Milhares de torcedores fazem festa para a seleção sul-africana

O técnico Parreira e mais sete jogadores desfilaram por algumas ruas de Joanesburgo seguidos por 200 mil pessoas. No treino, a seleção ainda recebeu a visita do presidente Jacob Zuma.


Uma quarta-feira em que a paixão pelo futebol produziu uma festa lindíssima. Milhares de torcedores foram pras ruas acompanhar o desfile de integrantes da seleção sul-africana. A gente vê na reportagem de Renato Ribeiro e Edu Bernardes.

 

Eles acordaram cedo para atender a um chamado. A dois dias da Copa, todos foram convidados a participar de uma festa na hora do almoço.

 

Camisa no peito e corneta na mão. Meio-dia na África do Sul. Em todo país, ecoam os sons das vuvuzelas, mas em nenhum outro lugar o barulho é tão grande quanto em frente à concentração da seleção sul-africana. Uma multidão dá uma incrível demonstração de apio aos Bafana-Bafana.

 

Os Bafana-Bafana, os meninos-meninos, apelido do time, transformaram a quarta-feira em um meio feriado. Coreografias nas ruas, cabelos loucos, gente fantasiada. A mesma imagem em todo o país.

 

Até quando a seleção da Holanda passou, foi recebida com festa. Torcedores filmando jogadores e vice-versa.

 

A multidão ficou tão grande que o técnico Parreira cedeu. Em ônibus aberto, ele e mais sete jogadores desfilaram por algumas ruas de Joanesburgo, diante de 200 mil pessoas em êxtase: crianças, adultos, brancos, negros, indianos, turistas. Todos juntos.

 

Uma imagem comum de se ver em conquistas de títulos, mas jamais vista antes de um torneio. É uma mistura de sentimentos: amor à seleção, ao país e um orgulho imenso de receber o mundo.

 

“Duzentas mil pessoas com aquela alegria, com aquele sorriso, com aquela emoção, aquela simpatia toda naturalmente. Gente até chorando de alegria. Mostra que esse país é do futebol também”.

 

Depois, no treino, a seleção ainda recebeu a visita do presidente Jacob Zuma. Um dia e tanto no país do Mundial.

 

Nesta quarta, nas ruas, surgiu quem promete ser o craque dessa Copa: o povo sul-africano.

 

 

Fonte: G1

+ sobre o tema

Mostra em São Paulo celebra produção de cineastas negros no Brasil

Uma seleção de filmes brasileiros realizados por cineastas negros...

O dia em que os deputados brasileiros se negaram a abolir a escravidão

Se dependesse da vontade política de alguns poucos, o...

para lembrar

Mostra em São Paulo celebra produção de cineastas negros no Brasil

Uma seleção de filmes brasileiros realizados por cineastas negros...

O dia em que os deputados brasileiros se negaram a abolir a escravidão

Se dependesse da vontade política de alguns poucos, o...
spot_imgspot_img

“Malês”, de Antonio Pitanga, tem sessão especial no Palácio da Alvorada neste sábado, com presença do elenco e ministros

Neste sábado, 6 de setembro, o Palácio da Alvorada recebe uma sessão especial de “Malês”, filme dirigido por Antonio Pitanga que retrata a Revolta dos...

Feira do Livro Periférico 2025 acontece no Sesc Consolação com programação gratuita e diversa

A literatura das bordas e favelas toma o centro da cidade. De 03 a 07 de setembro de 2025, o Sesc Consolação recebe a Feira do Livro Periférico,...

Mostra em São Paulo celebra produção de cineastas negros no Brasil

Uma seleção de filmes brasileiros realizados por cineastas negros ou que tenham protagonistas negros é a proposta da OJU-Roda Sesc de Cinemas Negros, que chega...