Ministra Luiza Bairros é paraninfa da turma de Diplomatas 2012-2014

Cerimônia de formatura dos alunos do Instituto Rio Branco será nesta quarta-feira (30/04), às 17h, no auditório Wladimir Murtinho, Palácio do Itamaraty, sob o comando da presidenta Dilma Rousseff

A ministra de Estado Chefe da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República (SEPPIR-PR), Luiza Bairros, será Paraninfa dos concluintes do Curso de Formação de Diplomatas 2012-2014, do Instituto Rio Branco. A cerimônia de formatura será presidida pela presidenta da República, Dilma Rousseff, nesta quarta-feira (30/04), às 17h, no Auditório Wladimir Murtinho, Palácio do Itamaraty, Brasília-DF. O ato faz parte da programação alusiva ao Dia do Diplomata, celebrado em 20 de abril.

Também participam da solenidade o ministro de Estado das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo Machado, membros do Corpo Diplomático acreditado em Brasília, funcionários do Ministério das Relações Exteriores, os formandos e familiares.

“É uma grande honra ser escolhida por vocês para paraninfar a turma Nelson Mandela”, afirmou a ministra agradecendo a deferência.

De acordo com os formandos, diversas são as razões que motivaram a escolha da ministra Luiza Bairros. Na carta-convite que lhe foi entregue, eles afirmam: “Como gestora, acadêmica e ativista, Vossa Excelência demonstra compromisso e profissionalismo exemplares, os quais aspiramos em nossas trajetórias na diplomacia. Ao elegermos Vossa Excelência como Paraninfa de nossa turma, espelhamos em nossos futuros a história de uma vida dedicada a construir uma nação mais justa e igualitária, razão pela qual também optamos por Nelson Mandela como nosso Patrono e nome da turma”.

O Curso de Formação é frequentado pelos diplomatas aprovados no Concurso de Admissão que tiverem sido nomeados para o cargo inicial da Carreira e nele tomado posse. O Curso segue metodologia de curso em nível de Mestrado Profissional em Diplomacia e tem por finalidade dar início à formação dos funcionários nomeados para o cargo inicial da Carreira de Diplomata do Serviço Exterior, bem como avaliar suas aptidões e capacidade durante o estágio probatório de que trata o art. 8º da Lei nº 7.501, de 27 de junho de 1986.

A Carreira de Diplomata
Aprovado no Concurso de Admissão do Instituto Rio Branco (IRBR), o candidato entra para a carreira diplomática como Terceiro-Secretário. Os cargos seguintes na carreira são: Segundo-Secretário, Primeiro-Secretário, Conselheiro, Ministro de Segunda Classe e Ministro de Primeira Classe (Embaixador).

Todos os diplomatas têm de ser aprovados no Concurso de Admissão. O treinamento durante a carreira é intenso e contínuo. Afinal, o diplomata tem de ser capaz, entre outros, de representar bem o Brasil perante a comunidade de nações; colher as informações necessárias à formulação de nossa política externa; participar de reuniões internacionais e, nelas, negociar em nome do Brasil; assistir as missões no exterior de setores do governo e da sociedade; proteger seus compatriotas; e promover a cultura e os valores de nosso povo.

Quem segue a carreira de diplomata é preparado para tratar de uma série de temas, que vão desde paz e segurança, normas de comércio e relações econômicas e financeiras até direitos humanos, meio ambiente, tráfico ilícito de drogas, fluxos migratórios, passando, naturalmente, por tudo que diga respeito ao fortalecimento dos laços de amizade e cooperação do Brasil com seus múltiplos parceiros externos.

O Ministério das Relações Exteriores é o órgão do governo encarregado de auxiliar o Presidente da República na formulação da política externa brasileira, assegurar sua execução e manter relações com governos estrangeiros – dimensão bilateral da diplomacia – e com organismos internacionais – dimensão multilateral.

Dentre as funções principais do Itamaraty, destacam-se as de colher as informações necessárias à formulação e execução da política exterior do Brasil; dar execução às diretrizes de política externa estabelecidas pelo Presidente da República; representar o governo no exterior; negociar e celebrar tratados, acordos e demais atos internacionais; organizar, instruir e participar de missões especiais em conferências e reuniões internacionais; proteger cidadãos brasileiros no exterior; promover os produtos nacionais em outros mercados; e tratar da promoção cultural do Brasil no exterior.

Ação Afirmativa
Desde 2002, o Instituto Rio Branco mantém um Programa de Ação Afirmativa, que consiste na concessão de Bolsa Prêmio de Vocação para a Diplomacia. A iniciativa foi instituída com a finalidade de proporcionar maior igualdade de oportunidades de acesso à carreira de diplomata e de acentuar a diversidade étnica nos quadros do Itamaraty.

Trata-se de iniciativa pioneira e original, que procura investir na capacitação de candidatos afrodescendentes à carreira de diplomata, por meio de concessão de bolsas de estudos, com duração de dez meses, destinadas a custear cursos e aulas preparatórios ao Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata, além da aquisição de livros e material didático. É desenvolvido em parceria com o CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e com a participação da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), da Secretaria de Direitos Humanos e da Fundação Cultural Palmares.

Fonte: Seppir

+ sobre o tema

para lembrar

Ana Paula Xongani estreia no GNT e se torna primeira brasileira com dreads em campanha de cabelos

A influenciadora digital fez os dreads durante uma viagem...

Precisamos reconhecer nossa palmitagem

Muito se tem discutido sobre a solidão da mulher...

Morre em Salvador a líder religiosa Makota Valdina

A educadora, líder religiosa e militante da causa negra,...

Um dia histórico para o Movimento das Mulheres

Ontem foi um dia histórico para o Movimento de...
spot_imgspot_img

Ela me largou

Dia de feira. Feita a pesquisa simbólica de preços, compraria nas bancas costumeiras. Escolhi as raríssimas que tinham mulheres negras trabalhando, depois as de...

“Dispositivo de Racialidade”: O trabalho imensurável de Sueli Carneiro

Sueli Carneiro é um nome que deveria dispensar apresentações. Filósofa e ativista do movimento negro — tendo cofundado o Geledés – Instituto da Mulher Negra,...

Comida mofada e banana de presente: diretora de escola denuncia caso de racismo após colegas pedirem saída dela sem justificativa em MG

Gladys Roberta Silva Evangelista alega ter sido vítima de racismo na escola municipal onde atua como diretora, em Uberaba. Segundo a servidora, ela está...
-+=