Nasceu

Ela nasceu assim, atrasada, recatada sem ter hora pra vir.

Na hora do choro, grito. Desmedido. Na hora da euforia. Alegria. Pronto cheguei. Ela se calou, encolheu os braços, não chorou.

Foi assim que vim ao mundo. Sem choro, sem grito, sem riso… Parece melancolia, dor, desrazão, mas foi assim que meus olhos viram a cor dessa imensidão.

Ela me traz essas histórias. Menina roxinha, miudinha. Descabelada. Como sempre. Hoje ela canta, faz roda, ciranda. Não encontra. Perturba. Se pergunta. Recria, cria, a dor da sua cor. Diferente. Do riso ao siso. Dos cachos aos lisos. Assumiu. Sumiu. Passou.

Mas ela dança, encanta. Pula no pula-pula, mulher. Fala dos seus segredos. Queria ser perfeita, enfeita, sincera. Mas dói dizer que sinto saudades, que tenho medo, que sou insegura. Segura, que sonha fantasia. Ela parece loucura, um riso que dá medo, gargalhada que mais parece um trovão. Já ouviu? Música. Só quem conhece entende.

Não quis vir ao mundo, tanto que chegou atrasada, passou da hora. Médico disse: imprestável pra vida. Ela não chorou. Sorriu, e hoje vive e muito sobrevive. Tudo nela é vida e luta.

Anjo negro que desceu do céu, em mel. Menina preta, forte, Maria Bonita, e Lampião? Interrogação. Amores são sempre possíveis. Acredito. O mundo gira e a menina preta dança, dança e gira, mais um pouco da vida.”

 

Monalisa Pontes (Luar de Girassol)

Mulher Negra, Antirracista, Feminista, Poeta nas horas vagas, Estudante de Psicologia e Membra da Frente Estadual pelo Desencarceramento -MG
Facebook: Monalisa Pontes
Instagram: @monapontes


+ sobre o tema

Morre cedo a gente negra

Antônio Bispo do Santos, o popularíssimo pensador quilombola conhecido...

Entrada de professores negros em universidades públicas é abaixo de 1%

O percentual de pretos e pardos nomeados para trabalhar...

Comitiva da ONU aponta impunidade de crimes contra negros no Brasil

A suscetibilidade de jovens negros da zona rural diante...

A potência é o farol

A semana termina com o Rio de Janeiro expondo,...

para lembrar

Salvador – Prefeito nomeia Mônica Kalile para Politica para Mulheres

Foi publicado hoje (25), no Diário Oficial do Município,...

Luislinda Valois

Nascida no Estado da Bahia em 1942, Luislinda Dias...

‘Racismo é estrutura que aprisiona pessoas negras’, diz Bárbara Carine

Desejos por profundas e assertivas mudanças no aspecto educativo...
spot_imgspot_img

Ex-policiais britânicos são condenados por mensagens racistas sobre Meghan e membros da realeza

Seis ex-policiais de Londres foram condenados nesta quinta-feira (7) a penas de prisão, suspensas, por compartilharem mensagens ofensivas e racistas no WhatsApp, incluindo com...

Sem horizonte para ter uma mulher negra como ministra no STF

Esta semana, voltou à tona, com toda força, o debate sobre a ausência de indicação de uma ministra negra no STF (Supremo Tribunal Federal). O anúncio...

O preço de pegar a contramão da história

O Brasil não é um país de iguais. Aqui tem pacto da branquitude, privilégio branco, colorismo, racismo, machismo e meritocracia aplicada de maneira assimétrica. Tudo...
-+=