Medo

Eles, os terroristas, estão nos vencendo!

Por Sueli Carneiro

O crescimento do racismo, da xenofobia e da intolerância religiosa é sem dúvida a primeira conseqüência dos atentados a Nova York e a Washington. Eles contam com isso por ser fonte de toda sorte de turbulências.

Já começou com os muçulmanos. Ameaça avançar sobre os árabes em geral, e gradualmente atingir a todos os não considerados suficientemente ocidentais, na cor ou nas crenças. Um brasileiro confundido com árabe é brutalmente espancado por jovens norte-americanos. Um detalhe trágico a mais: a maioria dos agressores são afro-americanos.

Enredaram os EUA numa cilada inescapável como denominam alguns analistas: obrigando-o a operar nos termos por eles definidos. Á guerra América, conclamam os que não tem nada a perder! Arrastar a maior potência do mundo para um conflito militar de conseqüências imprevisíveis é, sem dúvida, um grande feito dos terroristas.

Apostam que a crise por eles desencadeada, venha a abalar a maior economia do mundo; provocar a desordem econômica e recessão mundial; levantar e unificar o mundo muçulmano em torno da jihad e desestabilizar governos árabes pró-ocidente.

Sabem da necessidade pós-atentado, de aperfeiçoamento da segurança interna nos EUA, o que já se desdobra em limitação das liberdades civis, em restrição da liberdade de ir e vir, no aumento do controle e vigilância do indivíduo pelo Estado que, se aceitas sob o impacto do medo pelo horror vivido, podem ser novas fontes de conflitos sociais no médio prazo. Levar um país considerado o paradigma das liberdades civis a limitá-las, é outro grande sucesso dos terroristas.

Eles estão nos vencendo. Não porque foram capazes de matar milhares de inocentes o que é a simples expressão de sua indigência humana. Nem pela destruição de símbolos do poder econômico e militar da América. Ela pode reconstruí-los. Mas talvez, o bem maior que esteja sendo atingido seja o próprio “espírito” da América aquilo de melhor que ela ofertou ao mundo: um apreço inigualável pelas liberdades democráticas. Legislações draconiana estão sendo aprovadas: Quem diria? Pena de morte instituída em NY; liberada a prática de “racial profiling”, que permite que policiais parem e interroguem suspeitos baseados apenas em seu aspecto físico, caminho aberto para a instituição do ódio racial em política de Estado. De volta aos tempos do Jim Crow, á legitimação do racismo, o pecado original da América como nomina o filósofo Appiah? Pilotos americanos pedem ao Congresso a aprovação de leis que lhes permitam a utilização de armas nos vôos. Rumo à militarização do cotidiano? Se pode nos EUA imagine, com nossa tendência à imitação, o que pode ocorrer em nossas “repúblicas das bananas” ?

O compreensível, porém nem por isso menos espantoso, consenso da sociedade norte-americana pela retaliação militar aos atentados, pode conduzir, á reedição de uma nova modalidade de macartismo para as poucas vozes dissonantes, e à redução do espaço da análise crítica em prol do consenso necessário para a guerra.

Assim sendo, o que a tragédia provocada pelo terror coloca como desafio, é mais do que reconstrução de símbolos de poder, ou a construção de um Estado policial inviolável. É a reapropriação dos valores fundamentais que tornaram os EUA a grande nação que é. A inviolabilidade da nação americana será proporcional à sua capacidade de usar o seu extraordinário poder e a sua liderança mundial, para extirpar do mundo os fatores que alimentam o ódio contra si e a seus cidadãos. E ser capaz, de atuar decididamente, sobre as causas que instabilizam o mundo contemporâneo, sendo o agente fundamental na construção de um mundo mais justo, mais generoso e solidário em que todos possamos nos sentir “em casa” como sonhava Hannah Arendt. Esse é o sentido único da luta do bem contra o mal e da justiça infinita. Essa é a fórmula mágica de assegurar aos EUA e ao mundo a paz e uma liberdade duradoura que todos almejamos.
Queremos os terroristas, emissários da morte e da destruição, presos, julgados e condenados, como exemplo da diferença entre civilização e barbárie para as gerações vindouras. E também peremptoriamente não queremos a guerra. E sim paz! Esse é o desejo da opinião pública em nível mundial.

Uma voz isolada Barbara Lee, a deputada negra da Califórnia insiste: “alguns de nós precisamos mostrar controle, moderação. Estou convencida de que a ação militar não irá prevenir atos futuros de terrorismo internacional contra os EUA.”

Contra o terror, uma nefasta escalada militar sobre povos e nações poderá ser realizada até que o horror dos escombros, a exposição de outras incontáveis vítimas e da tenebrosa face da irracionalidade humana com toda a violência que pode produzir se manifeste, em toda a sua dramaticidade, para que enfim, o choque pela adesão à barbárie, nos reconduza quiçá, de volta ao território da razão.

Do lado do terror, a ausência de tecnologia competitiva será respondida com a conspurcação da teologia. Ambas, tecnologia e teologia, impulsionadas para a guerra se degradam com os danos previsíveis para o mundo.

O fundamentalismo religioso terrorista está convertendo o mundo á sua imagem e semelhança, tomando em vão o santo nome de Alá, O Misericordioso.

+ sobre o tema

12/05 – Sueli Carneiro e Cuti autografam seus livros na Livraria Martins Fontes

A Selo Negro Edições e a Livraria Martins Fontes...

Epistemicídio

Muitas são as razões que advêm de uma realidade...

A conferência sobre o racismo, por Sueli Carneiro

A ONU decidiu convocar a III Conferência Mundial contra...

Por um tempo mais feminino, por Sueli Carneiro

Aprendemos a administrar a escassez e, como Cristo, temos...

para lembrar

Dona Zica Assis responde ao artigo: “Respeite nosso cabelo crespo”

Carta de Zica Assis - Beleza Natural   Oi Ana Carolina, Meu...

Descolonizar a língua e radicalizar a margem

Uma resenha sobre “Um Exu em Nova York” de...

Rita Bosaho é a primeira mulher negra eleita deputada em Espanha

O resultado das recentes eleições é histórico também porque...

Evento gratuito voltado à literatura afro-brasileira é realizado em Porto Alegre

12ª Festipoa Literária começa nesta segunda-feira (29) e segue...
spot_imgspot_img

Ela me largou

Dia de feira. Feita a pesquisa simbólica de preços, compraria nas bancas costumeiras. Escolhi as raríssimas que tinham mulheres negras trabalhando, depois as de...

“Dispositivo de Racialidade”: O trabalho imensurável de Sueli Carneiro

Sueli Carneiro é um nome que deveria dispensar apresentações. Filósofa e ativista do movimento negro — tendo cofundado o Geledés – Instituto da Mulher Negra,...

Comida mofada e banana de presente: diretora de escola denuncia caso de racismo após colegas pedirem saída dela sem justificativa em MG

Gladys Roberta Silva Evangelista alega ter sido vítima de racismo na escola municipal onde atua como diretora, em Uberaba. Segundo a servidora, ela está...
-+=