Costa do Marfim venceu o CAN 2024

Enviado por / FonteRFI, por Marco Martins

A Costa do Marfim sagrou-se Campeã Africana, ao vencer na final a Nigéria por 2-1 no Estádio Olímpico de Ebimpé em Abidjan, a capital económica marfinense.

Já é conhecido o vencedor da 34ª edição do Campeonato Africano das Nações de futebol: a Costa do Marfim.

Primeira parte: vantagem Nigéria

A selecção nigeriana, que tinha vencido na fase de grupos por 1-0 a Costa do Marfim, voltou a apostar no mesmo onze inicial para tentar repetir a história.

E foi quase o que aconteceu. Os marfinenses pressionaram nos primeiros minutos, tiveram as melhores oportunidades, mas não conseguiram abrir o marcador.

Quem marcou em primeiro foi a Nigéria. No primeiro remate à baliza, os nigerianos marcaram. Num canto, após um primeiro ressalto, foi a vez do capitão dos ‘Super Eagles’, William Troost-Ekong, cabecear para o fundo da baliza do guarda-redes martinense, Yahia Fofana.

No intervalo, e contra as estatísticas, a Nigéria estava na frente.

William Troost-Ekong (centro), defesa nigeriano. © AFP / ISSOUF SANOGO

Segunda parte: a reviravolta

Os marfinenses estiveram a perder frente ao Senegal nos oitavos, antes de venceram por 5-4 na marcação das grandes penalidades após o empate a uma bola, e também estiveram a perder perante o Mali nos quartos, antes de vencer por 2-1 no prolongamento. Isto significa que a equipa da casa nunca desiste.

É preciso também lembrar que os ‘Elefantes’ estiveram perto de serem eliminados na fase de grupos. Os marfinenses terminaram com três pontos no terceiro lugar no Grupo A, apurando-se para os oitavos devido ao facto que foram um dos quatro melhores terceiros em seis grupos. Na fase de grupos, a Costa do Marfim tinha perdido por 1-0 frente à Nigéria e por 4-0 perante  Guiné Equatorial.

Aliás, o percurso dos marfinenses foi caótico, visto que após a fase de grupos, o seleccionador francês Jean-Louis Gasset, deixou o cargo, substituído pelo adjunto martinense Emerse Faé. No entanto, a Federação Martinense tentou obter o empréstimo de Hervé Renard, que tinha vencido o CAN em 2015 e que é actualmente o seleccionador da Selecção Feminina francesa de futebol, mas a França decidiu recusar essa proposta. Emerse Faé acabou por ser o obreiro deste ‘milagre’ como dizem os adeptos marfinenses.

Na segunda parte da final, para a qual os marfinenses apuraram-se ao derrotar a RDC por 1-0 com um golo de Sébastien Haller, a Costa do Marfim continuou a atacar até conseguir marcar.

A defesa nigeriana, com cinco elementos, cedeu uma primeira vez aos 62 minutos com um golo de cabeça de Franck Kessié, após um canto. Um golo muito semelhante ao tento apontado pelos nigerianos.

O encontro estava empatado a uma bola e a Nigéria, comandada pelo português José Peseiro, não conseguia sair do seu meio campo.

Sob a pressão, a defesa nigeriana vai sofrer um segundo tento apontado pelo avançado Sébastien Haller que colocou a bola no fundo da baliza de Stanley Nwabali.

Sébastien Haller acabou por ser o herói dos dois últimos encontros da Costa do Marfim.

Sébastien Haller (direita), avançado marfinense. © AP / Themba Hadebe

Os ‘Elefantes’ venceram pela terceira vez a prova após 1992 e 2015, juntando-se à Nigéria que continuou com três troféus, no entanto os nigerianos já perderam cinco finais. 

Os marfinenses sucedem aos senegalesas que tinham vencido em 2022 o Egipto por 4-2 na marcação das grandes penalidades após o empate sem golos no fim do tempo regulamentar e do prolongamento. De notar que o Egipto era comandado, na altura, pelo português Carlos Queiroz, e que este ano a Nigéria foi dirigida pelo técnico luso José Peseiro, no entanto os dois treinadores lusófonos foram derrotados.

De referir ainda que a África do Sul terminou no terceiro lugar após ter derrotado a República Democrática do Congo por 6-5 na marcação das grandes penalidades, visto que as duas equipas empataram sem golos no fim do tempo regulamentar e do prolongamento.

+ sobre o tema

Mano Brown responde a Lobão

Lançando o livro Manifesto do Nada na Terra do...

Mulher nigeriana lança rede de TV de entretenimento

Uma mulher que pode ser considerada a Oprah Winfrey africana...

Representação de negros nos quadrinhos segue estereótipos, revela pesquisa

Existe estereotipização na forma como os negros são retratados...

‘No Brasil, o preconceito aparece como um vírus’, declara Taís Araújo para revista

O jornalista Lauro Jardim escreveu há uma semana na Veja que a Fifa teria preterido Camila...

para lembrar

Angelina Jolie pede que líderes africanos combatam violência contra as mulheres

A atriz Angelina Jolie pediu nesta sexta-feira que os...

As Brincadeiras Africanas de Weza

Ao longo de nossa experiência com crianças e adultos...

Da elite branca ao rei negro

Há 120 anos aportava no Brasil a sua primeira...

Cristiano Ronaldo recorda Mandela e apela à luta contra o racismo

EX-PRESIDENTE SUL-AFRICANO MORREU HÁ UM ANO Nelson Mandela faleceu há...
spot_imgspot_img

Arte para manter viva a memória do colonialismo alemão

Espectadores se concentram em torno das obras de Cheryl McIntosh na Casa Ernst Moritz Arndt, uma sucursal do Museu Municipal de Bonn. Quem quer...

Aos ‘parças’, tudo

Daniel Alves da Silva, 40 anos, 126 partidas pela Seleção Brasileira, 42 títulos, duas vezes campeão da Copa América e da Copa das Confederações,...

Mbappé comunica ao PSG que vai sair do clube ao fim do contrato

Mbappé comunicou à diretoria do Paris Saint-Germain que vai deixar o clube ao fim do contrato, o qual se encerra em junho. A informação foi dada...
-+=