Há 15 anos, Williams, o único negro, fez história no rúgbi

Em 1995, o então presidente da África do Sul Nelson Mandela usou a Copa do Mundo de rúgbi, realizada no país, para evitar uma guerra civil e dar os primeiros passos da unificação racial depois da queda do apartheid. A fim de ganhar a confiança dos brancos e extinguir a chama da vingança dos negros, Mandela conseguiu fazer com que todos torcessem juntos pelo Springboks, a seleção nacional da modalidade, idolatrada por brancos e odiada pelos negros. A história foi contada no livro Conquistando o Inimigo, do jornalista inglês John Carling, e no filme Invictus, de Clint Eastwood.

 

Na época, o lateral Chester Williams estava em situação semelhante à de Matthew Booth hoje: ele era o único jogador negro dos Boks ? o segundo a conseguir tal façanha, depois de Errol Tobias. Hoje embaixador de uma marca de produtos médicos e morando na Cidade do Cabo, Williams, de 40 anos, concedeu a seguinte entrevista ao Estado:

O senhor gosta de futebol?

Eu sou um ávido torcedor de futebol. Meu time é o Manchester United, da Inglaterra. Também torço pelos Bafanas, mas acho que Inglaterra e Espanha farão a final da Copa.

 

Chegou a jogar futebol?

Só rúgbi. Porque o futebol não era praticado na minha escola. De vez em quando jogávamos futebol na rua, mas joguei muito mais rúgbi.


O que está achando da Copa do Mundo na África do Sul?

É uma oportunidade incrível para a África do Sul se unir como nós fizemos em 1995. Somos tão apaixonados por esse esporte que tenho certeza de que algo muito grande vai mudar por aqui. Para melhor.

 

O que representou ser o único jogador negro dos Springboks na campanha vitoriosa do mundial de 1995?

Foi inesquecível. E agora é a hora de os brancos empurrarem a seleção de futebol como os negros fizeram com os Boks naquela época.


Se pudesse mandar um recado para o Matthew Booth, o que diria?

Faça-nos sentir orgulhosos. Você chegou aí por causa da sua habilidade, do seu talento e do seu trabalho duro. Continue defendendo bem o seu país. / C.C.C.

 

 

Fonte: Estadão

+ sobre o tema

Angolano morto a tiro no Brasil, à frente da filha de três anos

Walter Etna Duvall (na foto), angolano residente no Brasil...

Felwine Sarr na luta pela representação de África

Os africanos devem dominar a narrativa sobre si próprios...

África exige da Europa restituição de tesouros roubados

Na França, há entre 4.500 e 6.000 objetos que...

para lembrar

Círculo Áfricas: contribuições de intelectuais e artistas africanos no Brasil

O Projeto Círculos Áfricas tem como objetivo organizar...

Com filme novo, Spike Lee fala de seu jeito de fazer cinema

"Cara, se você não pode apostar em si mesmo,...

Leões africanos estão na mira dos traficantes de animais

Máfias asiáticas estão trocando a caça ao rinoceronte, que...

Espanhóis exaltam ‘renascer’ de Ronaldinho no Atlético-MG

  Um dos principais jornais esportivos da Catalunha, o Sport...
spot_imgspot_img

Aos ‘parças’, tudo

Daniel Alves da Silva, 40 anos, 126 partidas pela Seleção Brasileira, 42 títulos, duas vezes campeão da Copa América e da Copa das Confederações,...

Mbappé comunica ao PSG que vai sair do clube ao fim do contrato

Mbappé comunicou à diretoria do Paris Saint-Germain que vai deixar o clube ao fim do contrato, o qual se encerra em junho. A informação foi dada...

Costa do Marfim venceu o CAN 2024

Já é conhecido o vencedor da 34ª edição do Campeonato Africano das Nações de futebol: a Costa do Marfim. Primeira parte: vantagem Nigéria A selecção nigeriana, que tinha...
-+=