Meia-volta, morrer

Como decidir a morte de alguém? Um idoso que está pesquisando a vacina para o coronavírus deve se sacrificar pelos netos?

Por Ligia Bahia, do O Globo

Ligia Bahia (Foto: Gustavo Stephan)

Trocar o ministro da Saúde durante a pandemia do novo coronavírus foi uma manobra arriscada. Abalou o precário equilíbrio entre a Ciência, as evidências sobre a magnitude e gravidade da doença e os adeptos da fé, em si próprios, em seus gestos e palavras, como indicadores de verdade. O recém-empossado titular da pasta — dedicado a estudar a futura saída da quarentena e omisso em relação ao presente aumento exponencial da ocorrência de casos — é funcional aos desejos de passar por cima das advertências sanitárias. Na última domingueira presidencial, desta vez acompanhada por carreatas em diversos estados, ouviu-se um brado de independência — “Nós não queremos negociar nada, queremos ação” — e manifestações contra o Congresso Nacional e o Poder Judiciário. Trata-se de uma emancipação política de araque, já que as conversas entre o núcleo de poder da presidência com parlamentares do Centrão seguem a pleno vapor.

Achatar o significado da palavra liberdade estimula mais gente nas ruas, comércio aberto e torna irrelevante o aumento do número de mortes, que dobra a cada dois dias. A autoridade máxima do país e ministros deram as costas para profissionais de saúde que se desdobram para atender a população.

Quem está na linha de frente da assistência diz nunca ter visto nada igual. A Covid-19 é uma infecção que mata silenciosamente. Pacientes sem queixas respiratórias, que não sentem faltar de ar, diabéticos, pessoas que desmaiaram sem motivo aparente, quando examinados já desenvolveram pneumonia difusa. Os esforços para salvar vidas têm sido orientados pela necessidade de diagnosticar — de preferência na fase inicial da doença e do suporte—, manter ventilação e condições favoráveis à respiração. Serviços básicos de saúde não podem mandar de volta para casa pessoas sem a verificação do nível de oxigênio e precisam acompanhar a evolução de quadros clínicos leves. O atendimento em hospitais e unidades de terapia intensiva requer médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e outros especialistas, equipes completas. Manter doentes com ventilação mecânica implica, além do tubo na traqueia, o uso de sedativos, acessos intravenosos e arteriais, sondas gástricas e vesicais. Para melhorar a função pulmonar, é necessário contar com cinco ou seis profissionais para virar pacientes ligados a respiradores e bombas de infusão de medicamentos. De barriga para baixo e para cima, duas vezes por dia.

A vantagem do tempo, quatro meses após os primeiros registros da epidemia, foi gasta indevidamente com a polarização gripezinha versus alta letalidade. Continuamos com insuficiência de leitos, testes, respiradores, equipamentos de proteção individual e profissionais de saúde. Promessas de elevados investimentos no SUS ainda estão no papel, houve remanejamento do Orçamento e, por enquanto, o Ministério da Saúde empenhou para despesas relativas à Covid-19 apenas R$ 8 bilhões.

Os termos colapso do sistema e seu antônimo, existência de leitos vagos — antes bastante abstratos em função das imprecisões das informações sobre capacidade instalada —, perderam sentido. Unidades básicas de saúde e UPAS estão às voltas com inúmeros atendimentos de sintomáticos respiratórios e dificuldades para transferir pacientes graves. Manaus e Fortaleza não são exceções, unidades de terapia intensiva da rede pública de São Paulo e do Rio estão lotadas. Essa dura realidade sensibiliza a maioria da população, cientistas, quem trabalha na saúde, governadores e prefeitos, aqueles que não admitem escolher quem irá viver, que se indignam com a exposição de critérios para justificar genocídios.

Como decidir pela morte de alguém? Um idoso e ativo cientista que está pesquisando a vacina para o coronavírus deve se sacrificar pelos netos, a seleção deve recair sobre uma mãe cujos filhos ficarão órfãos? Sobre médicos? No Brasil, esses tradicionais questionamentos éticos, sem as devidas mediações científicas e democráticas, costumam ser respondidos com o uso indiscriminado da crueldade. Negros, os indígenas e os pobres foram imolados em nome da pátria e agora convocados para a morte para salvar a economia do pibinho. Existem sugestões alternativas. As redes sociais estão repletas de parâmetros para excluir do atendimento os arautos das aglomerações humanas que necessitarem de cuidados. Outra possibilidade é exigir a assinatura de um termo de responsabilidade pela ressurreição. Caso não ocorram milagres, os defensores da quebra do isolamento social e da subordinação das vidas à economia renunciam aos cargos.

+ sobre o tema

Dissecando a Operação Vingança

A política de olho por olho, dente por dente...

Adaptação às mudanças climáticas para população negra 

A agenda de adaptação às mudanças climáticas ficou em...

Ação da ApexBrasil faz crescer número de empresas lideradas por mulheres nas exportações

Para promover mudança é preciso ação, compromisso e exemplo....

Começa hoje pagamento de R$ 200 da primeira parcela do Pé-de-Meia

A primeira parcela do programa Pé-de-Meia, no valor de...

para lembrar

Novo medicamento contra câncer de colo de útero é maior avanço em 20 anos, dizem cientistas

Cientistas acreditam ter obtido o maior avanço no tratamento...

Eleições americanas: uma reflexão de Judith Butler

Há duas questões que os e as eleitoras da...

“É no trato com os índios que o Brasil se revela”, diz cineasta

Em entrevista a Maria Rita Kehl, diretor do documentário...
spot_imgspot_img

Refletindo sobre a Cidadania em um Estado de Direitos Abusivos

Em um momento em que nos vemos confrontados com atos de violência policial chocantes e sua não punição, como nos recentes casos de abuso...

O homem branco brasileiro de condomínio e o ato simbólico de “descer”

No documentário Um Lugar ao sol (Daniel Mascaro, 2009), sobre moradores de coberturas, temos um clássico exemplo de como a arquitetura brasileira revela a...

A indiferença e a picada do mosquito

Não é preciso ser especialista em saúde para saber que condições sanitárias inadequadas aumentam riscos de proliferação de doenças. A lista de enfermidades que se propagam...
-+=