segunda-feira, dezembro 5, 2022
InícioÁfrica e sua diásporaAfro-brasileiros e suas lutasDebate discute o protagonismo no negro na sociedade nesta quarta-feira (17/06)

Debate discute o protagonismo no negro na sociedade nesta quarta-feira (17/06)

Evento conta com o lançamento do livro Gramática da Ira, do poeta Nelson Maca

Acontece a partir das 19 horas no Fórum da Cidadania, em Santos.

Enviado por Dayane Rodrigues via Guest Post para o Portal Geledés

Nesta quarta-feira (17/06), a produção do curta PONTO FINAL apresenta o debate Negros Protagonistas. O encontro que acontece no Fórum da Cidadania (Avenida Ana Costa, 340, Campo Grande – Santos), a partir das 19 horas, aborda temas como o protagonismo do negro na sociedade e nas artes, além de feminismo, juventude, identidade e representatividade. A mesa conta com a participação da feminista Djamila Ribeiro, Juê Oliva (educadora infantil e mestranda), Marcelo Ariel(escritor e poeta), Cássio Santos (filmmaker, vencedor do Festival de Gramado com o curta Carregadores do Monte, das Oficinas Querô), Julio Lucena (filmmaker), Jefferson Paulino (Sócio-Diretor Querô Filmes) e as poetizas do Coletivo “Não Mais. Não, Sinhô!”.

Quem também compõe o debate é o poeta e professor universitário Nelson Maca, paranaense e radicado em Salvador, que traz ao evento o lançamento do seu livro Gramática da Ira (Selo Blackitude). Com prefácio assinado pelo escritor e ativista cubano Carlos Moore, a Gramática da Ira traz 56 poemas, que, segundo Maca, de maneira geral procuram refletir seu trajeto desde a inocência e alienação até a tomada de consciência e respectivo posicionamento com relação às questões raciais.

Também será exibido um trecho da série Diz Aí – Enfrentamento ao Extermínio da Juventude Negra. Com produção da Querô Filmes para o Canal Futura, direção de Claudio Maneja Jr e Victor Luiz dos Santos, tem como trama ações que combatem a violência contra a juventude negra em quatro cidades brasileiras: São Paulo, Rio de Janeiro, Belém e Salvador. Como protagonistas, jovens apresentam e estimulam a discussão sobre cotas raciais, racismo, valorização da cultura e da identidade, além de ressaltar as altas taxas de homicídio que ainda vitimam negros.

A mediação fica por conta da produtora executiva do curta PONTO FINAL, Dayane Rodrigues. “O debate ajuda a expor o que ainda acontece com o negro. Mas nossa intenção vai além, com a troca de experiências e visões, buscamos soluções para este sistema excludente e não combatido pela sociedade brasileira”, aponta.

O Filme – PONTO FINAL conta a história de dois jovens negros de Santos numa tarde de outono, dentro de um ônibus coletivo. Porém, o roteiro vai além de um simples encontro casual. O clima de romance da trama serve como pano de fundo para a discussão da atuação do negro no cinema. Baseado no texto “Decupagem”, de Dayane Rodrigues, tem direção de Rubens de Farias e produção de Rachel Munhoz. O projeto tem apoio da Viação Piracicabana, Fórum da Cidadania de Santos, Clube do Choro de Santos, Lobo Estúdio, Alojaki Hostel, Janela Digital, Video Paradiso, Brigadeiros Dona Chita, Sandubike e Reino Doce.

 

 

PONTO FINAL apresenta: Negros Protagonistas

Data: 17 de junho (quarta-feira)

Horário: a partir das 19 horas

Local: Fórum da Cidadania – Avenida Ana Costa, 340, Campo Grande – Santos

Entrada Gratuita

Artigos Relacionados
-+=
PortugueseEnglishSpanishGermanFrench