Milton Nascimento: “Quando vou compor, não gosto de silêncio”

 

Com DVD e CD ao vivo, cantor faz uma retrospectiva dos 50 anos de carreira; leia entrevista

Disposto a relembrar trechos de seus 50 anos de carreira, ainda que não goste muito “desse negócio de idade”, o cantor Milton Nascimento, 70, conversou sobre o repertório do lançamento “Milton Nascimento – Uma Travessia”, que chega em formato de DVD e CD duplo.

A gravação ao vivo faz um apanhado das 23 músicas mais simbólicas do cantor e compositor carioca criado em Três Pontas, sul de Minas Gerais, conhecido pelo disco “Clube da Esquina” e músicas como “Coração de Estudante”, “Maria, Maria” e “Canção da América”. “Quando vou compor, tenho uma maneira diferente dos meus amigos compositores. Não gosto de ficar sozinho, não gosto de silêncio”, disse ao iG .

Até que “Uma Travessia” fosse gravado, Milton e sua banda fizeram shows em mais de 100 cidades, em processo que durou quase dois anos, até fechar o repertório em 23 canções. O segredo para manter a inspiração saiu do contato com diversas pessoas. “Em época de férias, o pessoal vem e fica aquela bagunça lá em casa. Começo a compor, alguns vêm me ajudar, mas não tem uma coisa muito especial, quer dizer, tem, né.”

O músico e pianista Wagner Tiso, amigo e parceiro musical mais antigo, participa em “Coração de Estudante”, “Vera Cruz” e “Nos Bailes da Vida”. Foi com Wagner que Milton começou a carreira artística, nos anos 1960.

Clube da Esquina

 

Milton Nascimento:

 

Em 2013, comemora-se também os 40 anos do disco “Clube da Esquina”, que revelou o músico Lô Borges, convidado especial da gravação de “Milton Nascimento – Uma Travessia”. Lô canta com Milton as faixas “Nada Será Como Antes”, “Clube da Esquina 2” e “Para Lennon e McCartney”. Sozinho, Lô interpreta “O Trem Azul”, “Nuvem Cigana” e “Um Girassol da Cor do Seu Cabelo”, assim como fez no disco de 1972.

“É uma dificuldade provar para todo mundo que não existe um clube, é um problema. Vem gente do mundo inteiro para conhecer o ‘clube’ que não existe”, diz, aos risos, relembrando a falta de confiança que a gravadora tinha no disco que, com o tempo, passou a ser valorizado. “(Na época) a crítica caiu de porrada, mas não estávamos nem aí, só queríamos tocar.”

“Canção da América”

Milton Nascimento registra em “Uma Travessia” músicas que não estavam mais no repertório como a emblemática “Morro Velho”, de seu primeiro disco “Travessia”, lançado há 46 anos, cuja faixa-título fecha o DVD.

Músicas simbólicas como “Coração de Estudante” e “Canção da América” estão no repertório revisitado. “Eu nunca pensei que (“Canção da América”) fosse virar aquilo tudo. Um amigo vem visitar, toca a música, um amigo vai embora, toca a música, para receber diploma, para casar, tudo é ‘Canção da América'”, relembra com bom humor sobre a música lançada em 1980.

YouTube video

Fonte: Último Segundo

+ sobre o tema

Mostra em São Paulo celebra produção de cineastas negros no Brasil

Uma seleção de filmes brasileiros realizados por cineastas negros...

O dia em que os deputados brasileiros se negaram a abolir a escravidão

Se dependesse da vontade política de alguns poucos, o...

para lembrar

Mostra em São Paulo celebra produção de cineastas negros no Brasil

Uma seleção de filmes brasileiros realizados por cineastas negros...

O dia em que os deputados brasileiros se negaram a abolir a escravidão

Se dependesse da vontade política de alguns poucos, o...
spot_imgspot_img

Feira do Livro Periférico 2025 acontece no Sesc Consolação com programação gratuita e diversa

A literatura das bordas e favelas toma o centro da cidade. De 03 a 07 de setembro de 2025, o Sesc Consolação recebe a Feira do Livro Periférico,...

Mostra em São Paulo celebra produção de cineastas negros no Brasil

Uma seleção de filmes brasileiros realizados por cineastas negros ou que tenham protagonistas negros é a proposta da OJU-Roda Sesc de Cinemas Negros, que chega...

O dia em que os deputados brasileiros se negaram a abolir a escravidão

Se dependesse da vontade política de alguns poucos, o Brasil teria abolido a escravidão oito anos antes da Lei Áurea, de 13 de maio de...