OMS declara a Nigéria livre do ebola

País ficou 42 dias sem registrar novos casos da doença

A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou nesta segunda-feira a Nigéria livre do ebola, depois de um período de 42 dias sem nenhum novo caso registrado no país.

“A Nigéria está agora livre do Ebola”, afirmou o representante da OMS Rui Gama Vaz em entrevista à imprensa na capital nigeriana, Abuja.

“Esta é uma espetacular história de sucesso… Isso mostra que o ebola pode ser contido, mas é preciso ficar claro que nós só ganhamos uma batalha. A guerra só vai acabar quando a África Ocidental também for declarada livre de ebola”, acrescentou.

O primeiro caso na Nigéria, país mais populoso da África, foi importado da Libéria, quando um diplomata liberiano-americano chamado Patrick Sawyer passou mal no principal aeroporto internacional de Lagos, em 20 de julho.

Como o país estava mal preparado e não tinha procedimentos de triagem no local, Sawyer infectou várias pessoas, incluindo vários profissionais de saúde do hospital para onde foi levado, o qual não tinha equipamento de proteção adequado.

O ebola já matou 4.546 pessoas na Libéria, Guiné e Serra Leoa, os três países mais afetados. A Nigéria teve 20 pessoas contaminadas, das quais oito morreram.

O anúncio de que a maior economia da África erradicou a febre hemorrágica letal, pelo menos por ora, ocorre depois que na sexta-feira a OMS declarou o Senegal livre da doença, embora esse país tenha tido apenas um caso, importado da Guiné.

 

Fonte: R7

+ sobre o tema

A saúde da mulher negra

Saiba quais são as doenças que mais acometem a...

Ministério da Saúde apresenta a Carta dos Direitos dos Usuários em Saúde

A Carta dos Direitos dos Usuários em Saúde foi...

Nos hospitais privados brasileiros, 88% dos partos são cirúrgicos, diz estudo

Porcentagem na rede privada é superior à taxa nacional,...

Mensagem falsa de vírus ebola no Brasil se espalha na internet

Circula em correntes de e-mail e grupos do WhatsApp...

para lembrar

Pintor nigeriano Joseph Eze, veja a galeria

Joseph Eze Joseph Eze nasceu em 1975. Ele vem de estado...

Suspeito de ebola não teve contato com doentes na Guiné, diz ministro

Raquel Morais Homem que veio da Guiné procurou unidade de...

Ebola: Cruz Vermelha recolhe mais de 100 corpos por dia em Serra Leoa

A Cruz Vermelha, que está tentando combater o ebola...
spot_imgspot_img

Quilombo na Bahia recebe certificado de território iorubá de rei na Nigéria

A comunidade quilombola Quingoma é o primeiro lugar no Brasil a receber a certificação de território iorubá. A cerimônia ocorreu no último domingo (19) com a presença...

Rei yorubá é recepcionado por candomblecistas no Rio

Lideranças do Candomblé estiveram na noite deste sábado, 18, no Palácio Tiradentes para a recepção do Rei da cidade de Ifẹ̀, na Nigéria, Adéyeye...

Museu de Londres vai devolver 72 objetos saqueados da Nigéria no século 19

Um museu em Londres anunciou que devolverá à Nigéria artefatos saqueados no século 19, ainda durante a época do Reino de Benin. O Museu Horniman...
-+=