O que pode acontecer com a chegada de pessoas negras, periféricas, não heterossexuais nas universidades? O que a presença negra e favelada gera ou pode gerar na universidade?

Esta pergunta tem sido feita e respondida de diversas formas pelos sujeitos e grupos que adentram ou se formam nos diferentes espaços existentes nas universidades. Uma das respostas possíveis a essa interpelação política é a publicação dos livros Periferias do gênero e Metodologia de pesquisa afrocentrada e periférica, ambos frutos de um intenso processo de pesquisa cuidadosamente elaborada no coração do Núcleo de ensino-pesquisa-extensão conexão de saberes da UFMG.

A partir de minhas vivências nos movimentos culturais, lancei-me à pesquisa guiada pelas ancestrais, inspirada pela luta das mulheres negras e orientada pela professora Claudia Mayorga. O Feminismo Negro das intelectuais da academia e das intelectuais dos movimentos sociais e das quebradas nutriu meu desejo de conhecer e produzir conhecimento junto com e a partir de experiências presentes no cotidiano da Juventude Negra.

(Re)existindo ao processo de genocídio, as juventudes negras das periferias urbanas ousam viver e com prazer exercem o direito de celebrar a vida. Por que o prazer da periferia negra incomoda tanto? Como e para que festejar, mesmo sobrevivendo em contextos de violência e morte? Qual a importância do fazer das mulheres negras jovens na cena cultural e política da periferia? Como fazer uma pesquisa feminista, afrocentrada e periférica? É possível enegrecer os processos de pesquisa e produção de conhecimento nas universidades brasileiras? Estas são algumas das questões que nordestearam o fazer-sentir-pensar que, sistematizado em dois volumes, compartilho com você agora.

Inaugurando o selo Intelectualidades Periféricas da Editora @Marginália, em tempos de reafirmação da importância das políticas de ações afirmativas e reserva de cotas para negras e negros nas universidades públicas brasileiras, esses livros topam o desafio de tornar acessível a produção acadêmica e o compromisso de inspirar a realização de processos de pesquisa protagonizados por pessoas negras, insubmissas, insurgentes e, quem sabe, contra-hegemônicas e contracoloniais.

Em Metodologia de pesquisa afrocentrada e periférica, conto como a pesquisa foi desenvolvida e apresento algumas possibilidades metodológicas que podem ser utilizadas como referência em outros processos de investigação acadêmica. Quem nunca parou para pensar em como uma pesquisa é feita ou quem está quebrando a cabeça para não perder a identidade ao pesquisar, vai se deliciar com essa leitura.

Em Periferias do gênero, apresento as descobertas, surpresas, os encantos e encontros possibilitados pelo campo de pesquisa na relação com os sujeitos participantes. Quem quiser saber o que rolou nos bailes funk e nos Duelos de MCs que frequentei durante a pesquisa vai adorar essa leitura.

Essa produção é compartilhada pela certeza de que a chegada das primeiras pessoas negras nas universidades públicas brasileiras era um importante anúncio de empoderamento e esperança: as primeiras a chegar não eram e não serão as únicas, porque nós andamos de bonde e, ao nos reconhecer, formamos quilombos.


Larissa Amorim Borges – Graduada em Psicologia pela PUC São Gabriel. Doutora e Mestre em Psicologia pela UFMG. Gestora de Políticas Públicas de juventude, Gênero e Raça com experiência nos níveis municipal, estadual e federal. Colaboradora na criação e desenvolvimento da disciplina Psicologia Social do Racismo no curso de Psicologia da UFMG. Liderou a elaboração do Plano Decenal de Políticas para Mulheres do Estado de Minas Gerais. Integra a atual gestão do Conselho Regional de Psicologia de Minas Gerais (CRP-MG).

** ESTE ARTIGO É DE AUTORIA DE COLABORADORES OU ARTICULISTAS DO PORTAL GELEDÉS E NÃO REPRESENTA IDEIAS OU OPINIÕES DO VEÍCULO. PORTAL GELEDÉS OFERECE ESPAÇO PARA VOZES DIVERSAS DA ESFERA PÚBLICA, GARANTINDO ASSIM A PLURALIDADE DO DEBATE NA SOCIEDADE.

+ sobre o tema

O chute de Éder

Quando o número 9 português marcou o gol da...

Lançamento do Curta “O lá e o aqui” sábado, 16 de setembro

O lançamento do documentário “O lá e o aqui”...

para lembrar

Anistia Internacional condena violência letal contra jovens no Brasil

Diante da morte de cinco adolescentes na noite de...

Projeto oferece 120 vagas em cursos para jovens negros de Feira de Santana

O projeto “No Radar: Ondas Sem Fronteiras”, da Associação...

Quem é o racista do banheiro

“A sociedade brasileira largou o negro ao seu próprio...

Da educação à política, as cotas antirracistas são necessárias

Não é de hoje que a população negra sofre...

Refletindo sobre a Cidadania em um Estado de Direitos Abusivos

Em um momento em que nos vemos confrontados com atos de violência policial chocantes e sua não punição, como nos recentes casos de abuso...

Rio cria dia estadual para reflexão sobre morte de jovens negros

O governo do Rio de Janeiro sancionou a lei que cria o Dia de Luta Jovem Preto Vivo – João Pedro Matos Pinto, aprovada...

O homem branco brasileiro de condomínio e o ato simbólico de “descer”

No documentário Um Lugar ao sol (Daniel Mascaro, 2009), sobre moradores de coberturas, temos um clássico exemplo de como a arquitetura brasileira revela a...
-+=