Obama diz que cor da pele influenciou avaliação de seu governo

O presidente dos EUA, Barack Obama, falou abertamente sobre o racismo que enfrentou durante os oito anos em que foi presidente dos EUA.

Enquanto se prepara para deixar a Casa Branca no dia 20 de janeiro – quando passa o cargo para o republicano Donald Trump – o mandatário conversou com Fareed Zakaria, repórter da CNN.

“Há pessoas para quem a principal preocupação sobre mim é o fato de eu parecer estrangeiro – o outro?”, perguntou Obama, retoricamente. “Absolutamente”, completou.

Ao longo da entrevista, ele ressaltou que sofreu racismo “nas margens da oposição”, e pontuou ainda a diferença de atitudes sobre sua presidência entre o norte e o sul dos EUA, historicamente mais conservador.

A questão racial vem sendo constantemente abordada ao longo dos dois mandatos de Obama, o primeiro negro que chegou à presidência dos EUA. Além de enfrentar uma onda de violência policial contra a população negra, Obama foi constantemente questionado em relação à sua cidadania – o movimento, inclusive, tem em Trump um de seus principais expoentes.

David Axelrod, que já foi assessor do presidente, também comentou a questão racial que permeia a administração Obama. “É indiscutível que havia uma ferocidade da oposição e uma falta de respeito com ele que são decorrentes da sua raça”, afirmou.

A entrevista com Obama foi parte de um programa especial da CNN, denominado “O legado de Barack Obama”. Entre outros assuntos, também foi abordada a possibilidade de que a administração liderada por Trump desmantele o legado deixado pelo democrata.

+ sobre o tema

“É melhor morrer em pé do que viver de joelhos”

Quem ama as liberdades democráticas que se mire em...

Degola, linchamento e cassação: gente negra pode mesmo eleger e ser eleita?

Imagina se uma vereadora negra de Catanduva (SP) e...

Entrevista: o dinamismo de Cidinha da Silva

por Júnia Puglia    foto André Frutuôso  Em seu novo livro, “Racismo no Brasil...

Peritos das Nações Unidas avaliam condições de vida dos africanos em Portugal

Por: António Pereira Neves Genebra, 14 mai...

para lembrar

Museu Afro Brasil ganha APCA 2009

S. Paulo - O Museu Afro Brasil - Organização...

Brasil tem maior concentração de renda do mundo entre o 1% mais rico

Pesquisa comparativa liderada por Thomas Piketty aponta que 27,8%...

Você quer escrever?

Por Fernanda Pompeu Quem aí em frente da...

Muniz Sodré: É necessária uma nova Abolição?

Por Muniz Sodré em 27/10/2009 Há...
spot_imgspot_img

Brasil e EUA voltam a articular plano contra discriminação racial; veja como funciona o acordo entre os países

O Brasil e os Estados Unidos promoveram a primeira agenda entre congressistas e a sociedade civil desde a retomada do acordo de cooperação bilateral...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Barack Obama elege seus filmes favoritos de 2023; veja lista

Tradicionalmente, o ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, escolhe seus filmes, músicas e livros favoritos do ano. Nesta quarta-feira (27), Obama compartilhou em suas...
-+=