quinta-feira, setembro 23, 2021
InícioÁfrica e sua diásporaNo OrunMorre Little Richard, um dos fundadores do rock, aos 87 anos

Morre Little Richard, um dos fundadores do rock, aos 87 anos

Little Richard, um dos pioneiros do rock, morreu aos 87 anos. A informação foi confirmada pelo filho do cantor, Danny Penniman, via Rolling Stone EUA. A causa da morte ainda é desconhecida. Há alguns anos o artista já estava com a saúde debilitada, tinha problemas no quadril, além de já ter sofrido um derrame.

Com Tutti Frutti, de 1956, Richard fez uma série de hits ​​- “Long Tall Sally” e “Rip It Up” naquele mesmo ano, “Lucille” em 1957 e “Good Golly, Miss Molly” em 1958 – com um piano simples, mas vibrante e os vocais influenciados pelo gospel.

blank
Little Richard -Reprodução/Facebook

O músico foi responsável por influenciar uma geração de grupos que viriam pela frente, como os Beatles – que fizeram uma versão de “Long Tall Sally” – e Elton John. Richard foi eleito pela Rolling Stone EUA como o 8º maior artista da música de todos os tempos. Richard Wayne Penniman nasceu no dia 5 de dezembro de 1932, em Macon, na Geórgia e cresceu em um ambiente familiar bastante religioso. Richard chegou a cantar em igrejas, porém, o pai não o apoiava como músico. Aos 13 anos, saiu de casa para morar com outra parte da família. O apelido “Little Richard” no meio musical surgiu em 1947 quando muitos artistas do R&B e do blues usavam o “little” de forma afetuosa.

blank

Little Richard com os Beatles e membros do The Chants no salão da torre de New Brighton em 12 de outubro de 1962 (Foto: https://www.liverpoolecho.co.uk/)

A carreira do músico decolou após se apresentar no Tick Tock Club, em Macon. O que o levou a assinar o primeiro contrato com a RCA em 1951. O sucesso, porém, veio quatro anos depois, em 1955, quando o músico assinou com a Specialty Records e lançou os maiores hits da carreira.

 

 

RELATED ARTICLES