Nos 40 anos do Ilê, governador destaca trabalho social e combate ao racismo

“O Ilê Aiyê é uma marca da cultura negra”, afirmou o governador Jaques Wagner, na festa de comemoração dos 40 anos do bloco afro mais antigo da Bahia, na noite de sexta-feira (1º). Com um arrastão percussivo, baianos e turistas caminharam e dançaram ao som da bateria do Ilê, partindo do Plano Inclinado, na Praça da Sé, passando pelas ruas do bairro da Liberdade até chegar à sede da entidade, no Curuzu.

O presidente do Ilê Aiyê, Antônio Carlos dos Santos, o Vovô, recebeu as homenagens do governador Jaques Wagner e da primeira-dama, Fátima Mendonça, e outras autoridades. Vovô afirmou que o Estado vem abrindo as portas para o movimento negro. “A gente tem muito orgulho de ser negro e de ver uma participação maior do negro no poder, durante este governo”, afirmou.

“A gente sempre lembra de Mãe Hilda, que inaugurou este importante núcleo de trabalhos sociais. Parabéns para o Ilê, divulgando a cultura baiana e africana para o mundo”, destacou o governador, lembrando que o Estado valoriza o trabalho realizado pela entidade: “estamos sempre juntos, ajudando o Ilê a brilhar ainda mais”.

“O Ilê Aiyê foi um marco para a criação de todos os blocos afro do Brasil. Para além da baianidade e da brasilidade, o Ilê é uma referência de resistência, tradição e religiosidade”, afirmou o secretário estadual da Promoção da Igualdade Racial, Elias Sampaio.

Segundo Sampaio, o papel do Governo do Estado é apoiar e incentivar a entidade nos trabalhos sociais e na luta contra o racismo. Uma das formas de apoio, segundo o secretário, será a publicação de um livro em comemoração aos 40 anos do Ilê e de uma edição especial dos Cadernos de Educação, produzidos pela entidade desde 1995.

A ministra da Secretaria da Promoção da Igualdade Racial, Luiza Bairros, destacou que o Ilê Aiyê foi o responsável pela africanização do carnaval baiano. “O Ilê contribuiu não só para a Bahia, mas para o Brasil, incentivando o orgulho de ser negro e inspirando a criação de várias lutas contra o racismo no país”.

A festa, que reuniu mais de 4 mil pessoas na sede do Ilê Aiyê e outras 10 mil nas ruas do Curuzu, contou ainda com a participação de Carlinhos Brown e do DJ Branco.

Fonte: Comunicação.ba

+ sobre o tema

Taís faz um debate sobre feminismo negro em Mister Brau

Fiquei muito feliz em poder trazer o feminismo negro...

São Paulo recebe 2° Encontro Nacional de Negras Jovens Feministas

Em segundo encontro nacional, jovens se reúnem para discutir...

Conheça a história de Shirley Chisholm, primeira mulher a ingressar na política americana

Tentativas de assassinato e preconceito marcaram a carreira da...

para lembrar

Simbolismo de posse de Barbosa não pode ser negado, diz Luiza Bairros

A ministra da Igualdade Racial, Luiza Bairros, afirmou nesta...

Ações afirmativas, como a igualdade racial, são assunto de audiência de comitiva sul-africana com a SEPPIR

    A secretária Angela Nascimento apresentou as principais diretrizes políticas...

Entidades tentam incluir a saúde no Estatuto da Igualdade Racial

Organizações de saúde da população negra prometem se...

Lembrando Luiza Bairros – 12 de Julho de 2016

Luiza Bairros nos deixou no 12 de julho 2016....
spot_imgspot_img

“Dispositivo de Racialidade”: O trabalho imensurável de Sueli Carneiro

Sueli Carneiro é um nome que deveria dispensar apresentações. Filósofa e ativista do movimento negro — tendo cofundado o Geledés – Instituto da Mulher Negra,...

Comida mofada e banana de presente: diretora de escola denuncia caso de racismo após colegas pedirem saída dela sem justificativa em MG

Gladys Roberta Silva Evangelista alega ter sido vítima de racismo na escola municipal onde atua como diretora, em Uberaba. Segundo a servidora, ela está...

Uma mulher negra pode desistir?

Quando recebi o convite para escrever esta coluna em alusão ao Dia Internacional da Mulher, me veio à mente a série de reportagens "Eu Desisto",...
-+=