Mulheres ainda precisam lutar contra preconceito

Segunda-feira fez exatamente um ano que a auxiliar de serviços gerais, mulher, mãe, negra, dona de casa, esposa, carioca, favelada e brasileira, Claudia Silva Ferreira foi assassinada e teve seu corpo arrastado ao longo de uma via, como que na reprodução  dos piores suplícios da idade das trevas.

Por Mônica Francisco do Jornal do Brasil

Ainda no mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher devemos  atentar para a total contradição que ainda marca nossa sociedade  no que diz respeito ao feminino. Propositalmente, me refiro ao assunto usando a palavra feminino, para fazer e compartilhar essa reflexão acerca dos assuntos relacionados às discussões de gênero e para chamar a atenção, de que a despeito das leis que vão tratar especificamente do tema, e do que o viola, como a Lei Maria da Penha e a mais recente Lei do Feminicídio, para que vejamos claramente, que seja simbolicamente ou de fato, nossa sociedade demonstra que isso não é assunto resolvido ainda.

Já trouxemos aqui um sem número de dados que apontam em meio  tudo isso, uma pior situação quando o alvo são as mulheres negras. Os insultos e frases de baixo calão desferidos contra a senhora que preside nossa República, e que são tranquilamente também desferidos contra muitas mulheres no trânsito, no trabalho, no cotidiano, sem pudor algum, demonstram que uma situação aparentemente normal e natural faz vir à tona o pior da misoginia, do machismo e das marcas que o patriarcado deixou.

Há uma longa e árdua caminhada até que sejamos respeitadas como cidadãs de fato e não de segunda classe. É urgente lutarmos pela implosão das estruturas que mantêm e disseminam, mesmo que de maneira subliminar, a ideia da superioridade masculina e que faz com que até outras mulheres compactuem com determinadas atitudes violentas.

A ideia de um superior vai incidir diretamente na busca de um outro inferior e se não o for, criam-se as condições para torná-lo, sem que nada ou muito pouco seja feito para mudar. Lembremos do caso Eliza Samudio, que denunciou, buscou auxílio e não foi ouvida. São processos seletivos, onde há ainda a “mulher que merece” crédito ser ouvida e a que “não merece”. Agora no ar, uma novela em que uma mãe precisa entregar seu corpo para salvar um filho. Isso nos leva a pensar se porventura o tema seria o mesmo no caso de um pai viúvo. Já não há mais comoção, são poucas as lembranças do caso Cláudia, tantos outros se sobrepuseram, mas é aí que está o pulo do gato. Em trazermos sempre a questão ao centro da cena. Já que o mês é nosso, vamos aproveitá-lo ao máximo.

“A nossa luta é todo dia. Favela é cidade. Não aos Autos de Resistência, à GENTRIFICAÇÃO e ao RACISMO, ao RACISMO INSTITUCIONAL, ao VOTO OBRIGATÓRIO e à REMOÇÃO!”

*Membro da Rede de Instituições do Borel, Coordenadora do Grupo Arteiras e Consultora na ONG ASPLANDE.(Twitter/@ MncaSFrancisco)

+ sobre o tema

Carta aberta a uma mãe

Carta aberta de uma mãe que não sabe o...

Terceirização tem ‘cara’: é preta e feminina

O trabalho precário afeta de modo desproporcional a população...

Exclusão de gênero do Plano Nacional de Educação é retrocesso, diz educador

Termo foi retirado também de planos municipais e estaduais...

Arquitetura dos direitos reprodutivos e ameaças ao aborto legal e seguro

Iniciamos esta reflexão homenageando a menina de 10 anos,...

para lembrar

Papa Francisco autoriza sacerdotes a perdoar mulheres que fizeram aborto

Pontífice determina que perdão seja dado durante o Ano...

A história de Luana e o genocídio da população negra no Brasil

"Mas tinha ficha criminal" "Deus quis assim, virou anjinho" "Bandido bom...

6 brasileiras que cantam contra o machismo

No ano em que a Lei Maria da Penha...

O mundo contra as mulheres neuroatípicas

Basta entrar em qualquer comunidade relacionada a séries, filmes...
spot_imgspot_img

Comida mofada e banana de presente: diretora de escola denuncia caso de racismo após colegas pedirem saída dela sem justificativa em MG

Gladys Roberta Silva Evangelista alega ter sido vítima de racismo na escola municipal onde atua como diretora, em Uberaba. Segundo a servidora, ela está...

O atraso do atraso

A semana apenas começava, quando a boa-nova vinda do outro lado do Atlântico se espalhou. A França, em votação maiúscula no Parlamento (780 votos em...

Uma mulher negra pode desistir?

Quando recebi o convite para escrever esta coluna em alusão ao Dia Internacional da Mulher, me veio à mente a série de reportagens "Eu Desisto",...
-+=