Debate discute o protagonismo no negro na sociedade nesta quarta-feira (17/06)

Evento conta com o lançamento do livro Gramática da Ira, do poeta Nelson Maca

Acontece a partir das 19 horas no Fórum da Cidadania, em Santos.

Enviado por Dayane Rodrigues via Guest Post para o Portal Geledés

Nesta quarta-feira (17/06), a produção do curta PONTO FINAL apresenta o debate Negros Protagonistas. O encontro que acontece no Fórum da Cidadania (Avenida Ana Costa, 340, Campo Grande – Santos), a partir das 19 horas, aborda temas como o protagonismo do negro na sociedade e nas artes, além de feminismo, juventude, identidade e representatividade. A mesa conta com a participação da feminista Djamila Ribeiro, Juê Oliva (educadora infantil e mestranda), Marcelo Ariel(escritor e poeta), Cássio Santos (filmmaker, vencedor do Festival de Gramado com o curta Carregadores do Monte, das Oficinas Querô), Julio Lucena (filmmaker), Jefferson Paulino (Sócio-Diretor Querô Filmes) e as poetizas do Coletivo “Não Mais. Não, Sinhô!”.

Quem também compõe o debate é o poeta e professor universitário Nelson Maca, paranaense e radicado em Salvador, que traz ao evento o lançamento do seu livro Gramática da Ira (Selo Blackitude). Com prefácio assinado pelo escritor e ativista cubano Carlos Moore, a Gramática da Ira traz 56 poemas, que, segundo Maca, de maneira geral procuram refletir seu trajeto desde a inocência e alienação até a tomada de consciência e respectivo posicionamento com relação às questões raciais.

Também será exibido um trecho da série Diz Aí – Enfrentamento ao Extermínio da Juventude Negra. Com produção da Querô Filmes para o Canal Futura, direção de Claudio Maneja Jr e Victor Luiz dos Santos, tem como trama ações que combatem a violência contra a juventude negra em quatro cidades brasileiras: São Paulo, Rio de Janeiro, Belém e Salvador. Como protagonistas, jovens apresentam e estimulam a discussão sobre cotas raciais, racismo, valorização da cultura e da identidade, além de ressaltar as altas taxas de homicídio que ainda vitimam negros.

A mediação fica por conta da produtora executiva do curta PONTO FINAL, Dayane Rodrigues. “O debate ajuda a expor o que ainda acontece com o negro. Mas nossa intenção vai além, com a troca de experiências e visões, buscamos soluções para este sistema excludente e não combatido pela sociedade brasileira”, aponta.

O Filme – PONTO FINAL conta a história de dois jovens negros de Santos numa tarde de outono, dentro de um ônibus coletivo. Porém, o roteiro vai além de um simples encontro casual. O clima de romance da trama serve como pano de fundo para a discussão da atuação do negro no cinema. Baseado no texto “Decupagem”, de Dayane Rodrigues, tem direção de Rubens de Farias e produção de Rachel Munhoz. O projeto tem apoio da Viação Piracicabana, Fórum da Cidadania de Santos, Clube do Choro de Santos, Lobo Estúdio, Alojaki Hostel, Janela Digital, Video Paradiso, Brigadeiros Dona Chita, Sandubike e Reino Doce.

 

 

PONTO FINAL apresenta: Negros Protagonistas

Data: 17 de junho (quarta-feira)

Horário: a partir das 19 horas

Local: Fórum da Cidadania – Avenida Ana Costa, 340, Campo Grande – Santos

Entrada Gratuita

+ sobre o tema

Momento de Ajuste – Lázaro Ramos

Lázaro Ramos percebeu em si próprio as mesmas questões...

Museu mostra como europeus se aproveitaram da escravidão

Liverpool - Há uma expressão em Inglês que resume a...

Governo brasileiro com identidade do povo negro é tema de evento

Na próxima segunda-feira (6), das 19h às 20h30, a...

para lembrar

Princesa Isabel teve papel tímido na abolição e gostava mesmo era de fazer sorvete, diz a historiadora Mary del Priore

Princesa Isabel foi reconfigurada na história. Tradicionalmente apresentada como...

Yung Mavu, rapper belga de 16 anos denuncia a falta de diversidade em Harry Potter

O mundo precisa se renovar, e ninguém, nem mesmo...

Teste seus conhecimentos sobre a África

Do UOL Educação O continente africano é o segundo mais populoso...

Novembro Negro tem programação unificada na UFMG

Espetáculos culturais, rodas de conversa sobre percurso de alunos...
spot_imgspot_img

Quem são os ex-escravizados que deixaram o Brasil em direção à África no século 19

Em seu mais recente livro, o pesquisador Carlos Fonseca conta a trajetória dos retornados, escravizados libertos e seus descendentes que deixaram o Brasil e retornaram...

Paraense Brisas Project acaba de lançar seu EP PERDOA

Está no mundo o primeiro EP de Brisas Project. PERDOA é uma obra em quatro faixas que explora uma sonoridade orientada ao Pop Rock, Lo-fi e...
-+=