O ministério de Dilma Rousseff? Deixa o trem arder…

Fátima Oliveira

Pedro, marido de Estela, afilhada de Dona Lô, um pemedebista dos antigos, daquilo que se chamava de “Velho MDM”, estava desassossegado porque a formação do ministério da presidenta eleita Dilma Rousseff, segundo ele, estava deixando muito a desejar e a biqueira de poder, da qual o PMDB tanto gosta, estava ficando cada vez mais curta. O sonhado Blocão, não deu certo. De certeza Dilma esturricou o Blocão e o vice, Michel Temer, conforme Pedro, está sendo cozinhado em banho-maria…
– Dona Lô, cadê o ministério de Dilma, hein?
– Sei muita coisa, não viu Pedro! A mulher tá montando o governo. Tem todo o direito. Vamos ver no que vai dar. Confio no taco dela. Teu PMDB deu uma murchada na ânsia por cargos? Era hora de acalmar, né não, meu filho? A coisa estava ficando feia demais. “Marrapá”, tem paulista demais no primeiro escalão, o que acha? Cala-te boca, Lô! Mas que tá pior do que urubu na carniça, isso tá! Falando em bicho que voa, Pedro os beija-flores estão em festa em meu jardim, meu filho. Tanto que fiquei impressionada hoje pela manhã.

– E Lula tá quase meio inconveniente. Por que não fica quieto?! Ele já é rei posto. É mesmo como se diz: “Rei morto, rei posto”. E “cefini, saudações” O mandato dele acabou! “C’os diacho” com tanta indicação de ministros! Não tô entendendo mais nada! Terminou o mandato dele, é hora de largar o osso!
– Ô Pedro tu estás indo na onda dessa gente, não é? Isso é uma bobajada de marca maior…
– Qual?
– De dizer que Lula tá mandando no governo de Dilma, que ainda nem começou. Até parece que estão denunciando um crime cometido por Lula! A grande imprensa está caindo de pau, dizendo que Dilma é uma marionete de Lula; que Lula isso, Lula aquilo…
– Ora Dona Lô, Dilma está quietinha, quietinha… Anda falando pouco.
– E quem não deve falar, falando pelos cotovelos, não é? Até o “boca de sulapa” está dando uma de conselheiro de Dilma! Isso é pouca falta de tudo! Que cara mais intrometido! Espia só que coisa mais sem rumo! Reclamam que muitos ministros de Lula permanecerão; e que o ministério é muito petista. “Sangue de Jesus tem poder”! Misericórdia com tanta asnice!
– Mas é verdade!
– Ai, Jesus me abana! Como não seria um ministério de DNA petista, se o governo é petista? Se a presidenta é do PT?! Como Lula não vai dar pitaco se ele apresentou e avalizou a Dilma e disse que ela seria um governo de continuidade? Quem votou e elegeu Dilma entendeu assim.
– Mas Dona Lô, fique calma, veja só…
– Calma qual o quê Pedro! O governo Dilma é continuidade do Governo Lula! Foi isso que foi aprovado pelo eleitorado! Esqueceu? O lulismo, confiando na palavra de Lula derrotou o serrismo. Ou não foi? “Home” deixe de asneiras! Agora estão querendo que Dilma coloque ministros do PSDB? Do DEM também? Era só o que estava faltando! Eita magote de doido em surto psicótico. “Ora, me compre um bode!”
– E a paridade de gênero para os ministérios, colou ou não?
– Ah, quem dera meu filho! Foi pros ares. As más línguas juram que só do colete de Lula saíram uns dez ministros! Tão se roendo de inveja! Mas nesse meio, só uma mulher. Sem jeito! Veja bem, temos no Governo Lula 37 ministros, sendo 32 ministérios, 3 secretarias com status de ministério, o presidente do Banco Central e o Advogado-geral da União, ambos com status de ministros!
– Mas Dona Lô, se Lula abocanha 1/4… É rezar! Valei-me meu São José de Ribamar! Precisa muita reza brava, pois sendo assim Lula vira um latifundiário de ministérios. Coisa mais esquisita! Se for verdade é demais mesmo. Cabe bem o que Lula gosta de dizer: “Nunca dantes na história desse país” se viu tanto mandonismo. É como se Lula fosse um coronel do sertão…
– É! Nesse raciocínio tens razão Pedro. O que está errado é a base do teu raciocínio, meu chapa! De modo que, perdeste o eixo! E olhe: continuo dizendo que “Sou Lula até debaixo d’água!”
– E quem não sabe que a senhora é “paridinha” por Lula, hein?
– “Home” deixe de bobagem! Quem perdeu a eleição tem de aceitar o resultado da lisura das urnas. Só não entendo que sendo também do PMDB, que tem o vice de Dilma, esteja tão contra Lula! Que bicho te mordeu, hein “bichim”? Precisas ler Marcos Coimbra de vez em quando, meu filho. Gostei quando ele disse que o eleitorado entendeu bem o recado de Lula: “Votar em Dilma é votar em mim”! Não foi o combinado? Reclamar de quê, hein?
– Você está afiada que nem lâmina de punhal…
– Não acredito nessa fuxicada à boca miúda, nem na das arraias grandes do PSDB e nem das “pitititas” do DEM. Pode estar faltando senso a Lula? Pode! Entendo “direitim” quando dizem que o poder é afrodisíaco! Mas nada que um grito não corrija. “Cê” sabe, “Por falta de um grito se perde uma boiada”. Precisam deixar a mulher governar, minha gente!
– E pra governar ela tem de escolher a sua equipe de governo!
– E quem disse que ela não está escolhendo? Hem-hem, só quem não conhece Dilma! Ora, vamos combinar, né Pedro?! Ocupante de ministério é cargo de confiança da presidência da República. E fim de papo! Já disse que acredito piamente que Dilma não é besta!
– …
– Na certa que perde dinheiro quem comprar a Dilma por besta. Tanto não é que chegou onde chegou. Quem diria, não é?
– Esse povo da política está com a vida ganha, deixa o trem arder…
– Hem-hem… Pois bem, vou fazer a minha parte, que é assistir a primeira presidenta do Brasil receber a faixa presidencial. Não há dinheiro que pague! Depois voltar aqui pro meu canto, feliz da vida! E la nave va!
– Não adianta. A senhora arruma desculpas pra tudo dessa sua gente…
– Ai, Jesus me abana! Meu juízo está “curtim”, “curtim”, viu Pedro? Depois não diga que não lhe avisei!
– Beijim, Dona Lô! Estela está pedindo pra falar mais um pouquinho. De certeza quer pedir mais uma receita de alguma comida. Acho que é de Queijo de ovos mole ou de Toucinho do céu. Êh mulher que só pensa em comer! E toda vez que ela volta da Matinha só fala em comida. Fica impossível! A bicha não engorda de ruim que é porque ali come, meu Deus E como come!

