Menina de 5 anos chora por ter sido chamada de “macaca” por professora

Com dificuldade de identificar quem fez isso com a filha e sem conseguir contato com a diretoria, a mãe foi à escola oito vezes

Uma criança de 5 anos chorou bastante ao contar à mãe que havia sido chamado de macaca por sua professora. Em um vídeo mostrado à polícia, a menina explica como tudo aconteceu. O caso aconteceu na Escola Municipal de Educação Infantil Marechal Osvaldo Cordeiro Faria, no Jardim Eliana, em São Paulo, na última quarta  (24).

“As crianças estavam desenhando assim e depois a tia (me chamou de) ‘macaca’, depois todo mundo ria de mim. Não gosto que ria de mim, porque eu fico chorando. Isso não é coisa de Deus. Os amiguinhos brincam comigo e a tia chama de macaca”, contou ela.

A mãe da criança, Raylaine Martins de Oliveira, de 30 anos, disse que no dia da ofensa, foi buscar a menina na escola. Diferente dos outros dias, ela ficou calada e estava bastante abatida. Segundo a mãe, a filha contou a ela que, após uma atividade, os alunos foram para outra sala, onde estava outra professora. Chegando ao local, a funcionária da instituição de ensino olhou para o desenho da menina e disse que “não era pintura, e sim um rabisco”. Em seguida, a professora chamou a aluna de macaca.

Com dificuldade de identificar quem fez isso com a filha e sem conseguir contato com a diretoria, a mãe foi à escola oito vezes. “Eu olhei para ela e perguntei: “Seja honesta com você. Você acha que é certo falar para uma criança que o desenho dela é um rabisco e compará-la com um animal?”. Ela foi bem fria, não vou dizer arrogante, mas fria. Ela realmente falou que era um rabisco, pediu desculpas, mas em relação ao xingamento, ela desviava o olhar, ela não me respondia nem que sim, nem que não”, contou em entrevista ao jornal Extra.

A mãe disse ainda que, ao conseguir marcar com a vice-diretora e mostrar o vídeo da criança desabafando, ela e uma professora começaram a chorar. Ao anunciar que ia processar a escola, funcionários pediram que ela não seguisse à diante, mas a mãe prestou queixa e fez um Boletim de Ocorrência pela internet, além de fazer uma denúncia junto à Secretaria Municipal de Educação.

A mãe disse não saber o que vai acontecer com a professora em questão, mas garantiu não se importar caso ela seja penalizada pelo que fez. “Eu não sei o que vai acontecer com ela. Mas eu sou mãe. Se depender de mim, ela não trabalha mais na rede pública nem em qualquer instituição de ensino. Se ela fez minha filha passar por esse constrangimento, ela não está no lugar certo”, desabafou.

A Secretaria Municipal de Educação de São Paulo afirmou que vai investigar o caso. Em nota, o órgão se pronunciou sobre o caso. “A Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro apura responsabilidades no episódio e convocou a família para reunião nesta quarta-feira (01/10) a fim de esclarecer os fatos. A Diretoria também se coloca à disposição da Justiça para os esclarecimentos que se fizerem necessários”, diz o comunicado.

Fonte: Correio 24 Horas

+ sobre o tema

Show de Ludmilla no Coachella tem anúncio de Beyoncé e beijo em Brunna Gonçalves; veja como foi

Os fãs de Ludmilla já estavam em polvorosa nas redes sociais...

Geledés faz em Santiago evento paralelo para discutir enfrentamento ao racismo nos ODS

Geledés - Instituto da Mulher Negra realiza, de forma...

Ela me largou

Dia de feira. Feita a pesquisa simbólica de preços,...

As mulheres que se rebelam contra venda de meninas para casamentos no México

Inicialmente, Claudia* não havia pedido dinheiro em troca da...

para lembrar

spot_imgspot_img

Quanto custa a dignidade humana de vítimas em casos de racismo?

Quanto custa a dignidade de uma pessoa? E se essa pessoa for uma mulher jovem? E se for uma mulher idosa com 85 anos...

Progressão escolar amplia desigualdade racial, diz estudo

No começo da escolarização básica, alunos negros e brancos partem de condições desiguais. No final dela, estão ainda mais distantes. É o que indica...

Unicamp abre grupo de trabalho para criar serviço de acolher e tratar sobre denúncias de racismo

A Unicamp abriu um grupo de trabalho que será responsável por criar um serviço para acolher e fazer tratativas institucionais sobre denúncias de racismo. A equipe...
-+=