Natura estende benefício de berçário para os pais colaboradores

Decisão de ampliar o uso do espaço dentro da empresa, já utilizado por colaboradoras que são mães, traz retorno para a companhia

Por Karin Salomão, do Exame 

Sede da Natura, em São Paulo (Natura/Divulgação)

Natura ampliará o atendimento do berçário em seus escritórios aos colaboradores que são pais a partir de fevereiro de 2019. O berçário já atende cerca de 200 filhos de colaboradoras nos dois escritórios em São Paulo.

A iniciativa partiu de um pedido dos próprios funcionários, diz Marcos Milazzo, diretor de reconhecimento e recompensa. Segundo ele, o berçário ainda não era oferecido como benefício aos pais não por um viés de gênero, mas sim um obstáculo financeiro. “Nós tínhamos uma dificuldade financeira para ampliar o benefício e estudamos bastante para entender como fazer isso acontecer”, afirma.

A empresa analisou a frequência de presença das crianças, as idades e quantos pais gostariam de usar o benefício e percebeu que poderia abrir mais 35 vagas pelo mesmo custo e sem perder qualidade no atendimento. Já há 200 crianças no berçário atualmente.

“Entendemos que o tempo do pai e da mãe com a criança é importante para o desenvolvimento. Assim, não fazia sentido oferecer o berçário só para as mães”, diz o diretor.

O berçário não tem custo para os colaboradores e é oferecido para os colaboradores do escritório e centro de distribuição de São Paulo e a unidade em Cajamar, que concentra escritórios e uma fábrica. A Natura tem ainda uma fábrica no Pará. Como o berçário fica no mesmo espaço dos escritórios, os pais e mães podem passar no local e ver como os filhos estão.

A política traz retorno para a Natura. “Na nossa experiência, oferecer esse benefício faz bem para a empresa no longo prazo. O funcionário tem uma preocupação a menos e fica mais focado e dedicado”, diz Milazzo.

A Natura também oferece licença maternidade e paternidade estendidas. Para mães, a licença é de seis meses e, para os pais, de 40 dias. A iniciativa vale também para casais do mesmo sexo e em casos de adoção. “O importante é oferecer um benefício diverso, alinhado com o que a gente entende que seja a constituição familiar e o novo papel do pai”, afirma o diretor.

Mais do que uma nova política de recursos humanos, a visão de paternidade da Natura virou oportunidade de negócio. Para completar a tradicional linha Mamãe e Bebê, lançou a edição Papai e Bebê, com shampoo, condicionador, sabonetes, óleo e outros produtos.

+ sobre o tema

Temer é derrotado na OIT e terá de explicar ‘reforma’ trabalhista

Comissão de Normas da Organização Internacional do Trabalho questiona...

Saúde feminina e maternidade

Lançada no final de março pelo Ministério da Saúde...

Jornal alemão repercute crime de policiais contra jovem em Manaus

  O jornal alemão Welt, um dos mais conceituados da Alemanha, repercutiu...

Justiça determina registro obrigatório de raça em casos da covid-19

A Justiça Federal do Rio de Janeiro determinou que...

para lembrar

I Fórum Direitos Humanos, Diversidade e Preconceito acontece nesta quarta-feira (16), na URCA

Começa nesta quarta-feira, na Universidade Regional do Cariri...

Cientistas brasileiros descobrem novo distúrbio cerebral em adultos ligado ao Zika

CHICAGO (Reuters) - Cientistas brasileiros revelaram um novo distúrbio...

‘O Futuro Roubado’ é um livro científico que dói na cidadania

Há anos, desde que o li, se tiver de...
spot_imgspot_img

Respeitar o descanso causa mudança radical, diz Tricia Hersey, a ‘Bispa do Cochilo’

Depois de seis anos à frente do "Ministério do Cochilo", um mix de movimento cultural com arte performática criado por ela, que se autointitula...

Em seminário paralelo do G20, organizações convocam bancos a discutir programa efetivo no empoderamento de afrodescendentes

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Geledés – Instituto da Mulher Negra, ONU Mulheres, Civil 20 (C20) e Women 20 (W20), ao lado...

Candidatos do CNU podem acessar nesta terça cartões de resposta

A partir desta terça-feira (10) serão disponibilizadas para quase 1 milhão de candidatos do Concurso Público Nacional Unificado (CNU) as imagens dos cartões de resposta....
-+=