Obama diz que cor da pele influenciou avaliação de seu governo

O presidente dos EUA, Barack Obama, falou abertamente sobre o racismo que enfrentou durante os oito anos em que foi presidente dos EUA.

Enquanto se prepara para deixar a Casa Branca no dia 20 de janeiro – quando passa o cargo para o republicano Donald Trump – o mandatário conversou com Fareed Zakaria, repórter da CNN.

“Há pessoas para quem a principal preocupação sobre mim é o fato de eu parecer estrangeiro – o outro?”, perguntou Obama, retoricamente. “Absolutamente”, completou.

Ao longo da entrevista, ele ressaltou que sofreu racismo “nas margens da oposição”, e pontuou ainda a diferença de atitudes sobre sua presidência entre o norte e o sul dos EUA, historicamente mais conservador.

A questão racial vem sendo constantemente abordada ao longo dos dois mandatos de Obama, o primeiro negro que chegou à presidência dos EUA. Além de enfrentar uma onda de violência policial contra a população negra, Obama foi constantemente questionado em relação à sua cidadania – o movimento, inclusive, tem em Trump um de seus principais expoentes.

David Axelrod, que já foi assessor do presidente, também comentou a questão racial que permeia a administração Obama. “É indiscutível que havia uma ferocidade da oposição e uma falta de respeito com ele que são decorrentes da sua raça”, afirmou.

A entrevista com Obama foi parte de um programa especial da CNN, denominado “O legado de Barack Obama”. Entre outros assuntos, também foi abordada a possibilidade de que a administração liderada por Trump desmantele o legado deixado pelo democrata.

+ sobre o tema

É hora de desligar o celular

Desconectar é um direito. Desconectar do trabalho, desconectar do...

Sakamoto – Pena que a memória dos eleitores seca rápido

Por:  Leonardo Sakamoto Sugiro uma campanha: não vote...

Diretor da OIT diz que Bolsa Família provou ser uma das forças de superação da crise econômica no Brasil

Fonte: Clica Brasília- O diretor executivo do Setor de Proteção...

“A fábula africana do macaco e do peixe”, narrada por Mia Couto

Mia Couto, escritor moçambicano conhecido em todo o mundo...

para lembrar

Rodrigo Vianna: O fascismo assustador do século 21

A notícia é manchete no portal do "Le...

Quem sofreu é que sabe, me tire dessa.

O correspondente de "O Globo" em Washington, Fernando...

O vizinho do 102 – Por Cidinha da Silva

__ Menina, quem vê cara não vê coração. Quem...
spot_imgspot_img

Em 20 anos, 1 milhão de pessoas intencionalmente mortas no Brasil

O assassinato de Mãe Bernadete, com 12 tiros no rosto, não pode ser considerado um caso isolado. O colapso da segurança pública em estados...

Suspeito de invadir o Capitólio é preso com material para explosivos perto da casa de Obama, diz jornal

Um homem com materiais para fazer explosivos foi preso perto da casa de Barack Obama, ex-presidente dos Estados Unidos, nesta quinta-feira (29), segundo os portais CBS...

CPMI dos Atos Golpistas: o eixo religioso

As investigações dos atentados contra a democracia brasileira envolvem, além dos criminosos que atacaram as sedes dos três Poderes, políticos, militares, empresários. Um novo...
-+=