Obama diz que cor da pele influenciou avaliação de seu governo

O presidente dos EUA, Barack Obama, falou abertamente sobre o racismo que enfrentou durante os oito anos em que foi presidente dos EUA.

Enquanto se prepara para deixar a Casa Branca no dia 20 de janeiro – quando passa o cargo para o republicano Donald Trump – o mandatário conversou com Fareed Zakaria, repórter da CNN.

“Há pessoas para quem a principal preocupação sobre mim é o fato de eu parecer estrangeiro – o outro?”, perguntou Obama, retoricamente. “Absolutamente”, completou.

Ao longo da entrevista, ele ressaltou que sofreu racismo “nas margens da oposição”, e pontuou ainda a diferença de atitudes sobre sua presidência entre o norte e o sul dos EUA, historicamente mais conservador.

A questão racial vem sendo constantemente abordada ao longo dos dois mandatos de Obama, o primeiro negro que chegou à presidência dos EUA. Além de enfrentar uma onda de violência policial contra a população negra, Obama foi constantemente questionado em relação à sua cidadania – o movimento, inclusive, tem em Trump um de seus principais expoentes.

David Axelrod, que já foi assessor do presidente, também comentou a questão racial que permeia a administração Obama. “É indiscutível que havia uma ferocidade da oposição e uma falta de respeito com ele que são decorrentes da sua raça”, afirmou.

A entrevista com Obama foi parte de um programa especial da CNN, denominado “O legado de Barack Obama”. Entre outros assuntos, também foi abordada a possibilidade de que a administração liderada por Trump desmantele o legado deixado pelo democrata.

+ sobre o tema

Josyara traz loucura e calmaria em vídeo conjunto de Você Que Perguntou e Nanã

As músicas fazem parte do Mansa Fúria, segundo disco...

Novo clipe de Beyoncé, Love On Top

Beyoncé não perde tempo: duas semanas após lançar o...

Costa do Marfil organizará foro sobre diáspora africana

Abiyán, 20 set (Prensa Latina) Costa do Marfil...

para lembrar

Miss Universo: Miss Aruba

Miss Aruba, Gillain Berry, de 24 anos, apostou em...

Espetáculo de dança discute condição da mulher negra

O Recife recebe, pela primeira vez, o grupo de...

Livro de Abdias Nascimento que confrontou teoria da democracia racial é relançado

Em 1977, Abdias Nascimento estava em Lagos, Nigéria, pronto...
spot_imgspot_img

Will Smith, após duas décadas afastado da música, vai cantar no Rock in Rio

O ator Will Smith, que também tem uma carreira paralela na música, virá ao Brasil neste mês de setembro para cantar no Rock in Rio. O anúncio foi...

Prêmio amplifica ações de educação e cultura negra nas periferias de SP; inscrições vão até 27 de setembro

Estão abertas até 27 de setembro as inscrições para o prêmio Afro de Nagô: Potências da Quebrada. Com foco em ações que promovem a cultura...

Documentário resgata pela oralidade história do movimento Black Rio

Nos anos 1970, o Grêmio de Rocha Miranda, na zona norte do Rio de Janeiro, foi palco de uma revolução cultural que reverbera até hoje...
-+=