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    Mônica Calazans tem 54 anos e trabalha na UTI do Instituto de Infectologia Emílio Ribas (Foto: Arquivo pessoal)

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    Primeira vereadora negra eleita na Câmara de Curitiba, Carol Dartora recebeu ameaças de morte por e-mail (DIVULGAÇÃO/Imagem retirada do site El País)

    Ameaças de neonazistas a vereadoras negras e trans alarmam e expõem avanço do extremismo no Brasil

    Ingrid Silva é a primeira bailarina negra e brasileira a ser palestrante principal em Harvard

    Pesquisadoras também produziram livreto em homenagem às profissionais que atuam no combate ao coronavírus - Ilustrações: Marcelo Jean Machado

    Projeto dá visibilidade ao trabalho de cientistas negras brasileiras de forma lúdica

    Divulgação

    2º Festival Frente Feminina abre inscrições e seleciona artistas negras para residência artística virtual

    A cantora Alaíde Costa Kazuo Kajihara/ Sesc-SP

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      Alicia Keys pede para Joe Biden lançar iniciativa de justiça racial nos EUA

      Enfermeira Mônica Calazans, de 54 anos, é a primeira brasileira a receber dose da vacina Coronavac (Foto: Governo do Estado de São Paulo / Divulgação)

      “Precisa dizer que Mônica é negra?”: o racismo à brasileira e a CoronaVac 

      Em foto de 2019, Ananda Portela segura a mão da avó, internada com covid-19 Imagem: Acervo Pessoal

      Após o final do ano, a covid-19 explodiu em minha família – e no país

      Thiago Amparo (Foto: Marcus Leoni/CLAUDIA)

      O Brasil é uma enfermeira preta vacinada

      Imagem: Arquivo Pessoal

      “Lutei e provei inocência do meu filho, hoje ajudo mães em penitenciárias”

      Gilmar Bittencourt Santos Silva - Arquivo Pessoal

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      FÁBIO VIEIRA/ESPECIAL METRÓPOLES

      Após ser alvo de ataques transfóbicos e racistas, Érika Hilton irá processar 50 pessoas

      A parlamentar Laetitia Avia propôs a nova nova lei, enquanto o primeiro-ministro Jean Castex foi ridicularizado por seu sotaque (GETTY IMAGES)

      Por que a França pode criminalizar a discriminação pelo sotaque

      Adolescente de 16 anos foi espancada pelo pai por ser lésbica, na Bahia — Foto: Divulgação/Polícia Civi

      Adolescente é espancada pelo pai na BA e relata que motivo é ela ser lésbica; avó da vítima denunciou homem à polícia

      (Jonathan Alcorn/AFP/)

      Painel trata combate ao racismo como exercício de cidadania e justiça

      Imagem: Geledes

      Racismo Estrutural – Banco é condenado a indenizar cliente por discriminação racial

      GettyImagesBank

      13 palavras e expressões da língua portuguesa para não usar mais

      Racismo e desigualdades: o que há de democrático na Covid-19?

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      Coronavírus expõe o racismo ambiental: negros são o corpo que o Estado secou

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        Arte por Raquel Batista

        O Movimento Negro Organizado Hoje: Vozes da Coalizão Negra Por Direitos #DesenraizandoRacismo

        Ana Hikari (Reprodução/Insytagram/@ _anahikari)

        Ana Hikari, 1ª protagonista asiática da TV: ‘Passei a vida reduzida a japa’

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              O pioneirismo dos movimentos sociais no interior do Ceará

              13/06/2015
              em Afro-brasileiros e suas lutas
              Tempo de leitura: 5 min.

              O Cariri é uma terra marcada pelo imaginário religioso e tradicional, mas também vem se destacando como o berço de muitas revoluções construídas por coletivos que buscam a intersecionalidade dos movimentos sociais

              Por Jarid Arraes, do Revista Fórum 

              O Cariri do interior do Ceará é uma terra marcada pelo imaginário religioso e tradicional. Juazeiro do Norte, uma das principais cidades da região, é conhecida por sua forte relação com a figura do Padre Cícero Romão Batista, um santo milagreiro que movimenta o turismo e gigantescas romarias dos fiéis. No entanto, o Cariri também vem se destacando como o berço de muitas revoluções construídas por coletivos e movimentos sociais pioneiros, dispostos a efetivar muitas transformações sociais.

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              queerdel-300x205
              Imagem: Reprodução / Facebook

              O coletivo Queerdel – Transgressão e Memória de Gêneros e Sexualidades da Região do Cariri é um dos grupos que articula o que há de melhor no interior do Ceará: a palavra “Queerdel” é como uma provocação, unindo o “queer”, uma palavra inglesa que é compreendida no Brasil como uma espécie de representação da diversidade sexual, com a palavra “cordel”, uma tradicional literatura popular.

