Moradores da Maré lamentam morte de Marielle Franco: ‘Tentaram calar’

“Sou mulher, negra, mãe e cria da favela da Maré”. Assim Marielle se identificava em seu site. A vereadora iniciou a militância nos direitos humanos depois de ingressar no pré-vestibular comunitário e perder uma amiga por bala perdida durante um confronto entre policiais e traficantes onde morava. Ela trabalhou em organizações como a Brasil Foundation e o Centro de Ações Solidárias da Maré (Ceasm). A entidade Redes da Maré prestou homenagem à parlamentar e destacou o quanto ela fora “incansável na luta contra as injustiças e os assassinatos”.

“Estamos imensamente tristes com a notícia da morte da vereadora Marielle. Cria da Baixa do Sapateiro, na Maré, Marielle Franco foi incansável na luta contra todos os tipos de injustiças e assassinatos. Hoje foi executada. Tentaram calar a voz que não será calada. O grito por justiça social ecoará por muito tempo. Por nós da Redes da Maré, pelos seus mais de 46 mil eleitores e por todos cidadãos dessa cidade que lutam contra as barbáries cotidianas do Estado”, diz a nota da organização.

Nas redes sociais, moradores da comunidade ressaltaram a dor da partida de uma parlamentar engajada na luta pelos direitos, pediram justiça e enviaram solidariedade à família.

“A Maré de luto”, destacaram os usuários das redes.

“Uma grande perda pra nós, população da Maré. Isto é um absurdo! Até quando vamos ter que viver com a violência? Me sentindo indignada, meu Deus!!!”, escreveu uma moradora.

“Muito triste você receber uma notícia dessas. Que Deus conforte seus familiares e que os anjos lhe recebam de braços abertos”, desejou outro.

Na página “Maré Vive”, mais moradores convocaram a população a pressionar pela resolução do assassinato e exaltaram o legado da vereadora.

“Podem calar a voz dela, mas nunca seus ideais. Jamais. Ela vive dentro da gente. Juntos seremos fortes. Que venha à tona quem vez essa maldade com ela”, destacou um morador.

“Mais uma vida que se vai. O silêncio pode congelar a dor, mas o choro da Maré tem que vir em forma de grito. Chega de impunidade. Basta de mortes”, pediu outro.

+ sobre o tema

Investigação do caso Marielle está na “fase final”, diz Flávio Dino

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino,...

Racismo científico, definindo humanidade de negras e negros

Esse artigo foi pensado para iniciar um diálogo sobre...

“Pérola Negra: Ruth de Souza” traça panorama da carreira da atriz

Mostra que entra em cartaz no CCBB traz 25...

Mylene Pereira Ramos: a juíza que defende maior diversidade na magistratura

“Em nossa sociedade, fatores como raça e condição social,...

para lembrar

Jovem preta é afastada de bebê após nascimento em maternidade de Florianópolis

Manifestantes fizeram um ato na tarde desta sexta-feira (30),...

Discriminação é comum, porém velada, dizem negras desempregadas

Para atendente, oportunidades de emprego são maiores para os...

Eu, mulher, psicóloga e negra

Quando nossa comissão editorial resolveu ouvir psicólogos negros, para...
spot_imgspot_img

Ela me largou

Dia de feira. Feita a pesquisa simbólica de preços, compraria nas bancas costumeiras. Escolhi as raríssimas que tinham mulheres negras trabalhando, depois as de...

Foi a mobilização intensa da sociedade que manteve Brazão na prisão

Poucos episódios escancararam tanto a política fluminense quanto a votação na Câmara dos Deputados que selou a permanência na prisão de Chiquinho Brazão por suspeita do...

“Dispositivo de Racialidade”: O trabalho imensurável de Sueli Carneiro

Sueli Carneiro é um nome que deveria dispensar apresentações. Filósofa e ativista do movimento negro — tendo cofundado o Geledés – Instituto da Mulher Negra,...
-+=