Nasceu

Ela nasceu assim, atrasada, recatada sem ter hora pra vir.

Na hora do choro, grito. Desmedido. Na hora da euforia. Alegria. Pronto cheguei. Ela se calou, encolheu os braços, não chorou.

Foi assim que vim ao mundo. Sem choro, sem grito, sem riso… Parece melancolia, dor, desrazão, mas foi assim que meus olhos viram a cor dessa imensidão.

Ela me traz essas histórias. Menina roxinha, miudinha. Descabelada. Como sempre. Hoje ela canta, faz roda, ciranda. Não encontra. Perturba. Se pergunta. Recria, cria, a dor da sua cor. Diferente. Do riso ao siso. Dos cachos aos lisos. Assumiu. Sumiu. Passou.

Mas ela dança, encanta. Pula no pula-pula, mulher. Fala dos seus segredos. Queria ser perfeita, enfeita, sincera. Mas dói dizer que sinto saudades, que tenho medo, que sou insegura. Segura, que sonha fantasia. Ela parece loucura, um riso que dá medo, gargalhada que mais parece um trovão. Já ouviu? Música. Só quem conhece entende.

Não quis vir ao mundo, tanto que chegou atrasada, passou da hora. Médico disse: imprestável pra vida. Ela não chorou. Sorriu, e hoje vive e muito sobrevive. Tudo nela é vida e luta.

Anjo negro que desceu do céu, em mel. Menina preta, forte, Maria Bonita, e Lampião? Interrogação. Amores são sempre possíveis. Acredito. O mundo gira e a menina preta dança, dança e gira, mais um pouco da vida.”

 

Monalisa Pontes (Luar de Girassol)

Mulher Negra, Antirracista, Feminista, Poeta nas horas vagas, Estudante de Psicologia e Membra da Frente Estadual pelo Desencarceramento -MG
Facebook: Monalisa Pontes
Instagram: @monapontes


+ sobre o tema

Policial da GCM que ofendeu skatista foi filmado agredindo camelô em outubro

Dica do Fabrício Lima a respeito desta notícia aqui:...

Homem que causou um dos piores massacres racistas nos EUA é preso

O suspeito de cometer um dos piores massacres da...

Essas e as outras 6.800 chicotadas

Dentro de uma unidade da rede de supermercados Ricoy,...

para lembrar

spot_imgspot_img

Luciana Barreto denuncia ataques racistas em delegacia especializada

A jornalista Luciana Barreto, apresentadora do telejornal Repórter Brasil Tarde, da TV Brasil, denunciou à Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi)...

Arquiteto negro 1º colocado geral no BNDES defende cota em concursos

O arquiteto Tiago Coutinho da Silva foi surpreendido no último dia 21 de março enquanto assistia à cerimônia de lançamento do edital do Banco Nacional de Desenvolvimento...

Democracia é incompatível com o racismo

O fortalecimento do sistema democrático implica necessariamente na representação e na defesa dos interesses do povo. Com base nessa premissa, a conclusão de que democracia e racismo são...
-+=