              O Queerdel surpreende pela coragem de confrontar tabus e lógicas conservadoras tão comuns no interior do Ceará. Para Pablo Soares, estudante de Jornalismo e militante do grupo, a intenção é desconstruir preconceitos e viabilizar novas formas de comunicação.

              O próprio nascimento do coletivo explica bastante suas propostas: “O Movimento “Queerdel” nasceu no início do ano a partir da experiência com a disciplina “Cordel, Informação e Memória”, ministrada pela professora Fanka Santos. Ele foi formulado com o intuito de se tornar um projeto fomentado pela universidade, no âmbito da pró-reitoria de cultura. A partir da primeira reunião, depois do projeto ser aprovado, decidimos que ele se definiria enquanto movimento de Transgressão e Memória de Gêneros e Sexualidades da Região do Cariri, trabalhando na perspectiva de unir a poesia com as questões de gênero e sexualidade”.

              O movimento desenvolve saraus, oficinas de produção de cordéis feministas e libertários, além de atividades em parceria com outros movimentos que combatem as opressões – tais como a Frente de Mulheres dos Movimentos do Cariri, o Coletivo Brenhas e o Pretas Simoa, que já virou até manchete nos jornais do país após o intenso enfrentamento que fizeram na Universidade Regional do Cariri (URCA). Na ocasião, em Março de 2014, um estudante da universidade encontrou pichações no banheiro que lhe ofendiam com conteúdo racista e, devido a problemas de saúde, chegou a convulsionar. Indignadas com a omissão da instituição, as integrantes do Pretas Simoa fizeram uma série de intervenções no campus, uma delas gravada e disponibilizada no Youtube.

              Por seu histórico de ações incisivas, que metem o dedo na ferida e expõem o racismo e a misoginia do Ceará e de todo o Brasil, as ativistas do Pretas Simoa são companheiras de luta ideais para que o Queerdel consiga somar forças e unir pessoas dispostas a questionar e combater o racismo, machismo, homofobia, lesbofobia, transfobia e outras manifestações discriminatórias.

              De fato, os movimentos sociais do Cariri vêm se mostrando pioneiros, interessados em colocar em prática uma práxis interseccional aprofundada. Além de ações em datas históricas de militância, como o Dia Internacional da Mulher, os coletivos da região entendem, antes de muita gente, que toda militância necessita de atenção para o contexto local e preocupação com grupos ainda mais marginalizados na sociedade, como é o caso das mulheres da periferia.

              Pretas Simoa em ensaio fotográfico contra a objetificação das mulheres negras no Carnaval (Imagem: Reprodução / Facebook)
              Pretas Simoa em ensaio fotográfico contra a objetificação das mulheres negras no Carnaval (Imagem: Reprodução / Facebook)

              Tendo isso como missão e prioridade, o Pretas Simoa realizou um evento totalmente gratuito na cidade de Crato (CE), em Agosto de 2014, onde trabalhadoras domésticas tiveram acesso a informação sobre seus direitos trabalhistas. Apesar disso, as militantes negras denunciaram a falta de interesse e participação de feministas brancas; embora o Pretas Simoa realize periodicamente formações, debates, exibições de filmes e documentários, além de outras atividades, a presença de pessoas brancas, mesmo entre aquelas que já militam em movimentos sociais, é bastante rara.

              Os desafios da militância são imensos. “O Cariri, por ser uma região interiorana, ainda tem aspectos que devem influenciar e servir de reflexão em nossas lutas e formas de atuação. Nossa população é composta por grande parte de indivíduos trabalhadores rurais e idosos, que possuem uma formação baseada no patriarcado”, afirma Pablo Soares. Por isso, marchas muito populares no Sudeste, como a Marcha das Vadias, não cabem na realidade do Cariri. “Não tem como ou é muito difícil exigir, por exemplo, que essas pessoas se identifiquem com a própria marcha das vadias. É legitima, sim – mas é um contexto muito mais complexo, que devemos repensar para trabalhar determinadas reflexões. Um movimento que não abrange a magnitude das diferenças que compõem os indivíduos é um movimento fraco!”, salienta.

              A própria lógica de que todas as ações feitas pelo sudeste do país também servem para outras regiões do Brasil revela discriminações diversas. Sem que se possa levar em consideração a realidade de lugares como o Cariri e os desafios que as mulheres daquele lugar enfrentam, muitas vezes extremamente diferentes das questões das mulheres brancas paulistanas, não se pode falar de Feminismo para todas. O mesmo, claro, vale para o movimento LGBT e negro.

