O estilão inconfundível de Luiza Bairros e o Dia da Mulher Negra

“Em 1992, em Santo Domingo, na República Dominicana, realizou-se o 1º Encontro de Mulheres Afro-latino-americanas e Afro-caribenhas, do qual decorreram duas decisões: a criação da Rede de Mulheres Afro-latino-americanas e Afro-caribenhas e a definição do 25 de julho como Dia da Mulher Afro-latino-americana e Caribenha.

Por Fátima Oliveira, do O Tempo

Ilustração Duke/O Tempo

“A data objetiva ser polo de aglutinação internacional da resistência das negras à cidadania de segunda categoria na região em que vivem, sob a égide das opressões de gênero e étnico-raciais, e assim ‘ampliar e fortalecer organizações e a identidade das negras, construindo estratégias para o enfrentamento do racismo e do sexismo’.

“(…) Faltam esforços dos governos para a efetivação dos nossos direitos humanos. Partícipes das lutas das mulheres em geral, incluindo o Dia Internacional da Mulher, nós, as negras feministas, sabemos que é preciso uma data toda nossa a partir da compreensão de que não há uma mulher universal. Entre as mulheres há fossos de classe e raciais-étnicos; e a ‘sororidade’ entre as mulheres é algo que não existe. Então, temos de estar na luta por nossa própria conta” (“25 de julho: Dia da Mulher Negra da América Latina e do Caribe”, O TEMPO, 23.7.2013).

Só em 19.7.2013 a então presidente Dilma Rousseff recebeu, pela primeira vez, lideranças de mulheres negras, reunião arduamente articulada pela então ministra Luiza Bairros (1953-2016), da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, na qual foi reafirmado o compromisso do governo no combate à discriminação racial, o reconhecimento do racismo institucional e esforços para implantar o ensino da cultura africana nas escolas.

Na ocasião, faltou Padilha, o então ministro da Saúde, engavetador da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra e que, na Rede Cegonha, “esqueceu” o recorte racial-étnico! A omissão era abissal: o programa foi enterrado com uma caveira em algum canto do Ministério da Saúde, diante do que lacrei: “Há algo simples que um governo antirracista precisa fazer, que não foi assumido, mas basta vontade política: entender que só combater a pobreza é pouco para debelar o racismo” (O TEMPO, 26.4.2011) porque pobreza é uma coisa e racismo é outra; e, embora possam estar juntas, têm dinâmicas diferentes!

No atual cenário nacional de trevas, tentam impor a agenda de demolição da universalidade do SUS, flertam com o fundamentalismo e não reconhecem o racismo na saúde. Busquemos brechas antirracistas nos Estados, pois ficamos no “ora veja”, apesar das pelejas de Luiza Bairros, a quem digo “obrigada pela turronice e teimosia!”

Escrevi “Saúde da População Negra: Brasil Ano 2001” por estímulo/exigência do tino político de Luiza Bairros, à época no Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, que buscou recursos na Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), e naquele estilão inconfundível Luiza Bairros, com a minuta do contrato de consultoria na mão, disse-me: “Fátima, está aqui o recurso, tire férias/licença e escreva o que só você escreverá! Ou não o teremos”. Não consegui férias nem licença, e meu computador “escangalhou” para sempre! Aluguei um. Computadores eram caríssimos naquela época! Entreguei a consultoria no prazo: três meses. Emagreci 10 kg! Em alguns dias, desejei virar lenda!

“Saúde da População Negra: Brasil Ano 2001”, de minha autoria, obra de grande projeção internacional, é a primeira sistematização sobre saúde da população negra escrito no Brasil, produto de uma consultoria para a Opas; foi idealizada por Luiza Bairros.

+ sobre o tema

“Uma ferramenta de resistência identitária” chamada Djidiu

Ao longo de um ano, vários afrodescendentes reuniram-se em...

Sobre futilidades que não cabem dentro de uma luta

Existem mulheres feministas incríveis e que eu sou muito...

#MariellePresente “Gente, parem de matar a gente”. Vídeo de Ana De Cesaro

"Gente parem de matar a gente", vídeo de Ana...

Quem é Naomi Wadler, que aos 11 anos luta por vítimas ‘que não aparecem no jornal’

Dias antes de viralizar e ficar conhecida no mundo...

para lembrar

100 livros infantis com meninas negras – Parte II Final

Sobre o projeto 100 meninas negras. Parte II Este é...

Escritora Cidinha da Silva está em BH para lançar novo livro

Um dos mais importantes nomes da literatura negra contemporânea,...

Samba branco, seu racismo e seu compasso manco

Não quero a crioula no samba Empurra a crioula pra...

16 escritores refletem sobre o significado mágico de Michelle Obama

Em seu prefácio a The Meaning of Michelle (O...
spot_imgspot_img

Ela me largou

Dia de feira. Feita a pesquisa simbólica de preços, compraria nas bancas costumeiras. Escolhi as raríssimas que tinham mulheres negras trabalhando, depois as de...

“Dispositivo de Racialidade”: O trabalho imensurável de Sueli Carneiro

Sueli Carneiro é um nome que deveria dispensar apresentações. Filósofa e ativista do movimento negro — tendo cofundado o Geledés – Instituto da Mulher Negra,...

Andréia Regina Oliveira Assunção Santos e os desafios da maternidade são destaque do mês no Museu da Pessoa

Quando estava no último ano do curso de administração de empresas, Andréia engravidou pela primeira vez e enfrentou uma série de desafios, como as...
-+=