O dia em que mudei de ideia sobre as cotas

As cotas raciais nas universidades são um assunto bem polêmico. Eu sou branco, e sempre fui contra. “Se eu acerto 80% das perguntas, como posso perder a vaga para alguém que acertou 79%, só porque ele é negro?”, eis a pergunta, a questão, a razão da indignação.

por Fábio Burch Salvador via Guest Post para o Portal Geledés

Bom. Eu ainda considero injusto, do ponto de vista individual, que um sujeito não ocupe uma vaga tendo acertado mais questões do que o outro. Minha visão é matemática, cartesiana. Nasci para ser Spock. Gosto de sistemas de cálculo livres de condicionantes.

Mas chegou o dia em que passei a apoiar as cotas.

Foi assim: eu estava vendo TV, e estávamos bem no meio daquela polêmica dos médicos cubanos. Uma brasileira chegou a dizer que as médicas da ilha de Fidel nem tinham “cara de médica”, e sim, “cara de empregada doméstica”. Claro! As cubanas eram, em sua maioria, mulheres de baixa estatura, e negras ou mestiças.

Uma luz brilhou na minha cabeça: se eu pegasse uma foto, mostrando uma mulher loira e alta ao lado de outra, negra, meio gordinha, e dissesse às pessoas que ali havia uma médica e sua faxineira, tenho certeza que 99% das pessoas apontaria a branca como sendo a médica.

Leia também: As cotas para negros: por que mudei de opinião por William Douglas, juiz federal (RJ)

Porque a outra, segundo o senso comum, tem “cara de doméstica”.

No século retrasado, teria “cara de escrava”. Ou seja, evolução que é bom, nada.

E aí passei a apoiar as cotas: elas devem existir até que hajam tantas médicas negras nos hospitais ao lado das médicas brancas, que as pessoas passem a ser incapazes de determinar quem é a faxineira, ao olhar para a foto.

Precisamos das cotas até o dia em que, ao entrar no Fórum, não fiquemos adivinhando quem é advogado, policial ou bandido só olhando a cor da pele.

Hoje apoio as cotas – tapando os olhos para o aspecto das pequenas injustiças pessoais que certamente ocorrem (o negro de família abastada que se beneficia, por exemplo, e tira a vaga de um outro jovem, branco mas “mal nascido”). São pequenas coisas. Não se faz omelete sem quebrar uns ovos.

Apoio porque é um instrumento essencial para misturar todas as cores em todos os níveis sociais e em todas as ocupações. E relegar ao passado essa odiosa noção, que nos parece tão natural (a brancos e negros), de olhar para uma pessoa, por sua pele, seu cabelo, e dizer que ela tem “cara de” qualquer coisa.

+ sobre o tema

Por que mandaram matar Marielle Franco? Essa agora, é a pergunta que não se cala…

Seis anos depois e finalmente o assassinato de Marielle...

Mulheres sambistas lançam livro-disco infantil com protagonista negra

Uma menina de 4 anos, chamada de Flor de...

Poesia: Ela gritou Mu-lamb-boooo!

Eita pombagira que riscaseu ponto no chãoJoga o corpo...

para lembrar

Minha Mãe, Minha Heroína?

“Ainda bem que ninguém saiu ferido, ninguém se machucou....

Workshop Mulheres Negras em Movimento: Oficina Preparatória para Seleções de Pós-Graduação

O Workshop Mulheres Negras em Movimento: Oficina Preparatória para...

Sobre colorismo, privilégios e identidade racial

Durante a maior parte da minha vida eu me...

Bitonga Travel tem como pretensão democratizar viagens entre mulheres negras. Projeto será lançado no Aparelha Luzia

Grupo formado por quatorze viajantes, influenciadoras digitais negras almeja...
spot_imgspot_img

Brancos, vamos falar de cotas no serviço público?

Em junho expira o prazo da lei de cotas nos concursos públicos. A proposta de renovação apresentada pelo governo Lula e elaborada de forma interministerial tem sofrido...

O Brasil branco é um produto de cotas

Quem observa a oposição às cotas raciais nas universidades e no serviço público é capaz de pensar que o Brasil nunca adotou cotas anteriormente. Errado. O...

Refletindo sobre a Cidadania em um Estado de Direitos Abusivos

Em um momento em que nos vemos confrontados com atos de violência policial  e  não punição, como nos recentes casos de abuso de poder...
-+=