Núcleo Ajeum apresenta o premiado espetáculo “IBEJADA”

04/02/26
Enviado para o Portal Geledés
Espetáculo “IBEJADA” propõe uma travessia coreográfica entre alegria, infância e ancestralidade

Nos dias 5, 6 e 7 fevereiro, às 19h, o Núcleo Ajeum apresenta o espetáculo “IBEJADA”, que propõe uma travessia coreográfica entre alegria, infância e ancestralidade. Com entrada gratuita, a performance ocorre no Centro de Referência da Dança, no centro da cidade de São Paulo. Ainda no dia 07, o grupo lança a terceira edição da Revista AJEUM, criada para registrar e valorizar a arte negra na dança contemporânea.

“IBEJADA” mergulha na simbologia de Íbéjì, divindade iorubá ligada à dualidade, à infância, à irmandade e à alegria como fundamentos da vida. A obra convida o público a uma travessia entre o real e o imaginário, onde as memórias da infância dos intérpretes se encontram com as tensões do mundo adulto e coletivo.

Foto: Sérgio Fernandes

Ao longo de 60 minutos, intérpretes-criadores se entrelaçam como irmãos inseparáveis, provocando o público a relembrar e reinventar laços de afeto, memória e futuro. Trata-se de uma ode à irmandade, à coletividade e à reinvenção dos corpos negros como potência de transformação. 

Com direção, concepção e coreografia de Djalma Moura, e dramaturgia de Jhonny Salaberg, a obra investiga as dualidades da vida e a ideia de completude a partir da relação entre os corpos em cena. A pesquisa orientada por Bruno Garcia Onifadé e a cenografia criada em parceria com Christopher Silva constroem um espaço sensível e ritual, onde dança, performance e imaginação se encontram, afirmando a alegria negra como força de criação, resistência e encontro.

O espetáculo foi indicado a três categorias do Prêmio APCA 2025 – Melhor Espetáculo de Dança, Cenografia e Interpretação –  e premiado na categoria Melhor Cenografia. 

Foto: Sérgio Fernandes

Serviço

Quando: 05, 06 e 07 de fevereiro de 2026 (terça e quarta-feira) – Horário: 19h –

Onde: Centro de Referência da Dança da cidade de São Paulo (CRD) – Baixos do Viaduto do Chá, s/n – Galeria Formosa, Centro, São Paulo – SP – Capacidade: 60 pessoas.

Estacionamento: Não.

Acessibilidade física: Sim.

Compartilhar