No Dia Mundial da Filosofia, Unesco lança revista sobre mulheres

Iniciativa pretende incentivar escritoras a “produzir da maneira mais livre possível”; cerimônia ocorre paralelamente à Assembleia da Rede de Mulheres Filósofas, que é patrocinada pela agência da ONU.

por: Mônica Villela Grayley, da Rádio ONU em Nova York.

Uma revista especializada para mulheres filósofas. Com este lançamento, a Unesco quer comemorar o Dia Mundial da Filosofia, marcado neste 17 de novembro.

No primeiro número, a publicação explica a intenção de criar um “fórum para literatura e troca de experiências, no qual as mulheres possam escrever da forma mais livre possível.”

Público Universal

Ainda de acordo com a revista, as filósofas também devem se “sentir livres para escrever sem ter a obrigação de produzir para um público universal masculino.”

Segundo a Unesco, a publicação é um “experimento global que dará a oportunidade para escritoras de pensar sem limites, e de serem lidas por pessoas com mentes abertas.”

Além disso, as filósofas terão acesso à informação sobre bolsas de estudo, treinamento e oportunidades para estudantes de doutorado e pesquisadoras do tema.

O lançamento da Revista Mulheres Filósofas está sendo feito à margem da Assembleia da Rede Internacional de Filósofas, que é patrocinada pela Unesco.

A publicação está à disposição na internet em duas línguas: inglês e francês.

Fonte: Rádio da ONU

+ sobre o tema

Racismo histórico: Como mulheres negras da mitologia foram retratadas como brancas pela Arte

Guerra de Titãs foi um dos filmes mais populares de...

5 pontos positivos para começar a usar o coletor menstrual

Ele virou assunto dos mais comentados na internet, angariou...

para lembrar

Com a maioria de mulher e negra, Prouni tem 50% a mais de inscritos

Programa Universidade para Todos registrou 653.992 inscritos; número representa...

Muitas dependentes de crack se prostituem e engravidam de desconhecidos

Lugar de proteção, o útero é o primeiro lar...

Mais de 120 mil mulheres são donas do próprio negócio no DF

Segundo levantamento do Sebrae, o DF é a segunda...
spot_imgspot_img

Universidade é condenada por não alterar nome de aluna trans

A utilização do nome antigo de uma mulher trans fere diretamente seus direitos de personalidade, já que nega a maneira como ela se identifica,...

O vídeo premiado na Mostra Audiovisual Entre(vivências) Negras, que conta a história da sambista Vó Maria, é destaque do mês no Museu da Pessoa

Vó Maria, cantora e compositora, conta em vídeo um pouco sobre o início de sua vida no samba, onde foi muito feliz. A Mostra conta...

Nath Finanças entra para lista dos 100 afrodescendentes mais influentes do mundo

A empresária e influencer Nathalia Rodrigues de Oliveira, a Nath Finanças, foi eleita uma das 100 pessoas afrodescendentes mais influentes do mundo pela organização...
-+=