Movimento Negro vê postura das entidades como racismo e fará protesto em Londrina

O Movimento Negro de Londrina se mobiliza nesta terça-feira (19) para recorrer contra a decisão liminar do Tribunal de Justiça que suspendeu o feriado municipal da Consciência Negra. A postura é vista como um sinal de preconceito e desvalorização da cultura afrobrasileira.

Por: Pauline Almeida

O presidente do Fórum das Entidades Negras de Londrina (Fenel), Edmundo Novais, acredita que é preciso lutar contra a decisão, mesmo que a vitória seja difícil. O Dia da Consciência Negra foi instituído no município no ano de 2009.

“A gente vê com uma grande decepção e uma manifestação muito posicionada de racismo institucional. Nós vamos tentar recorrer de todas as formas. Agora vamos ver o que a gente consegue porque a Justiça, o poder judiciário é formado por 99% da elite branca e representa os grandes empresários. Fica realmente muito complicado obter algum ganho”, colocou na manhã desta terça-feira.

 

A liminar que suspende o feriado foi obtida pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) nessa segunda-feira (18). Anteriormente, comércio e indústria já tinham liberação para funcionar na data.

Devido à postura das entidades, o cortejo cultural tradicionalmente feito pelo Movimento Negro ganhará ares de protesto. A partir das 9h, haverá uma concentração na Concha Acústica e depois a caminhada segue para o Calçadão.

Fonte: O Diário

+ sobre o tema

Crianças no Candomblé – 21 Imagens e 21 Motivos

O Professor Dr. Sidnei Barreto Nogueira listou 21 “motivos” para...

Advogado pede Habeas Corpus de acusados de incendiar Borba Gato

O advogado Jacob Filho pediu hoje a revogação da...

Feriado da Consciência Negra é antecipado para o dia 18 em São Vicente

Decisão foi tomada pelo prefeito Luis Cláudio Bili, devido...

para lembrar

África: Combate ao ódio online ou à liberdade de expressão?

Os países africanos promulgam leis contra o discurso de...

Rihanna no Super Bowl 2023: onde assistir à apresentação da cantora?

Anunciada como atração principal para o icônico Halftime Show, que...

Quilombolas pedem comprometimento

Todos os segmentos da sociedade têm perspectivas em relação...
spot_imgspot_img

Ossada de 200 anos evidencia passado escravagista do Uruguai

Após mais de uma década de escavações no bairro montevideano de Capurro, uma zona historicamente conhecida pelo desembarque de populações africanas durante a época...
-+=