+ sobre o tema

Presidente de Portugal diz que país tem que ‘pagar custos’ de escravidão e crimes coloniais

O presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, disse na...

O futuro de Brasília: ministra Vera Lúcia luta por uma capital mais inclusiva

Segunda mulher negra a ser empossada como ministra na...

Desigualdade ambiental em São Paulo: direito ao verde não é para todos

O novo Mapa da Desigualdade de São Paulo faz...

Foi a mobilização intensa da sociedade que manteve Brazão na prisão

Poucos episódios escancararam tanto a política fluminense quanto a...

para lembrar

Polêmica na discussão das prioridades no Estatuto da Igualdade Racial

Fonte: A Tarde On Line Por Cleidiana Ramos A proposta...

O povo não pode pagar com a própria vida!

Nós, entidades signatárias do Pacto pela Vida e pelo...

Como se desperta o pior que há em nós

Sociedades meritocráticas de mercado corroem autoestima. Estimulam, como defesa,...

De que lado você está? Tico Santa Cruz responde

O cantor e compositor Tico Santa Cruz, que sempre...

MG lidera novamente a ‘lista suja’ do trabalho análogo à escravidão

Minas Gerais lidera o ranking de empregadores inseridos na “Lista Suja” do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). A relação, atualizada na última sexta-feira...

Conselho de direitos humanos aciona ONU por aumento de movimentos neonazistas no Brasil

O Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), órgão vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, acionou a ONU (Organização das Nações Unidas) para fazer um alerta...

Brizola e os avanços que o Brasil jogou fora

A efeméride das seis décadas do golpe que impôs a ditadura militar ao Brasil, em 1964, atesta o apagamento histórico de vários personagens essenciais...
-+=