Mulher nigeriana lança rede de TV de entretenimento

Uma mulher que pode ser considerada a Oprah Winfrey africana está lançando uma rede de entretenimento que será transmitida em quase todos os países africanos com programas mostrando sua crescente classe média. Mosunmola “Mo” Abudu quer que a TV EbonyLife inspire os africanos e o resto do mundo, a mudar a forma como os telespectadores percebem o continente.

“Nem toda mulher africana tem uma pilha de madeira na cabeça e um bebê amarrado nas costas!” Diz Abudu, 48,  à Associated Press na da cobertura de um hotel em um cenário de arranha-céus cercado por palmeiras e amendoeiras.

“Nós assistimos Hollywood, como se toda a América é Hollywood”, disse ela. “Nesse mesmo sentido, precisamos começar a vender as partes boas da África.”

Meses de trabalho para fornecer conteúdo original inclui o programa carro-chefe “Sistaz!” Sobre duas irmãs greco-nigerianos e um amigo nigeriano de origem britânica que dá entrada no Eko Hotel para suas férias e redescobre a paixão pela vibrante cidade de Lagos .

“Isso ajuda a mostrar que você pode ir para a África para um feriado, você pode ir para a Nigéria em férias, você pode ir a Lagos”, Abudu disse sobre a capital financeira da Nigéria  que era muito criticada, mas que está muito melhor, depois da transição da ditadura militar para o regime civil em 1999.

Os personagens são tão cosmopolita como Abudu, uma mulher alta e elegante, com as maçãs do rosto esculpidas. Ela nasceu em Londres, veio a Nigéria, quando ela era uma criança e voltou à Grã-Bretanha depois que seu pai morreu quando ela tinha 12 anos. Ela voltou a se estabelecer quando ela se casou com um nigeriano de 28 anos.

Uma vez que seus filhos eram adolescentes, Abudu, uma ex-executivo da gigante do petróleo Exxon-Mobil, abandonou uma carreira de 20 anos em recursos humanos, em 2006, para se tornar uma  apresentadora autodidata televisão.  “Momentos com Mo” se tornou o primeiro programa de talk show diário na TV regional africana e também vai ao ar na Grã-Bretanha em um canal de TV Sky.

Ela entrevistou celebridades de Hillary Rodham Clinton, ex-presidentes como FW de Klerk da África do Sul e de Gana, John Kufuor, ex-Inglaterra de futebol capitão Rio Ferdinand,  o músico americano R. Kelly e ícone da moda Diane Von Furstenberg.

Um momento de mudança de planos para Abudu veio  quando ela estava de pé no Marble Arch em Londres, e decidiu, por capricho, para perguntou às pessoas o que apareciam em suas mentes quando eles ouviram a palavra “África”.

As respostas variaram de Robert Mugabe, ditador do Zimbábue governante de 33 anos, a instituição de caridade britânica Oxfam e da fome para bebês com moscas em seus rostos. “A melhor coisa que eu ouvi foi ‘sol'”, disse  Abudu horrorizada.

Anos mais tarde, ela se prepara para transformar essa visão do chamado “continente negro” – apresentando seus super-talentosos jovens empresários, cenas fabulosas  de arte,  autores provocantes e músicos.

Seu primeiro programa discute por que mais e mais mulheres nigerianas estão fazendo branqueamento suas peles e se os homens preferem as mulheres negras de pele mais clara. Assim, a rede não irá ignorar alguns dos lados mais sombrios da realidade da África, embora Abudu promete “uma realidade diferente.”

Ele contará com um filme especialmente encomendado, “Novos Horizontes”, do premiado cineasta Tope Oshin Ogun que descobre a situação das mulheres em todo o continente submetidas a violência doméstica, um crime comum que muitas vezes não é tratado pela mídia.

A TV contará também com a radialista Oreka Godis que  protagoniza “Love Lounge”, onde ela vai fazer  perguntas atrevidas pela o qual ela é conhecida por sexólogos a e psicoterapeutas.

Embora os filmes de Nollywood também são conhecidos por muitas vezes de má qualidade, segundo a empresária isso isso está melhorando. Abudu visa a mais alta qualidade em uma rede que espera que venha a ser transmitida além da África para os milhões na diáspora.

“”Tudo o que você acha que sabe sobre a África está prestes a mudar, “Abudu afirma.

 

 

 

+ sobre o tema

AfroTranscendence recebe mostra de filmes do Festival de Cinema Africano do Vale do Silício

Em parceria com o SVAFF, Afrotranscendence terá exibição de...

Consciência Negra programação Minas Gerais 2011

03/11 Palestra – A RIQUEZA DA DIVERSIDADE NA EXPERIÊNCIA DO...

para lembrar

Outro olhar: Gisele Bündchen – Poderosas do Brasil – Episódio Salvador

Gisele Bündchen e a C&A viajaram pelo país para...

Após 75 anos, polícia libera bens que contam origem do candomblé no Rio 

Um conjunto de oito anéis pode ajudar a reconstituir...

Cientista publica primeiro genoma de homem negro

Esta semana está sendo especial para os negros não...
spot_imgspot_img

Podcast brasileiro apresenta rap da capital da Guiné Equatorial, local que enfrenta 45 anos de ditadura

Imagina fazer rap de crítica social em uma ditadura, em que o mesmo presidente governa há 45 anos? Esse mesmo presidente censura e repreende...

Juçara Marçal e Rei Lacoste lançam o Amapiano “Sem contrato”

A dupla Juçara Marçal (Rio de Janeiro) e Rei Lacoste (Bahia) lançam nesta sexta-feira (26) o single “Sem Contrato” nas principais plataformas digitais e...

Mulheres sambistas lançam livro-disco infantil com protagonista negra

Uma menina de 4 anos, chamada de Flor de Maria, que vive aventuras mágicas embaixo da mesa da roda de samba, e descobre um...
-+=