Movimento Negro vê postura das entidades como racismo e fará protesto em Londrina

O Movimento Negro de Londrina se mobiliza nesta terça-feira (19) para recorrer contra a decisão liminar do Tribunal de Justiça que suspendeu o feriado municipal da Consciência Negra. A postura é vista como um sinal de preconceito e desvalorização da cultura afrobrasileira.

Por: Pauline Almeida

O presidente do Fórum das Entidades Negras de Londrina (Fenel), Edmundo Novais, acredita que é preciso lutar contra a decisão, mesmo que a vitória seja difícil. O Dia da Consciência Negra foi instituído no município no ano de 2009.

“A gente vê com uma grande decepção e uma manifestação muito posicionada de racismo institucional. Nós vamos tentar recorrer de todas as formas. Agora vamos ver o que a gente consegue porque a Justiça, o poder judiciário é formado por 99% da elite branca e representa os grandes empresários. Fica realmente muito complicado obter algum ganho”, colocou na manhã desta terça-feira.

 

A liminar que suspende o feriado foi obtida pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) nessa segunda-feira (18). Anteriormente, comércio e indústria já tinham liberação para funcionar na data.

Devido à postura das entidades, o cortejo cultural tradicionalmente feito pelo Movimento Negro ganhará ares de protesto. A partir das 9h, haverá uma concentração na Concha Acústica e depois a caminhada segue para o Calçadão.

Fonte: O Diário

+ sobre o tema

Quilombos no ES: Retrocesso com nome sobrenome

Manaira Medeiros Os deputados estaduais Eustáquio de Freitas (PSB)...

Jorge Ben canta ‘Zumbi’ em rara gravacao ao vivo de 1973

No mes novembro da Consciencia Negra. Rememeber para sempre:...

Consciência Negra programação Maranhão 2011

20/11 Inauguração simbólica do Museu Histórico Afro Gonzaguense Ivaldo da...

para lembrar

spot_imgspot_img

Câmara aprova projeto que torna Dia da Consciência Negra feriado nacional; texto vai à sanção

Por 286 votos a favor e 121 contrários, a Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (29) um projeto de lei que declara o dia 20 de...

Profissionais negros reinventam suas carreiras na TV e avaliam a importância da discussão racial

No Dia da Consciência Negra, o gshow conversou com artistas que compartilham a jornada que é ser um profissional preto na teledramaturgia. Entre eles, atores, atrizes e...

“Quanto mais diversos formos, melhores seremos”

Uma das mais destacadas intelectuais em atividade no país, a historiadora e antropóloga Lilia Schwarcz, docente da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas...
-+=