Mostra Sou África chega ao CCBB em outubro com cinema atual africano

A mostra ‘Sou África – O cinema africano do presente’ integra a programação do Lobo Fest – Festival Internacional de Filmes

Do Correio Braziliense 

Morto em fevereiro deste ano, o célebre cineasta Idrissa Ouedraogo será o homenageado do evento
(foto: Bertrand Guay/Divulgação)

Durante os dias 2 e 7 de outubro, o CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil) receberá a mostra Sou África – O cinema africano do presente como parte da programação do Lobo Fest – Festival Internacional de Filmes.

 

As exibições principais, com 16 filmes entre longas e curta-metragens, serão dedicadas ao cinema contemporâneo de países da África Subsaariana. Haverá ainda sessão infantojuvenil e retrospectiva de Idrissa Ouedraogo, de Burnina Faso, país do oeste africano.

 

O célebre cineasta morreu em fevereiro deste ano e será homenageado com projeção de dois dos mais importantes filmes dele: Samba traoré (1993) e Tilai – Questão de honra (1990). Esse último abrirá o festival e será apresentado pelo professor, crítico de pesquisador de cinema e quadrinhos, Ciro Marcondes.

 

O evento contará ainda com noite de autógrafos do livro Espelhos, miradouros, dialéticas da percepção, escrito por Cristiano Sobral.

 

Filmes da mostra Sou áfrica – Cinema africano do presente

Félicité 

Direção: Alain Gomis

(Senegal, França, Bélgica, Alemanha, Líbano, 2017, 123’)

A cantora Félicité vive com seu filho Samu, adolescente numa área pobre de Kinshasa (Congo). Samu, sofre um acidente e Félicité precisa juntar um dinheiro para que o rapaz não tenha a perna amputada. Felicité parte numa jornada individual pela cidade para resolver a situação.

 

 

 

Wallay  

Direção:Berni Goldblat

(França-Burkina Faso, 2017, 1h24)

Andy,  de 13 anos é enviado de sua casa na França para morar com uma família que vive na área rural de Burkina Faso. O menino se depara com outros hábitos com os quais terá de se acostumar

 

Soltar a voz (Ouvrir la voix)  

Direção : Amandine Gay

(França, 2017, 2h09)

Documentário sobre mulheres negras dentro do processo colonial europeu na África e nas Antilhas. O filme enfoca a mulher negra e os clichês específicos relacionados a duas dimensões indissociáveis das identidades “mulher” e “negra”.

 

O olho do furacão (L’oeil du Cyclone) 

Direção: Sekou Traoré

(Burkina Faso, 2015, 1h37)

Emma, uma jovem advogada, é a filha de um antigo gerente de vendas de uma empresa de mineração. Ainda criança ela teve que se refugiar durante uma ocupação na área de mineração por um grupo de rebeldes. Um dia, um juiz pede a Emma para defender um rebelde capturado pelo exército.

 

Nos passos da rumba (Sur le chemin de la rumba) 

Direção: David Pierre Fila

(Congo-Brazzaville, 2014, 1h38)

Os passos da rumba nos leva através da costa do continente africano, na bacia do Congo, Cuba, Equador à Costa do Marfim numa viagem recheada de relatos familiares e olhares apaixonados pela mistura que gerou a essência dessa arte musical africana, composta por olhares e ritmos da bacia do Congo, que lhe deram a forma e alma.

 

O barco da esperança (La Pirogue) 

Direção: Moussa Touré

(Senegal, 2011, 1h27)

A história de um capitão de barco pesqueiro em Dakar, Senegal, chamado Baye Laye que é obrigado a levar trinta imigrantes ilegais para Espanha à bordo de uma piroga (uma pequena embarcação típica da África e Oceania). Muitos dos homens à bordo não consegem se entender e alguns sequer tinham visto o mar anteriormente.

 

 

Jimmy goes to Nollywood – doc 

Direção: Rachid Dhibou e Jimmy Jean-Louis

(Nigéria, 2014, 52’)

Pouco conhecido do público em geral, Nollywood (“N” de Nigéria) é uma das maiores produtoras de cinema, à frente de Hollywood e logo atrás de Bollywood. A Nigéria produz todos os anos mais de 2000 filmes. Neste documentário, que tem como fio condutor o Africa Movie Academy Awards, Jimmy Jean-Louis irá nos apresentar a este rico panorama mergulhando diretamente no coração de uma África desinibida.

 

L’arbre sans fruits 

Direção: Kidy Aïcha Macky

(Niger, 2016, 56’)

Casada e sem filhos, Aicha está em uma situação “fora do comum” em seu país por não poder gerar filhos.Com base em sua história pessoal, o filme explora delicadamente o sofrimento oculto das mulheres e quebra certos tabus.

