Nigéria proíbe filme sobre aliens considerado “ofensivo” à população

Fonte: UOL Cinema –

Lagos, 19 set (EFE) – A maior distribuidora de filmes da Nigéria, a Silverbird Cinemas, foi obrigada a suspender a exibição do thriller de ficção científica “Distrito 9”, em cumprimento a uma decisão do governo local, que disse que a produção “ofende e denigre” o país.

“A Silverbird Cinemas estava mostrando o filme na Nigéria, mas deteve as exibições depois de receber ordens do Ministério de Informação”, confirmou hoje à Agência Efe um porta-voz da distribuidora, que pediu para não ser identificado.

 

Nesta semana, a ministra de Informação e Comunicações, Dora Akunyili, reagiu iradamente a “Distrito 9”. Além de ter mandado o órgão responsável pela classificação de filmes e vídeos apreender todas as cópias do filme, exigiu da Sony Pictures, produtora do longa, um pedido de desculpas.

Segundo Akunyili, “Distrito 9”, rodado em Johanesburgo (África do Sul), onde também se passa a história, apresenta os nigerianos como “canibais, criminosos e prostitutas”.

A ministra também manifestou especial insatisfação pelo fato de um dos personagens secundários ter o apelido de “Obasanjo”, sobrenome do ex-presidente nigeriano Olusegun.

O filme, produzido por Peter Jackson (“Senhor dos Anéis”) e dirigido pelo sul-africano Neill Blomkamp, conta a história de um grupo de alienígenas que busca abrigo numa favela de Johanesburgo.

Além de fazer um paralelo com o antigo regime segregacionista do “apartheid”, “Distrito 9” fala da recente onda de violência xenófoba registrada na África do Sul.

Akunyili, no entanto, afirma que o filme “discrimina os nigerianos”. Em discurso feito na segunda-feira ao pessoal da Corporação Nigeriana de Cinema, a ministra pediu à população que “resista à qualquer tentativa de apresentar os nigerianos como criminosos”.

“O filme mostra mulheres nigerianas mantendo relações sexuais com não humanos. Também diz que os nigerianos se alimentam de carne humana e acreditam em rituais (mágicos) e no vodu”, acrescentou Akunyili.

No entanto, a decisão do Governo de proibir o longa fez aumentar o interesse do público, que está baixando cópias da produção na internet.

Matéria original

+ sobre o tema

Líderes africanos lutam para que continente deixe de ser “o lixão da Europa”

Para tentar diminuir este problema, 23 nações africanas, membros...

Encontro de quarta a sábado divulga a cultura afro-uruguaia em Porto Alegre

A 2ª Llamada Porto Alegre terá oficinas de candombe,...

Educação é a base para o sucesso económico

Presidente do júri da edição 2013 dos Prémios...

Arqueólogos descobrem túmulo de 3.500 anos no Egito

    Uma equipe de arqueólogos egípcios, espanhóis e italianos descobriu...

para lembrar

Itália resgata dezenas de imigrantes africanos à deriva

Imigrantes foram levados à ilha de Lampedusa; entre os...

Mulheres Africanas: documentário mostra trajetória de luta

"Mulheres Africanas", documentário da Cinevideo, em homenagem ao Dia...

A importância da democracia direta

A Suíça vive nos últimos tempos um novo...

Pepe Mujica deu um soco no estômago do mundo inteiro

Dilma Roussef puxou o orelhão de Obama. Pepe...
spot_imgspot_img

Um Silva do Brasil e das Áfricas: Alberto da Costa e Silva

Durante muito tempo o continente africano foi visto como um vasto território sem história, aquela com H maiúsculo. Ninguém menos do que Hegel afirmou, ainda no...

Artista afro-cubana recria arte Renascentista com negros como figuras principais

Consideremos as famosas pinturas “A Criação de Adão” de Michelangelo, “O Nascimento de Vênus” de Sandro Botticelli ou “A Última Ceia” de Leonardo da Vinci. Quando...

Com verba cortada, universidades federais não pagarão neste mês bolsas e auxílio que sustenta alunos pobres

Diferentes universidades federais têm anunciado nos últimos dias que, após os cortes realizados pelo governo federal na última sexta-feira, não terão dinheiro para pagar...
-+=