Niterói recebe encontro cultural sul-americano em novembro

 

 

Dos dias 4 a 26 de novembro, Niterói poderá ser considerada a capital honorária da América do Sul. Isso porque a cidade da Região Metropolitana do Rio receberá visitantes de todo o continente sul-americano para um encontro cultural.

O “Niterói Encontro com América do Sul” trará atrações sobre artes populares, música, dança, gastronomia, teatro, tradição, entre outros aspectos dos países do continente.

As atividades, todas gratuitas e promovidas pela prefeitura, ocorrerão em espaços públicos e privados. Serão 650 artistas de 11 países, além de um Fórum de Turismo nos dias 7 e 8, com workshops, palestras e rodada de negócios.

No dia 20 de novembro, quando se comemora a Consciência Negra, um grande espetáculo está preparado para o população niteroiense. Um dos ícones da MPB, Milton Nascimento, dividirá o palco com a cantora e ministra da cultura do Peru, Susana Baca (foto), considerada uma representante do povo negro no país. Ela, que também é embaixadora da UNICEF, tem no currículo premiações como o Grammy Latino de 2002, na categoria de melhor álbum de Folk e, recentemente, foi citada pelo jornal The New York Times como tendo “uma voz suave e distinta” e com a capacidade de criar sua própria tradição.

O Encontro internacional já é uma tradição de Niterói, afinal esta é a sexta vez que a cidade recebe um evento nesses moldes. Já foram realizados os Encontros com Cuba (1992), Portugal (1998), Japão (1998), Itália (1999) e Espanha (2006).

Serviço:

– 04 de novembro – Teatro Municipal – Orquestra Sinfônica da UFF toca repertório de Astor Piazolla(Argentina) e Tom Jobim com Paula Morelenbaun (cantora) + Marcos Nimrichter (piano)

– 06 de novembro – Teatro Municipal – Karla Kanora (Equador)

– 20 de novembro – Praia de Icaraí – Dia da Consciência Negra – show da cantora e Ministra da Cultura do Peru, Susana Baca + Milton Nascimento.

– 22 de novembro – Praia de Icaraí – Aniversário de Niterói – Paulinho Moska + Lisandro Aristimuño (Argentina) + Kevin Johansen (Argentina).

– 26 de novembro – Praia de Icaraí – Encerramento – Bajafondo (Argentina)

 

 

 

 

 

Fonte: Sidney Rezende

+ sobre o tema

Melhor B-girl do mundo faz uma apresentação

Melhor B-girl do mundo, de 6 anos de...

Ex-presidente sul-africano Nelson Mandela tem alta do hospital

Brasília - O ex-presidente sul-africano, Nelson Mandela, teve alta...

O rapper americano Freddy E é encontrado morto após série de tuítes depressivos na web

O rapper americano Freddy E foi encontrado morto no...

Tony Tornado esclarece confusão sobre seu pai em papo com Sterblitch

Se tem alguém que tem muita história para contar,...

para lembrar

Google homenageia 100 anos da atriz brasileira Ruth de Souza

O Doodle de hoje homenageia a atriz brasileira Ruth...

Escravidão persiste no Brasil: 283 pessoas libertas somente em 2013

Entre 1995 e 2012, quase 45 mil trabalhadores foram...

Will Smith pode estrelar refilmagem de longa de Hitchcock

O ator Will Smith pode protagonizar a refilmagem de...

‘Faroeste Caboclo’ leva 540 mil pessoas aos cinemas durante o feriado

Longa de Sampaio narra a jornada de João de...
spot_imgspot_img

Gilberto Gil é homenageado na Uerj por contribuições culturais ao país

Cantor, compositor, escritor, produtor musical, imortal da Academia Brasileira de Letras, ex-ministro da Cultura. Dono de vários talentos e posições, Gilberto Gil ganhou nesta...

Violência contra territórios negros é tema de seminário com movimentos sociais em Salvador

Diante da escalada de violência que atinge comunidades negras e empobrecidas da capital e no interior da Bahia, movimentos sociais, entidades e territórios populares...

‘Bad Boys 5’ já está sendo discutido, afirma produtor

‘Bad Boys: Até o Fim‘ estreou há apenas uma semana, mas um 5ª filme para a franquia estrelada por Will Smith e Martin Lawrence já está sendo discutido. A...
-+=