Mulher no período fértil tem rosto mais atraente, diz pesquisa da USP

Lábios volumosos e bochechas simétricas são sinais que atraem os homens.
Voluntários julgaram fotos das faces de 18 mulheres em Ribeirão Preto (SP).

Por: Adriano Oliveira

 

Desde a adolescência, a psicóloga Kátia Cruvinel Arrais, 28 anos, sente que durante alguns dias do mês seu rosto fica mais inchado e o cabelo, cacheado, mais liso. Ela sabia que as mudanças tinham relação com o ciclo menstrual, mas só teve certeza disso quando foi convidada a ser voluntária em uma pesquisa da USP de Ribeirão Preto (SP). Kátia descobriu que as mulheres no período fértil são consideradas mais atraentes pelos homens. “Confirmei por que me sinto tão feminina nessa época”, disse.

O estudo, desenvolvido pela pesquisadora colombiana Lina María Perilla Rodríguez, comprovou que as mulheres emitem sinais de fertilidade em mudanças sutis, mas perceptíveis na face. Para isso, Lina fotografou 18 mulheres entre 18 e 42 anos durante o período de ovulação – fase fértil – e de menstruação – menos fértil. Todas elas não tomavam anticoncepcional.

As imagens foram apresentadas a 64 julgadores voluntários, maiores de 18 anos. O resultado apontou que 62% dos rostos fotografados na fase fértil foram escolhidos como mais atraentes, contra 38% no período infértil.

“Provamos que no ser humano ainda é relevante a influência biológica nas escolhas, ou seja, essas alterações permitem aos homens reconhecer a mulher mais apta a garantir o sucesso da reprodução, que em última instância é o objetivo da espécie”, explicou Lina.

A pesquisadora explicou que analisando os rostos mais detalhadamente, percebeu que durante o período de ovulação os lábios ficam mais volumosos e a região da bochecha mais arredondada e simétrica. “Características que podem atrair mais os homens.”
Anticoncepcional
Lina destaca, porém, que o uso do anticoncepcional pode influenciar nos sinais que deixam as mulheres mais atraentes. Outra etapa do estudo realizada com 18 mulheres que tomam esse tipo de medicamento regularmente não apontou diferenças significativas: 52% dos homens tiveram preferência pelos rostos fotografados na fase fértil e 48% pelos registrados no período infértil.

“Uma das razões é que essas mulheres não sofrem as mudanças hormonais de fase menstrual. Isso não quer dizer que basta tomar o hormônio manipulado. Não existe uma fórmula para ser mais atraente, é natural”, disse a pesquisadora.

 

 

Fonte: G1

+ sobre o tema

Senado confirma Ketanji Jackson como 1ª juíza negra na Suprema Corte dos EUA

Pela primeira vez desde a formação dos Estados Unidos,...

Luana Tolentino recebe medalha em Minas e diz “sou prova de um novo brasil”

Rodeada de amigos, familiares e admiradores querendo tirar um...

para lembrar

Esta imagem escancara o preconceito e a luta contra ele

Uma propaganda escancarou o preconceito e a intolerância da...

Revista francesa revela que dirigente de partido antigay é… gay

A revista francesa "Closer" revelou nesta sexta-feira (12) que...

Polícia Militar ajuda a reduzir a violência doméstica a mulheres em Cataguases

Uma queda de 10% no índice de violência doméstica...
spot_imgspot_img

Aborto legal: ‘80% dos estupros são contra meninas que muitas vezes nem sabem o que é gravidez’, diz obstetra

Em 2020, o ginecologista Olímpio Moraes, diretor médico da Universidade de Pernambuco, chegou ao hospital sob gritos de “assassino” porque ia interromper a gestação...

Lançamento do livro “A importância de uma lei integral de proteção às mulheres em situação de violência de gênero”

O caminho para a criação de uma lei geral que reconheça e responda a todas as formas de violência de gênero contra as mulheres...

O que está em jogo com projeto que torna homicídio aborto após 22 semanas de gestação

Um projeto de lei assinado por 32 deputados pretende equiparar qualquer aborto realizado no Brasil após 22 semanas de gestação ao crime de homicídio. A regra valeria inclusive para os...
-+=