O melhor analista do RapBR agora também é um rapper que você respeita, Faustino lança single ‘888’

Faustino elevou o level das análises de Rap brasileiro com seu canal no Youtube chamado Faustino Beats. Integrando hoje a equipe do RND, Faustino realmente se aprofunda nas canções, interpreta as barras, fala da técnica e ainda entende muito da parte instrumental —o mano cria até partituras para as melodias vocais.

Por Anderson Morais, do  RND

E agora mostra que, além de saber destrinchar uma canção, tem muitas rimas de alta qualidade na cachola. O baiano arretado lançou no último sábado (3) o seu primeiro single oficial, um presente em comemoração aos 10 mil inscritos que conseguiu em seu canal — se inscreva tamém chapa!

Intitulado “888“, o single trata com acidez e ar contemporâneo os preconceitos que assolam a sociedade e, de certa forma, a faixa ainda apresenta o Faustino como rapper, onde nota-se uma vertente de luta para o caminho da igualdade social.

The President Of The United States, por 8 anos, um black! Pareciam tempos de mudança à vista. Mas é, minha gente, importunar você não era meu plano, mas né que ele teve que apertar a mão de um bundão racista?“, diz Faustino no início da música, que possui duas fases na instrumental, indo do Trap ao Boom Bap — confira:

A música foi toda produzida pelo Faustino, desde a instrumental até a mixagem e masterização. O lyric vídeo acima foi desenvolvido pelo Bruno Zambelli.

Confira uma pequena entrevista que fiz com o Rai Faustino, onde ele explica o ótimo conceito de “888” e ainda fala sobre o que há de vir na sua carreira musical:

ENTREVISTA

Em suas análises, percebe-se que você realmente enxerga de várias perspectivas cada som, indo desde da parte musical até a parte lírica. Como foi lançar uma música com esse know how? Sentiu algum tipo de cobrança?

Antes de qualquer coisa, muito obrigado pelo espaço! Então, a maior cobrança que eu sinto vem de mim mesmo, sempre fui muito crítico com minhas coisas, e isso leva a uma insegurança grande pra lançar qualquer coisa. Até o meu canal surgiu depois de quase 10 anos criando coragem, acredita? Mas tudo a seu tempo… Em relação a uma possível cobrança externa, também imaginei que pudesse existir, do tipo, “olha esse cara que fica julgando o trampo dos outros e agora tá lançando um som próprio”, natural que o pessoal já olhe diferente, né? Felizmente até agora a resposta tem sido positiva, fora um vacilo que cometi na mixagem, o vocal ficou um pouco baixo, rsrs… Aprendizado constante, na próxima sai melhor!

Porque “888”?

Eu queria muito fazer um som no qual eu falasse sobre diversos preconceitos (que afetam o coletivo), e ao mesmo tempo me apresentasse como pessoa (perspectiva individual). Busquei um conceito pra abranger isso… Depois de pensar muito bolei essa história do 888, na qual pude, em diversas linhas através de umas brincadeiras com matemática e com imagens, criticar homofobia, promover igualdade e descrever como me sinto (os infinitos dentro de mim).

Esse foi o conceito inicial, e depois acabei explorando outros significados! Tem outros MC’s na cena que brincam com números, como o Baco com “999”, então é como se eu chegasse no “888” pra ocupar um espaço na cena que tava vazio…

E tem outro engraçado, um cara na internet criticou o nome do som dizendo que “88” é coisa de nazista [“88” no alfabeto seria “HH”, Heil Hitler]. Então eu me virei pra explicar e disse, “8” em inglês é “eight”, que lembra “hate”… Então “888” também significaria “odeio nazistas”, que também tem a ver com o que falo na música, hahaha. Uma coincidência interessante, confesso que nessa eu não tinha pensado.

Depois dessa surpresa tão boa em forma de Rap, você pretende lançar mais músicas em 2017? O que vem por aí?

Eu sempre tive vontade de fazer um trampo fechado. Um EP ou álbum, no qual eu possa mostrar todas minhas influências musicais, que vão do rap ao metal, e passando por vários outros estilos. Mas sinto que preciso amadurecer muito pra poder expressar tudo o que quero e ser efetivo musicalmente e liricamente. Então acredito que em 2017 pode rolar alguns singles, algumas surpresas também lá no canal… Não tenho nada definido! Só sei que quero passar umas mensagens positivas e me divertir no processo.

+ sobre o tema

“Eu sabia da desigualdade racial, mas não fazia nada porque não estava ao meu redor”, diz Giovanna Ewbark em vídeo

Atuando há cerca de um ano como youtuber, Giovanna Ewbank comemorou a...

Angola Janga: a resistência de Palmares em quadrinhos

O Quilombo dos Palmares, um dos principais do período...

Dono do melhor disco do ano, Rincon Sapiência lança a sensacional “Afro Rep”; assista

O rapper lançou seu primeiro álbum de estúdio, Galanga...

Novidade no pop nacional: grupo Donas mal chegou e já é viral no Spotify Brasil

Tem novidade na música brasileira! Essas meninas mal chegaram...

para lembrar

O poder da beleza negra, na Vogue Itália

O poder da beleza negra, na Vogue Itália. A Vogue...

Beyoncé contrata 200 dançarinos africanos para novo clipe

Beyoncé contratou mais de 200 bailarinos africanos para o...

Camila Pitanga conta que faz terapia desde os 16 anos

Camila Pitanga falou com a Marie Claire e contou que faz...

Elza Soares ataca de DJ e faz mixagem durante show; veja

A cantora Elza Soares, ícone da música brasileira, provou...
spot_imgspot_img

Show de Ludmilla no Coachella tem anúncio de Beyoncé e beijo em Brunna Gonçalves; veja como foi

Os fãs de Ludmilla já estavam em polvorosa nas redes sociais quando a artista subiu no palco principal do Coachella, na Califórnia, na tarde deste domingo, acompanhada...

Quem é Linda Martell, citada em “Cowboy Carter”, novo álbum de Beyoncé?

O esperado novo álbum de Beyoncé contém uma música que leva o nome de uma mulher que parece ter sido a inspiração para o projeto. “Act...

Beyoncé revela que Stevie Wonder tocou gaita em uma das faixas de seu novo disco ‘Cowboy Carter’; ouça

Beyoncé revelou que Stevie Wonder tocou gaita em "Jolene", uma das faixas do seu novo disco "Cowboy Carter". A informação foi dada pela própria cantora durante o...
-+=