Na quinta-feira, novo protesto contra o assassinato de cinco jovens negros da zona leste de SP

15027819_882924471843254_2476199872758709345_n

Do Revista Fórum

Os coletivos e organizações negras e de jovens da periferia de São Paulo voltam a protestar contra o assassinato de cinco jovens negros, ainda não esclarecido, ocorrido em 21 de outubro.

Os jovens eram da zona leste e seus corpos foram encontrados somente no dia 6 de novembro, com sinais de execução. Até o momento, um guarda civil de Santo André confessou o crime, mas a chacina não foi realizada por uma única pessoa. E ainda há indícios de que há envolvimentos da polícia no assassinato.

Na semana passada, o movimento negro ocupou a Secretaria da Segurança Pública exigindo a apuração do crime. Somente após esta pressão, é que apareceu o tal guarda civil para confessar o crime. O secretário recusou-se a receber o movimento e ainda tentou criar um clima tenso ao passar no saguão no meio dos manifestantes cercado de seguranças. E ainda ameaçou que aquela foi a “última vez” que a secretaria seria ocupada.

Agora, na próxima quinta-feira, será lançado o livro “Mães em Luta – 10 anos dos crimes de Maio” organizado por Andre Camarante, da Ponte Jornalismo. Será às 18h na Sala dos Estudantes da Faculdade de Direito da USP, no Largo São Francisco. Após o lançamento, haverá um cortejo até a sede da Secretaria da Segurança Pública.

E no dia 20, domingo, o movimento negro realiza a XIII Marcha da Consciência Negra, com concentração a partir das 11h no vão livre do MASP.

Mais informações do lançamento e protesto no dia 17, clicar aqui.

Sobre a Marcha, clicar aqui.

+ sobre o tema

O racismo inverso existe e precisa ser combatido

Mais uma vez falando sobre racismo, mas dessa vez...

Está na moda ser preto, desde que você não seja preto

É bem comum encontrar nas redes sociais algumas pessoas...

para lembrar

O racismo inverso existe e precisa ser combatido

Mais uma vez falando sobre racismo, mas dessa vez...

Está na moda ser preto, desde que você não seja preto

É bem comum encontrar nas redes sociais algumas pessoas...
spot_imgspot_img

Justiça para Herus, executado em festa junina no Rio

Não há razão alguma em segurança pública para que Herus Guimarães Mendes, um office boy de 23 anos, pai de uma criança de dois...

Em tempos de cólera, amor

Planejei escrever sobre o amor numa semana mais que óbvia. Eu adoro esta data capitalista-afetiva que é o Dia dos Namorados. Gosto que nossa...

Lula sanciona lei de cotas para negros em concurso e eleva reserva de vagas para 30%

O presidente Lula (PT) sancionou nesta terça-feira (3) a prorrogação da lei de cotas federais, que passa a reservar 30% das vagas para pretos e pardos em concursos...