Ministro do Chile admite possível violação de direitos humanos na repressão aos protestos

Missão da ONU vai avaliar denúncias de abusos cometidos durante as manifestações. Autoridades confirmam 20 mortos desde o início da onda de protestos no Chile.

No G1

Bandeira do Chile é vista em frente a barricada montada em Santiago durante protesto na segunda-feira (28) — Foto: Matias Delacroix/AP Photo

O ministro da Justiça chileno, Hernán Larraín, admitiu nesta terça-feira (29) possíveis violações de direitos humanos por parte de forças de segurança que atuaram nos protestos no Chile. Ao menos 20 pessoas morreram desde o início da onda de manifestações no país.

Larraín participou de reunião com integrantes do Instituto Nacional de Direitos Humanos (INDH), que acusam policiais de cometerem abusos durante os protestos. “Produziram-se situações que aparentemente parecem ser violações de direitos humanos”, reconheceu o ministro.

“Não queremos que o Chile tenha nenhum atentado ao necessário respeito aos direitos das pessoas. Entendemos a urgência de manter a ordem pública, mas não vamos aceitar que haja violação aos direitos humanos dos chilenos”, acrescentou.

Forças de segurança dispersam manifestantes em protesto em Santiago, no Chile, nesta terça-feira (29) — Foto: Ivan Alvarado/Reuters

O Chile receberá uma missão de integrantes da Organização das Nações Unidas (ONU), liderados por Michelle Bachelet – ex-presidente chilena e atual alta comissária de Direitos Humanos da entidade. A visita estava marcada para esta quarta-feira, mas o grupo adiou a operação.

Números oficiais

Órgãos oficiais do governo chileno confirmaram nesta terça-feira um balanço de mortes, feridos e denúncias de tortura entre 19 e 27 de outubro – período de nove dias em que durou o estado de emergência decretado pelo presidente Sebastián Piñera. Veja os números abaixo.

  • Mortos: 20 – desses, 10 morreram em 21 de outubro
  • Policiais feridos: 745
  • Civis feridos: 473
  • Queixas de mortes praticadas por forças de segurança: 5
  • Queixas de tortura: 54
  • Queixas de violência sexual: 18

As autoridades também divulgaram o número de presos e dados sobre bens danificados.

  • Detidos durante toques de recolher: 2.037
  • Detidos fora de toques de recolher: 7.166
  • Ônibus incendiados: 26
  • Estações de metrô danificadas: 49
  • Veículos policiais danificados: 455

Manifestantes voltam às ruas

Mesmo com o fim do estado de emergência, o anúncio de uma série de medidas e a troca de oito ministros, os protestos continuam pelo Chile nesta terça-feira.

Relatos dos jornais chilenos mostram que a maior parte das manifestações ocorrem de maneira pacífica, mas houve tumulto em algumas áreas fechadas pela polícia.

Santiago amanheceu nesta terça-feira sob escombros de barricadas nas principais avenidas do centro da capital. Apesar da volta da violência nos protestos, o governo descarta, por enquanto, decretar novo estado de emergência.

No início da noite de segunda, um incêndio de grandes proporções atingiu um centro comercial em Santiago, e um hotel nos arredores precisou ser esvaziado. A imprensa chilena atribui o fogo a uma tentativa de saque a lojas e a uma lanchonete no local, mas por enquanto as autoridades não ligaram o incidente aos protestos no Chile.

+ sobre o tema

ONU seleciona jovens de 18 a 35 anos para participar de Escola de Verão em Nova York

    A Aliança das Civilizações das Nações Unidas (UNAOC) e...

Ataque na Somália, o mais letal em uma década, deixa mais de 200 mortos

Um massivo ataque com bombas em uma área movimentada...

O consenso das gentes

Por: Edson Cardoso   Uma empregada doméstica uniformizada...

Já estou preparado para uma vida sem água. E você? – por: Leonardo Sakamoto

Minha mãe disse que, quando acabar a água do...

para lembrar

Povos tradicionais resistem à injustiça

  A expropriação de territórios e ausência do...

Sociologia do medo

  Caso dos motoboys revela PMs com...

Chacina de Acari prescreve sem a identificação dos culpados

Por: ITALO NOGUEIRA 20 anos após sumiço de 11...

Desigualdade regional e xenofobia: a combinação perversa do crescimento capitalista brasileiro

  As manifestações públicas e violentas na forma de agressões...
spot_imgspot_img

Ministério da Igualdade Racial lidera ações do governo brasileiro no Fórum Permanente de Afrodescendentes da ONU

Ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, está na 3a sessão do Fórum Permanente de Afrodescendentes da ONU em Genebra, na Suíça, com três principais missões: avançar nos debates...

Conselho de direitos humanos aciona ONU por aumento de movimentos neonazistas no Brasil

O Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), órgão vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, acionou a ONU (Organização das Nações Unidas) para fazer um alerta...

Ministério lança edital para fortalecer casas de acolhimento LGBTQIA+

Edital lançado dia 18 de março pretende fortalecer as casas de acolhimento para pessoas LGBTQIA+ da sociedade civil. O processo seletivo, que segue até...
-+=