Movimentos denunciam Brasil na ONU por “racismo estrutural”

Enviado por / FontePor Jamil Chade, do UOL

O Brasil é denunciado ao Comitê pela Eliminação da Discriminação Racial das Nações Unidas por não ter sido capaz de garantir os direitos humanos e as liberdades fundamentais da população negra.

Num documento que tem como objetivo responder às alegações do governo de Jair Bolsonaro de que o combate ao racismo é uma de suas prioridades, a sociedade civil articulou uma ação conjunta na ONU para alertar que a população preta e parda têm seus direitos constitucionais básicos negados e “vive em um regime fundado no racismo estrutural e institucional que sustenta o seu extermínio”.

O relatório está sendo entregue às vésperas da sessão da ONU que irá avaliar a implementação dos compromissos do Estado Brasileiro com a erradicação do racismo. O país ratificou a Convenção Internacional sobre a Eliminação de todas as Formas de Discriminação Racial e, portanto, terá de mostrar como está agindo para atender aos critérios do tratado.

O último informe do Estado brasileiro ao Comitê da ONU, entregue em 2020, tratou do contexto do país de 2004 a 2017, excluindo a realidade do racismo estrutural agravado pela conjuntura econômica, social, de saúde e política dos últimos anos.

A reportagem do UOL, naquele momento, publicou trechos do documento oficial, assim como a irritação por parte dos membros do Comitê, que julgaram a omissão brasileira em relação ao que ocorreu no governo de Jair Bolsonaro como uma manobra inócua.

Como forma de contestar às informações prestadas pelo governo, um relatório alternativo ainda está sendo entregue para a ONU, detalhando e trazendo dados da realidade do país também sob Bolsonaro.

O documento de denúncia foi elaborado pela Articulação de Resgate e Reforço da Agenda de Durban, composta por entidades como Criola, Geledés – Instituto da Mulher Negra, Comunidade Bahá’í do Brasil, Coalizão Negra por Direitos e Instituto Raça e Igualdade.

Um dos exemplos citados é a violência letal que atinge mulheres negras. De acordo com o documento, elas representam 66% das mulheres assassinadas. Segundo o documento, em 2009 a taxa de mortalidade de mulheres negras era 48,5% superior à de mulheres não negras e, em 2020, tornou-se 65,8% superior à de não negras.

O documento também cita a falta de investimento no Sistema Único de Saúde, assim como a não implementação da Política Nacional de Saúde Integral para a População Negra. De acordo com o documento, após a pandemia de Covid-19 a taxa de mortalidade materna saltou de 57,9 a cada 100 mil nascidos vivos (2019) para 107,5 a cada 100 mil (2021).

“Entre diversas recomendações, as organizações solicitam que o comitê da ONU cobre do Estado brasileiro a efetivação de política de igualdade racial e mecanismos de participação social, com elaboração e implementação de um Plano Nacional de Enfrentamento ao Racismo Institucional e à Política de Morte à População Negra”, completam as entidades.

+ sobre o tema

Pedagogia de afirmação indígena: percorrendo o território Mura

O território Mura que percorro com a pedagogia da...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas,...

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde...

Apenas 22% do público-alvo se vacinou contra a gripe

Dados do Ministério da Saúde mostram que apenas 22%...

para lembrar

O ódio genocida ao Outro

Roseli Fischmann* - O Estado de S.Paulo fonte: jornal O Estado de...

Pastoral da Igreja Metodista contra o pecado do Racismo

por José Geraldo Magalhães O racismo é herança do pensamento...

Empresário uberabense condenado a pagar indenização por racismo

Daniela Brito Pintor uberabense receberá indenização por danos morais após...

RS em meio a polêmicas de racismo e homofobia

Intolerância colocou Estado em evidência Valores fundamentais das sociedades, as...
spot_imgspot_img

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas, como imaginado. A estudante do 3º ano do ensino médio Franciele de Souza Meira, de...

O precário e o próspero nas políticas sociais que alcançam a população negra

Começo a escrever enquanto espero o início do quarto e último painel da terceira sessão do Fórum Permanente de Pessoas Afrodescendentes, nesta semana na...

Colégio afasta professor de história investigado por apologia ao nazismo, racismo e xenofobia

Um professor de história da rede estadual do Paraná foi afastado das funções nesta quinta-feira (18) durante uma investigação que apura apologia ao nazismo, racismo...
-+=