Obra de Carolina de Jesus é tema de congresso sobre direito, psicanálise e literatura

Obra de Carolina de Jesus é tema de congresso sobre direito, psicanálise e literatura.

‘Quarto de despejo’ vai inspirar reflexões sobre o racismo

Obra de Carolina de Jesus é tema de congresso
Foto: Obvious Mag

Do UFMG

Obra de Carolina de Jesus é tema de congresso

A obra Quarto de despejo, da escritora mineira Carolina Maria de Jesus, descreve, em forma de diário, o cotidiano de uma mulher negra e pobre, favelada, catadora de papel, mãe solteira e escritora. Publicado em 1960, o livro foi traduzido para 13 idiomas e tornou-se best-seller, consagrando a escritora que sofreu com o racismo de seu tempo.

A obra de Carolina de Jesus será o ponto de partida das leituras sobre o racismo, tema do 6º Congresso Nacional de Psicanálise, Direito e Literatura, agendado para os dias 20, 21 e 22 deste mês.

O evento é coordenado pelo professor Fábio Belo, do Departamento de Psicologia da UFMG, que destaca o seu caráter transdisciplinar, uma vez que reunirá especialistas das áreas do Direito, da Literatura e da Psicanálise. “Do ponto de vista jurídico, o tema [racismo] é fundamental, visto que há um genocídio da população negra no país. Do ponto de vista literário, é importante refletir sobre o silêncio imposto aos escritores negros da nossa literatura. E no caso da psicanálise, vale ressaltar que o racismo é umas das maiores perversões sociais contemporâneas e que não temos pesquisas e trabalhos desenvolvidos sobre racismo ou psicanalistas negros”, analisa o professor.

Um dos destaques do evento é a escritora Conceição Evaristo, uma das principais autoras da literatura brasileira contemporânea. Ela fará a conferência de encerramento, no dia 22, no auditório da Reitoria, às 18h15.

Conceição Evaristo esteve na Festa Literária Internacional de Paraty, neste anoWalter Craveiro / Flip / Fotos Públicas

As inscrições terminam no domingo, 17 de setembro, e deverão ser feitas no site da Fundep, onde há informações sobre valores. A programação e outras informações estão disponíveis na página do congresso.

+ sobre o tema

para lembrar

Professor dá a aluno nota maior que Saresp

"Na escala do Saresp, só 36% dos alunos eram...

O Brasil está distante de um novo Fundeb capaz de consagrar o direito à educação

Campanha Nacional pelo Direito à Educação defende alterações em...

Universidade portuguesa abre inscrições para quem fez o Enem

A Universidade do Algarve (UAlg), em Portugal, abriu a...
spot_imgspot_img

Geledés participa do I Colóquio Iberoamericano sobre política e gestão educacional

O Colóquio constou da programação do XXXI Simpósio Brasileiro da ANPAE (Associação Nacional de Política e Administração da Educação), realizado na primeira semana de...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas, como imaginado. A estudante do 3º ano do ensino médio Franciele de Souza Meira, de...
-+=