              Ato em protestos contra os altos índices de feminicídios na região do Cariri. Em 31 de Maio, na cidade de Barbalha (CE) (Imagem: Arquivo Pessoal)
              Ato em protestos contra os altos índices de feminicídios na região do Cariri. Em 31 de Maio, na cidade de Barbalha (CE) (Imagem: Arquivo Pessoal)

              “O Cariri assim como qualquer outra região do interior é sempre invisibilizada e exotificada”, denuncia Soares. “O nosso movimento é invisibilizado e nossas pautas muitas vezes são vistas como inferiores ou desnecessárias, sim, por muitos partidos e coletivos. Mas é bom ver que apesar de tudo temos sempre forças para manter a luta e cada dia mais interseccionalizar os nossos movimentos!”, declara.

              E por falar em interseccionalidade, no próximo dia 27, os coletivos Queerdel e Pretas Simoa realizarão o “Akuenda a Diverdade”, uma marcha que traz o foco para as questões da população LGBTTQI com recortes de gênero, raciais e de classe. Esse é um excelente exemplo de como todos esses movimentos podem caminhar juntos, abordando todas as pautas que lhes são relevantes e cuidando para que em seus coletivos nenhum tipo de discriminação seja reproduzida sem que seja confrontada.

              Apesar dos desafios, Pablo Soares afirma que a experiência de militância no Cariri é muito rica. “As relações que se estabelecem entre as pessoas para uma única finalidade e uma única luta é muito prazerosa, mas também árdua, já que cada um possuí suas especificidades e linhas de pensamento”, explica. “A mobilização deve ser uma das nossas principais tarefas, mas também é a mais complexa, já que muitas vezes as pessoas acreditam que militância é uma perda de tempo, o que é muito triste. A população, principalmente as escolas, se mostram bastante abertas para que desenvolvamos nossas atividades, já que os assuntos pautados muitas vezes geram situações de constrangimento entre as pessoas que não sabem discutir a respeito e acabam reproduzindo uma série de preconceitos. Os jovens são os mais receptivos com essas questões e observamos como são carentes e atenciosos quando pautamos assuntos vistos como tabus na sociedade”, relata Soares.

              “Se embrenhando contra a homo-lesbo-transfobia”, uma das atividades do Queerdel. (Imagem: Arquivo Pessoal)
              “Se embrenhando contra a homo-lesbo-transfobia”, uma das atividades do Queerdel. (Imagem: Arquivo Pessoal)

              A coragem e energia de grupos como o Queerdel, o Pretas Simoa e a Frente de Mulheres dos Movimentos do Cariri deve servir como inspiração para coletivos no Brasil inteiro. Afinal, tem gente enfrentando muitas cargas de conservadorismo e muitas dificuldades, incluindo aquelas impostas pelo preconceito contra o Nordeste, para que nossa sociedade, como um todo, se torne mais inclusiva, acolhedora e diversa.

              “Esperamos igualdade”, diz Soares. “Não sei se conseguirei ver uma sociedade igualitária como um todo. Mas só em ver as relações que se estabelecem ao meu redor sofrendo grande influência por causa das nossas lutas me deixa feliz e com força para lutar cada dia mais. Olhar para minha mãe e ver a vontade dela de desconstruir os preconceitos que reproduzimos diariamente, por conta da nossa formação, é o máximo para mim. Lutemos!”, finaliza.

