Guest Post »

Morre o quadrinista Dwayne McDuffie, conhecido pelo ativismo contra os estereótipos negros na cultura pop

Dwayne McDuffie, criador do Super Choque e escritor do desenho All-Star Superman, é conhecido pelo ativismo contra os estereótipos negros na cultura pop

 

O site Comic Book Resources informou esta tarde que faleceu Dwayne McDuffie, roteirista e editor de quadrinhos, produtor de desenhos animados e ativista contra os estereótipos negros e a favor da variedade de etnias. Não há ainda informações sobre a causa da morte, que acontece justamente no dia do lançamento de seu último trabalho, a adaptação de All-Star Superman como desenho animado.

O criador faleceu aos 49 anos em decorrência de complicações após uma cirurgia cardíaca de emergência no Providence St. Joseph Medical Center em Burbank, Califórnia

McDuffie nasceu em Detroit, Michigan, nos anos 60. Fez carreira escrevendo roteiros para vários títulos da Archie, Marvel Comics e DC Comics, onde fez em 1992 um especial em quadrinhos do cantor Prince. No ano seguinte, Dwayne McDuffie fundou o Milestone Media, seu próprio selo, com o desenhista Denys Cowan e os autores Michael Davis e Derek T. Dingle.

O escritor publicou pela Milestone, em parceria com a DC, várias revistas estreladas por super-heróis negros, como Hardware, Icon, Blood Syndicate e o mais famoso, Static, que foi adaptado como desenho animado sob o nome Static Shock (Super Choque no Brasil).

Com o fim da Milestone, McDuffie aproveitou o sucesso do desenho animado e fez uma transição para a a TV, onde escreveu episódios de Scooby Doo, Novos Titãs e Liga da Justiça, programa do qual ele virou produtor quando ele se tornou Liga da Justiça Sem Limites. Na série animada o autor sempre defendeu a presença do Lanterna Verde negro John Stewart, no lugar de Hal Jordan.

Após trabalhar nas séries Ben 10 – Força Alienígena e Supremacia Alienígena, Dwayne McDuffie fez um rápido retorno aos quadrinhos, roteirizando Beyond! e Quarteto Fantástico para a Marvel, a série mais recente do Nuclear e Liga da Justiça para a DC (da qual foi demitido após dizer em seu fórum que seu roteiro havia sofrido cortes). Milestone Forever foi seu último trabalho em quadrinhos, que encerrava por hora o universo independente dos heróis negros antes de serem absorvidos pelo Universo DC.

O último trabalho de McDyffie foi a animação All-Star Superman, cujo lançamento ele vinha promovendo nos últimos dias. Seu último tweet aconteceu há menos de uma semana, quando ele estava saindo para a première do desenho animado, que promoveu ao lado da diretora de elencoAndrea Romano e da atriz Christina Hendricks.

No próximo domingo, Dwayne McDuffie será homenageado na Emerald City Comicon em Seattle, que organizou de última hora um painel para relembrar sua carreira nos quadrinhos.

Static_Shock

JLA-WWC-HC-cvr

Icon-cv

wwhulkasdc003

super man

dwayne-mcduffie-cover

Fonte: Omelete

Related posts