuo querendo eventualmente cantar”

No fim de junho, saiu a notícia de que Gilberto Gil estava planejando sua aposentadoria dos palcos. Segundo o Estadão, como confirmado pela assessoria do...

Aos 105, Ogã mais velho do Brasil, que ajudou a fundar 50 terreiros só no Rio, ganha filme e exposição sobre sua vida

Luiz Angelo da Silva é vascaíno e salgueirense. No mês passado, ele esteve pela primeira vez no estádio de São Januário, em São Cristóvão,...
-+=