Naturalização e exotização da favela

Termos as favelas existindo hoje ainda como solução habitacional para superar ou melhor, desviar o foco do débito que existe nesta área com a maiores parte da população trabalhadora, já é um escândalo histórico.

Por Mônica Francisco Do Jornal do Brasil

Submeter essa população pagadora de impostos, ao contrário do que pensa uma outra parcela da população, ao desabastecimento de água por longos períodos, é uma das piores humilhações. É de todo indigno.

É a constatação de um dos maiores erros cometidos por nossa pátria. Com a naturalização e a exotizacão do lugar, consolidou-se a negação do diretor a morar.

Mas de todas as  práticas que são o retrato da manutenção do racismo institucional e das injustiças ambiental, social e econômicas, a recorrência das ações que produzem a morte violenta dos seus moradores e moradores e as mortes decorrentes de outras causa, tendo o meio ambiente em que estão submetidos como causa principal, beira o insano.

Não podemos permitir que não seja ao menos provocada essa reflexão, e seja posta de lado. Como resultado de uma sociedade cada vez mais individualista, doente, carente de significado, recebemos como produto de tudo isso, uma completa desumanização do diferente.

Estes sofrimentos invisibilizados, silenciados, desqualificados e minimizados, demonstram a urgente necessidade de mudança da nossa sociedade.

Ou caminhamos nesse sentido agora ou nos perderemos todos(as).

*Membro da Rede de Instituições do Borel, Coordenadora do GrupoArteiras e Consultora na ONG ASPLANDE.(Twitter/@ MncaSFrancisco)

+ sobre o tema

Tribunais são enviesados contra mulheres e negros e não fazem justiça, diz advogada da OAB

Os Tribunais de Justiça são enviesados e, por isso,...

O tal “panelaço” tem cara, grife, cor e endereço, nobre, diga-se de passagem

O tal "panelaço", importado da Argentina, de que  grande...

O silêncio da mídia diante da denúncia de golpe do fotógrafo brasileiro ganhador do Pulitzer

Dez dias atrás, o fotógrafo Mauricio Lima foi festejado pelos grandes meios...

para lembrar

EUA: livro cita tensões entre Obama e Michelle sobre rumos do governo

Um novo livro que detalha a vida na Casa...

Joaquim Barbosa com um pé fora do TSE

Fonte: Folha de São Paulo - Bomba no TSE (Tribunal...

Sopa e Pipa perdem força no congresso americano, diz jornal

Os protestos realizados pelas empresas de internet e sites...

AfroReggae: Vítima era um “mediador de conflitos”

Fonte: Folha de São Paulo - Evandro João da...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...

Equidade só na rampa

Quando o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, perguntou "quem indica o procurador-geral da República? (...) O povo, através do seu...
-+=