Michelle Obama entra na campanha contra sequestro de jovens na Nigéria

Primeira-dama dos EUA, Michelle Obama, postou foto nas redes sociais na quarta-feira (7).
Milícia radical islâmica Boko Haram raptou mais de 200 garotas no país.

 

Michelle Obama em sua página no Instagram manda mensagem em apoio às meninas sequestradas na Nigéria (Foto: Reprodução/Instagram)

 

A primeira-dama dos Estados Unidos, Michelle Obama, entrou na campanha internacional “#BringBackOurGirls” (Tragam Nossas Meninas de Volta, em português), pela libertação de mais de 200 garotas sequestradas na Nigéria por integrantes da milícia radical islâmica Boko Haram.

“Nossas orações estão com as meninas nigerianas desaparecidas e suas famílias. É hora de trazer nossas garotas de volta”, publicou a mulher de Barack Obama em seu perfil no Instagram na quarta-feira (7).

Estados Unidos, França, China, Canadá e Reino Unido já anunciaram que estão à disposição do governo nigeriano para encontrar as jovens. Entre as ações oferecidas, estão o envio de analistas e o fornecimento de dados de satélite para que se descubra o local aonde as meninas foram levadas.

A polícia da Nigéria – o país mais populoso da África – ofereceu uma recompensa de 50 milhões de nairas (cerca de US$ 300 mil, ou R$ 669 mil) para quem fornecer informações factíveis sobre o paradeiro das garotas sequestradas.

mapa-nigeria

O porta-voz da polícia local, Frank Mba, convocou “todos os cidadãos patriotas que tenham informação útil” sobre o lugar onde se encontram as estudantes a ligar para algum dos números divulgados. A polícia pretende envolver o público geral “na solução para o atual problema de segurança” no país, disse Mba.

O porta-voz garantiu aos cidadãos que qualquer informação será tratada “de forma anônima e com a máxima confidencialidade”.

As menores foram sequestradas em meados de abril de uma escola em Chibok, no estado de Borno, no norte do país. A polícia anunciou a recompensa um dia após os Estados Unidos terem oferecido ajuda para a Nigéria solucionar o crime.

Grupo extremista

O Boko Haram, que significa na língua local “a educação não islâmica é pecado”, luta desde 2002 para impor a “sharia” (lei islâmica) na Nigéria, país de maioria muçulmana no norte e predominantemente cristã no sul.

Desde que a polícia matou em 2009 o líder do Boko Haram, Mohammed Yousef, os radicais mantêm uma sangrenta campanha que deixou mais de 3 mil mortos.

Com 170 milhões de habitantes integrados em mais de 200 grupos tribais, a Nigéria sofre múltiplas tensões por suas profundas diferenças políticas, religiosas e territoriais.

Fonte: G1

+ sobre o tema

Vancouver 2010: Beleza pura, esquiador-cartola quer mais etíopes nos Jogos

Simpático e de estilo solto, o etíope Robel Zemichael...

Sinfônica Heliópolis se apresenta na Alemanha

A Sinfônica Heliópolis, que reúne 80 jovens músicos do...

Raça e etnia influenciam acesso aos recursos de saúde para tratar infecções

Os afro-americanos e os latinos têm menos acesso a...

TCA recebe espetáculo que mostra tradição do povo negro na Bahia

O Teatro Castro Alves (TCA), em Salvador, recebe...

para lembrar

Januário Garcia: Mulheres Negras em Diáspora de Januário Garcia

17 de novembro 2011 18h 30m visitação até...

Espetáculo de dança EM CASA é atração infantil em fevereiro

O coreógrafo baiano Dejalmir Melo assina a obra infanto-juvenil EM...

Aulas de samba rock

A equipe Samba Rock Na Veia ‘penou’, mas conseguiu reunir informações...
spot_imgspot_img

Juçara Marçal e Rei Lacoste lançam o Amapiano “Sem contrato”

A dupla Juçara Marçal (Rio de Janeiro) e Rei Lacoste (Bahia) lançam nesta sexta-feira (26) o single “Sem Contrato” nas principais plataformas digitais e...

Clara Moneke: ‘Enquanto mulher negra, a gente está o tempo todo querendo se provar’

Há um ano, Clara Moneke ainda estava se acostumando a ser reconhecida nas ruas, após sua estreia em novelas como a espevitada Kate de "Vai na...

Podcast brasileiro apresenta rap da capital da Guiné Equatorial, local que enfrenta 45 anos de ditadura

Imagina fazer rap de crítica social em uma ditadura, em que o mesmo presidente governa há 45 anos? Esse mesmo presidente censura e repreende...
-+=