 

 

 

La Sirene de Faso Fani 

Direção: Michel K. Zongo

(Burkina Faso, 2015, 1h30)

Michael K. Zongo reabre o caso da terceira maior fábrica têxtil em Koudougou, em Burkina Faso, que foi fechada em 2001 e largada pra apodrecer, provavelmente registrada como dano colateral no FMI. Na busca, ele encontra antigos empregados da fábrica, sendo que algumas mulheres passaram a tecer nos quintais das casas. O documentário é uma homenagem à resitência africana perante a globalização, uma mostra do que o progresso no local.

 

 

 

Curtas-metragens

 

Visões (Visions)

Direção : Abba T. Makama, C.J. Obasi, Michael Gouken Omonua

(Nigéria, 2017, 19 min)

Uma antologia de três curtas-metragens (Shaitan, Brood, Bruja) do coletivo de cinema da Nigéria chamado Surreal16, composto por Abba T. Makama, Michael Gouken Omonua e C.J. “Fiery” Obasi.

 

 

Não me esqueças (Forget me not)

Direção : Shveta Naidoo

(África do Sul, 2018, 10 minutos)

O relacionamento de uma garota com uma cadeira vazia. Este filme é sobre uma jovem garota chamada Iris, cujo pai misteriosamente foi embora. Iris tenta lidar com a ausência de seu pai personificando sua antiga cadeira que ele deixou um de seus casacos.

 

Caça à Bruxa (Witch Hunt)

Direção : Solomon Onita Jr

(Nigéria/EUA, 2018, 22 min)

Um conto folclórico ambientado em uma aldeia da África Ocidental. Uma adolescente persegue um rapaz corcunda e é forçada a decidir se deve ou não seguir uma antiga superstição.

 

Homenagem a Idrissa Ouedraogo

Samba Traoré (Samba Traoré)

(Burkina Faso, França, Suíça, 1992, 85 min)

Samba foge para sua aldeia, depois de um assalto a um posto de gasolina. O amigo morre num tiroteio. Samba escapa com o dinheiro, mas perde a paz. Ele conhece Saratou. Os dois passam a viver juntos, dando apoio um ao outro, na tentativa de esquecer o passado.

 

Questão de honra (Tilai)

(Burkina Faso, 1990, 81 min)

Saga volta a aldeia depois de uma ausência de dois anos. Muitas coisas mudaram. Sua noiva Nogma é agora a segunda esposa de seu pai, mas Saga e Nogma ainda se amam. Transgredindo as leis, os dois jovens têm um caso.

 

África Infanto-juvenil

 

Sábado Cinema (Samedi Cinema)

Direção: Mamadou Dia

(Senegal, 2016, 12 min)

Duas crianças escrevem cartas para conseguir dinheiro para ir ao cinema. Mas sábado é sua última chance de assistir ao filme, pois o único cinema da cidade vai exibir sua última sessão.

 

Minga e a colher quebrada

Direção : Claye Edou

(Camarões, 2017, 1h20)

Minga é uma orfã que vive com sua madrasta Mami Kaba e sua meia-irmã Abena. Um dia, quando ela estava lavando pratos no rio, acidentalmente quebrou uma colher. A furiosa madrasta a expulsa de casa e exige que ela encontre a única colher idêntica escondida por sua falecida mãe. Começa a  jornada aventureira de Minga na floresta.

+ sobre o tema

A política do apartheid

Fonte: Alô Escola - TV Cultura Ingleses e africâners, para...

Ronaldinho Gaúcho diz que viveu seus melhores anos no Barcelona

Em carta à torcida, Craque se mostrou emocionado ao...

Técnicos de laboratórios públicos africanos visitam o Lacen

Fonte: Agência do Pará- Conhecer o modelo de Controle de...

para lembrar

O documentário ‘Anderson Silva: Como Água’ será lançado no Brasil em 2012 – Trailer

O documentário "Anderson Silva: Como Água" será lançado no...

Thierry Henry pode retornar ao Arsenal por 2 meses

O treinador do Arsenal, o francês Arsene Wenger, confirmou...

Arquétipos e caricaturas do negro no cinema brasileiro

Um dos questionamentos mais frequentes feitos ao cinema brasileiro...
spot_imgspot_img

Com 10 exibições que abordam a luta antirracista, Mostra do Cinema Negro tem sessões a partir de 4 de abril em Presidente Prudente

O Serviço Social da Indústria (Sesi-SP) promove, entre os dias 4 de abril e 23 de maio, uma programação com dez filmes que celebram o cinema...

A Sombra do Sonho de Clarice

O longa-metragem convidado para ser exibido no Lanterna Mágica no dia 21 de março foi O Sonho de Clarice, de Fernando Gutierrez e Guto...

Quando  Orí Protagoniza Uma Sessão de Animação

Um dos destaques da programação da sexta edição do Lanterna Mágica, festival de cinema de animação que acontece entre os dias 19 e 24...
-+=