Músicas sobre a Lei Maria da Penha são premiadas e ganham videoclipes em concurso do Banco Mundial

Concurso recebeu 190 composições e escolheu as cinco melhores para a gravação de videoclipes que vão conscientizar a população brasileira sobre a luta contra a violência doméstica e de gênero. Assista aos vídeos aqui.

Do Nações Unidas

Para celebrar a luta contra a violência doméstica e conscientizar a população brasileira a respeito da discriminação de gênero, o Banco Mundial realizou um concurso musical sobre a Lei Maria da Penha.

A iniciativa recebeu 190 composições e escolheu cinco canções vencedoras que foram premiadas com a gravação de videoclipes, divulgados na segunda-feira (21). Outras 15 músicas inscritas foram contempladas e gravadas num CD junto com as campeãs.

O projeto foi fruto de uma parceria do Banco Mundial Brasil com o Congresso Nacional, além de contar com o apoio da ONU Mulheres.

Rock, samba, rap e outros ritmos embalam letras sobre a legislação brasileira considerada uma das mais completas do mundo para combater a violência contra a mulher. Em 2016, a Lei Maria da Penha comemora 10 anos de vigência.

As canções do concurso mostram que a música também pode ser um espaço de resistência à discriminação e à violência, em vez construir uma imagem negativa da mulher, como fazem tantas obras musicais brasileiras que naturalizam as agressões de gênero. O Brasil é o 5º país com o maior índice de feminicídio no mundo.

“Maria da Penha me inspirou com sua persistência. Todas nós recebemos um imenso presente por ela não ter desanimado”, disse a compositora do rap “Em uma Só Voz”, Lidiane de Jesus

Em outras canções, os autores e autoras das músicas abordam direta e explicitamente o tema da violência contra a mulher. São os casos do rap “Lei Maria da Penha”, das DJs Luana Hansen e Drika Ferreira, e do rock “Ligue 180” – uma referência ao número nacional que recebe denúncias de agressões contra a mulher –, da cantora Fernanda Azevedo.

“Me coloquei no lugar da mulher que sofre violência e a inspiração veio de uma maneira muito forte”, contou Fernanda.

Já o samba “Maria da Penha”, de Juraildes da Cruz e João Araújo, conta a história de uma esposa submissa, que sofre nas mãos de um marido bêbado e machista. A narrativa, porém, tem um final feliz, mostrando o homem punido pela Lei.

+ sobre o tema

Fim do feminicídio está associado a mudança cultural, dizem participantes de audiência

Mudanças socioculturais são necessárias para acabar com a violência...

Vitória em Goiás, derrota em São Paulo: “resoluções” de casos de estupro

Universidade Federal de Goiás demite professor acusado de estupro,...

Violência de gênero é tema de debate gratuito no Campo Limpo, em São Paulo

No dia 11 de setembro, terça-feira, o Usina de Valores e...

Lugar mais perigoso para mulheres é a própria casa, diz ONU

Segundo o relatório, assassinatos cometidos por parceiros ou familiares...

para lembrar

Nudez e pedofilia: onde está o real problema?

Incentivamos uma relação com a sexualidade desigual e potencialmente...

Quem são as vítimas “invisíveis” dos estupros no Brasil?

Estimativa é que apenas 10% de quem sofre com...

Médica alerta para estupro de meninas silenciado por familiares

Especialista do Ministério da Saúde alerta que falta integração...

Mutilação genital afeta 200 milhões de mulheres no mundo, diz ONU

Prática é considerada violação flagrante aos direitos humanos Do O...
spot_imgspot_img

Coisa de mulherzinha

Uma sensação crescente de indignação sobre o significado de ser mulher num país como o nosso tomou conta de mim ao longo de março. No chamado "mês...

A Justiça tem nome de mulher?

Dez anos. Uma década. Esse foi o tempo que Ana Paula Oliveira esperou para testemunhar o julgamento sobre o assassinato de seu filho, o jovem Johnatha...

Dois terços das mulheres assassinadas com armas de fogo são negras

São negras 68,3% das mulheres assassinadas com armas de fogo no Brasil, segundo a pesquisa O Papel da Arma de Fogo na Violência Contra...
-+=