              Foto de capa: Pretas Simoa – Reprodução / Facebook

              Tags: Afro-brasileiros e suas lutasmovimentos sociais
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              • A coluna NOSSAS HISTÓRIAS desta quarta-feira vem com a assinatura da historiadora Iracélli da Cruz Alves! O tema “Mulheres negras, política e cultura do cancelamento no Brasil republicano” é abordado no artigo e no vídeo nos quais ela oferece reflexões a partir de registros da atuação de mulheres negras integrantes do Partido Comunista Brasileiro (PCB) na década de 1940! Confira um trecho: “O que essas mulheres têm em comum? Todas eram comunistas, trabalhadoras e muito provavelmente negras, como é perceptível nas poucas imagens que até hoje encontrei. Além disso, não podemos esquecer que a classe trabalhadora brasileira tem sido majoritariamente negra, o que aumenta a probabilidade de essa pressuposição fazer sentido para os casos em que não acessei registros fotográficos. Outro ponto em comum em suas trajetórias é que todas participaram ativamente da vida política do país em meados do século XX, atuando significativamente no partido no qual escolheram militar. No entanto, foram praticamente esquecidas (ou silenciadas?) tanto pela historiografia política do Brasil quanto pelas narrativas históricas sobre o PCB. Os nomes delas, na maioria das vezes, nem sequer são citados.” Leia todo o artigo no Geledés: https://www.geledes.org.br/mulheres-negras-politica-e-cultura-do-cancelamento-no-brasil-republicano/ Veja o vídeo no Acervo Cultne: https://youtu.be/pS35-3RuNMc
              • Já que o mundo está em medida de contenção social, acredito estar diante de um dos maiores desafios que o ser humano possa receber da vida, que é o de ter a oportunidade de ficar sozinho e explorar a sua consciência, conhecer quem é essa pessoa que cohabita em meu corpo, ou seja tentar descobrir quem “eu dentro de mim”. Leia o Guest Post de Tatiane Cristina Nicomedio dos Santos em: www.geledes.org.br
              • Enfermeira Monica Calazans, primeira pessoa vacinada em território nacional
              • "Escolhi parafrasear no título do presente guest post a escritora brasileira, Conceição Evaristo, que constrói contos e poemas reveladores da condição da população negra no país. A intelectual operaciona a categoria de “escrevivência”, através de uma escrita que narra o cotidiano, as lembranças e as experiências do outro, mas sobretudo, a sua própria, propagando os sentimentos, as lutas, as alegrias e resistências de um povo cujas vozes são silenciadas." Leia o Guest Post de Ana Paula Batista da Silva Cruz em: www.geledes.org.br
              • ✊🏾 1960-1970: Grupo Palmares de Porto Alegre e a afirmação do Dia da Consciência Negra ✊🏾 Está disponível mais uma sala da Exposição “20 de Novembro - Dia Nacional da Consciência Negra” no Google Arts & Culture! Link: https://artsandculture.google.com/culturalinstitute/beta/u/4/exhibit/1960-1970-grupo-palmares-de-porto-alegre-e-a-afirma%C3%A7%C3%A3o-do-dia-da-consci%C3%AAncia-negra/tgLSJakjmcizKA 🙌🏿 Esta sala é especialmente dedicada à movimentação do Grupo Palmares em Porto Alegre, fundado em 1971, afirmando o Vinte de Novembro como Dia da Consciência Negra. Em 2021, o Vinte completa 50 anos! Conecte-se ao compromisso de ativistas negros e negras gaúchas em defesa de uma história justa sobre as lutas negras por liberdade por meio de depoimentos, fotografias, poemas, anotações, cartas, entre outros documentos. Vamos junt@s! 🖤 O material pode ser acessado em português e inglês e é mais um resultado da parceria entre a Rede de HistoriadorXs NegrXs(@historiadorxsnegrxs , Geledés Instituto da Mulher Nega e o Acervo Cultne! (@cultne) 🎉 Ao longo de todo 2021, muitas outras “Nossas Histórias” sobre vidas, lutas e saberes da gente negra serão contadas em salas de exposições virtuais!
              • "A história do indigenismo no século XIX tem importantes pontos de conexão com a história do tráfico escravista. A investigação dessas conexões permite compreender como possibilidades de branqueamento foram projetadas na nação brasileira, para além da mais conhecida: a imigração europeia ocorrida entre o último quartel do século XIX e 1930." Leia o artigo do historiador Samuel Rocha Ferreira publicado na coluna “Nossas Histórias” **A coluna “Nossas Histórias” é uma realização da Rede de Historiadoras Negras e Historiadores Negros em parceira com o Portal Geledés e o Acervo Cultne.
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              • Territórios negros e periféricos no enfrentamento à pandemia da COVID-19: um estudo sobre as ações desenvolvidas na região metropololitana de São Paulo Por compreender a importância das diversas iniciativas realizadas para o enfrentamento da Covid-19, Geledés Instituto da Mulher Negra, Rede Conhecimento Social e um grupo de coletivos e movimentos sociais realizaram uma pesquisa sobre as formas de atuação e enfrentamento à pandemia da COVID-19 protagonizadas pela sociedade civil na região metropolitana de São Paulo, de forma a identificar as experiências, as problemáticas enfrentadas e os desafios para a continuidade das iniciativas. Para saber mais acesse www.geledes.org.br
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              Geledés Instituto da Mulher Negra

              GELEDÉS Instituto da Mulher Negra fundada em 30 de abril de 1988. É uma organização da sociedade civil que se posiciona em defesa de mulheres e negros por entender que esses dois segmentos sociais padecem de desvantagens e discriminações no acesso às oportunidades sociais em função do racismo e do sexismo vigentes na sociedade brasileira.

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