Morre estudante baleada em favela da região central do Rio

Morreu nesta sexta-feira a estudante de 16 anos que estava internada no Hospital Municipal Souza Aguiar, no Centro, desde terça-feira, quando foi baleada durante um tiroteio entre policiais militares e traficantes no Morro dos Prazeres, em Santa Teresa. Thayssa da Silva Matos foi atingida na barriga e passou por duas cirurgias, mas não resistiu a uma hemorragia.

DO Extra

Adolescente de 16 anos, baleada no Morro dos Prazeres, não resistiu Foto: Reprodução/Facebook

Segundo Djenane Silva, tia de Thayssa, a adolescente, que estava de férias, foi ferida enquanto ia para a casa da avó na localidade conhecida como Uga-Uga, que fica perto da Rua Gomes Lopes, um dos principais acessos ao morro.

— Ela havia chegado da praia pouco antes. Passou em casa, tomou banho e foi ver a avó. Toda a comunidade, não só a família, está revoltada. Minha sobrinha era uma menina quieta, não costumava ficar andando por aí, era de casa para a escola e vice-versa. Gostava muito de ficar no quarto tocando violão — disse Djenane.

Marcas do sangue de Thayssa ainda eram vistas, ontem, no local onde ela foi baleada. De acordo com moradores, investigadores não fizeram perícia na área. A Polícia Civil não comentou a denúncia.

O comando da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) do Morro dos Prazeres informou que, no início da noite de terça-feira, uma equipe de PMs que fazia patrulhamento foi atacada a tiros por criminosos na localidade conhecida como Beco do Aguinaldo. Uma mulher, no entanto, disse que foram os policiais que abriram fogo primeiro. Ela afirmou ainda que muitas crianças estavam brincando na rua quando começou o confronto:

— Eu estava chegando do trabalho. Encontrei a mãe da Thayssa e ficamos conversando no portão da minha casa. De repente, o tiroteio começou, todo mundo entrou em pânico e cada um correu para um lado. O Beco do Aguinaldo é longe do Uga-Uga. Depois, ouvi um policial perguntando para os colegas se uma menina havia sido atingida.

No mesmo dia em que Thayssa levou um tiro, um homem foi morto no Morro do Fallet, na mesma região, durante um outro confronto entre PMs e traficantes. Comerciantes da Rua do Riachuelo, que vai do Centro à Lapa, tiveram de fechar as portas de suas lojas na terça e na quarta-feira, por ordem de bandidos.

+ sobre o tema

O racismo inverso existe e precisa ser combatido

Mais uma vez falando sobre racismo, mas dessa vez...

Está na moda ser preto, desde que você não seja preto

É bem comum encontrar nas redes sociais algumas pessoas...

para lembrar

O racismo inverso existe e precisa ser combatido

Mais uma vez falando sobre racismo, mas dessa vez...

Está na moda ser preto, desde que você não seja preto

É bem comum encontrar nas redes sociais algumas pessoas...
spot_imgspot_img

Justiça para Herus, executado em festa junina no Rio

Não há razão alguma em segurança pública para que Herus Guimarães Mendes, um office boy de 23 anos, pai de uma criança de dois...

Em tempos de cólera, amor

Planejei escrever sobre o amor numa semana mais que óbvia. Eu adoro esta data capitalista-afetiva que é o Dia dos Namorados. Gosto que nossa...

Lula sanciona lei de cotas para negros em concurso e eleva reserva de vagas para 30%

O presidente Lula (PT) sancionou nesta terça-feira (3) a prorrogação da lei de cotas federais, que passa a reservar 30% das vagas para pretos e pardos em concursos...
-+=
Geledés Instituto da Mulher Negra
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.