O boi fez a festa na praça do povo.

Por: Arísia Barros

A Praça Multi Eventos fica no coração do bairro da Pajuçara, em Maceió e no sábado, 16 de abril, a praça transformou-se em uma arena de show bordada de gente feliz, enfeitada de tons e cores e do protagonismo entusiasmado das populações periféricas.

O público presente beirou em quase sete mil pessoas. Sete mil gentes que percebem a arte como extensão da vida, uma cultura plural, aquela que enche arquibancadas e explode criatividade.

Foi uma senhora festa repleta de significados e pessoas que não se furtam de produzir e vivenciar o exercício artístico de um jeito cuidadoso e artesanal, com linguagem própria. Uma linguagem especialíssima.

O Bumba Meu Boi é tido como uma das mais ricas representações do folclore brasileiro. Segundo os historiadores, essa manifestação popular surgiu através da união de elementos das culturas européia, africana e indígena.

A festa do Boi na Praça Multi Eventos, em Maceió, foi uma rica demonstração do bom e genuíno teatro encenado no meio da rua. Inúmeras performances abordaram temas que iam do conhecido universo do sertão nordestino passando pela glorificação a Rainha dos Baixinhos e desbocando na Feira do Rato, redesenhada pelo Boi Lacrau, da Ponta da Terra com direito a barracas, vendedores de eletrodomésticos, algodão doce, uma profusão criativa do olhar do povo para uma feira tradicional, como símbolo da resistência cultural, que desaparece para dar passagem a contemporaneidade da construção de uma linha de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).

O povo dançou a feira e o trem-como alegoria na praça – chorou na hora da despedida.

A despedida de um passado, que por décadas, ajudou a tantos e muitos a reinventarem e compreenderem melhor o enredo de sua história pessoal.

O povo se fez protagonista na praça em homenagem ao boi.

E os bois foram chegando, invadindo a praça sob as luzes dos holofotes. Teve o Boi Vingador e o Boi Dragão, do bairro da Ponta da Terra, o Safary, Boi Bandido,Diamante Negro e o Cão de Raça, do centenário bairro do Jacintinho, o bairro do Poço trouxe o Boi Lacrau e o Paraná.

O Boi Rastafari desfilou transvestido de Virgulino Ferreira Lampião, em azul, vermelho e branco (as cores da bandeira de Alagoas) , ao ritmo do tambor e do fôlego cantador: Ê,ê,ê,ê cangaço!

A Festa do Bumba-Meu-Boi promovida pela Fundação de Ação Cultural de Maceió, sob o comando da competente equipe de Paula Sarmento, atual gestora da Fundação de Ação Cultural de Maceió e ainda sob os olhares atentos da Liga dos Bois de Carnaval de Maceió, mostrou a profundidade das muitas obras costuradas, de um jeito simples, pelo povo que subcidadão inventa sua auto- mobilidade, em salas apertadas pelo poder econômico, mas, infladas da fé na arte popular, aquela que se depreende das burocracias estatais e invade encantatória os espaços públicos, como uma imensa fotografia das possibilidades … Sim, o povo pode!

Uma arte escrita com histórias de sacrifício e amores extremados. Histórias de gentes que desocupam a casa para permitir que o boi tenha um teto e se apertam na cozinha desprovida de quase tudo, como a desrespeitar as estratégias de desmonte das mordaças da pobreza e da escassez de oportunidades.

Histórias da gente amante do bicho-estrela que traz para a praça o mobiliário da casa como cenário para o boi brilhar.

A Festa do Bumba-meu-boi realizada no sábado 16 de abril, quebrou a lógica da exclusividade do “tal boi de carnaval” e fez surgir uma nova realidade: a arte quando é boa cabe em qualquer lugar e em qualquer ocasião, até em uma sábado de abril.

Que o diga o povo que invadiu a praça para aplaudir o boi!

Ê,ê,ê,ê boi!

 

Fonte: CadaMinuto

+ sobre o tema

Filme de Wagner Moura sobre Marighella abre seleção de atores

Filme de Wagner Moura sobre Marighella abre seleção de...

Adiamento da ação que questiona terras quilombolas visa desmobilizar luta, diz líder

O STF suspendeu, nesta quarta, o julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade...

Novembro Negro tem programação unificada na UFMG

Espetáculos culturais, rodas de conversa sobre percurso de alunos...

para lembrar

spot_imgspot_img

João Cândido e o silêncio da escola

João Cândido, o Almirante Negro, é um herói brasileiro. Nasceu no dia 24 de junho de 1880, Encruzilhada do Sul, Rio Grande do Sul....

Levantamento mostra que menos de 10% dos monumentos no Rio retratam pessoas negras

A escravidão foi abolida há 135 anos, mas seus efeitos ainda podem ser notados em um simples passeio pela cidade. Ajudam a explicar, por...

Racismo ainda marca vida de brasileiros

Uma mãe é questionada por uma criança por ser branca e ter um filho negro. Por conta da cor da pele, um homem foi...
-+=