OMS declara a Nigéria livre do ebola

País ficou 42 dias sem registrar novos casos da doença

A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou nesta segunda-feira a Nigéria livre do ebola, depois de um período de 42 dias sem nenhum novo caso registrado no país.

“A Nigéria está agora livre do Ebola”, afirmou o representante da OMS Rui Gama Vaz em entrevista à imprensa na capital nigeriana, Abuja.

“Esta é uma espetacular história de sucesso… Isso mostra que o ebola pode ser contido, mas é preciso ficar claro que nós só ganhamos uma batalha. A guerra só vai acabar quando a África Ocidental também for declarada livre de ebola”, acrescentou.

O primeiro caso na Nigéria, país mais populoso da África, foi importado da Libéria, quando um diplomata liberiano-americano chamado Patrick Sawyer passou mal no principal aeroporto internacional de Lagos, em 20 de julho.

Como o país estava mal preparado e não tinha procedimentos de triagem no local, Sawyer infectou várias pessoas, incluindo vários profissionais de saúde do hospital para onde foi levado, o qual não tinha equipamento de proteção adequado.

O ebola já matou 4.546 pessoas na Libéria, Guiné e Serra Leoa, os três países mais afetados. A Nigéria teve 20 pessoas contaminadas, das quais oito morreram.

O anúncio de que a maior economia da África erradicou a febre hemorrágica letal, pelo menos por ora, ocorre depois que na sexta-feira a OMS declarou o Senegal livre da doença, embora esse país tenha tido apenas um caso, importado da Guiné.

 

Fonte: R7

+ sobre o tema

Fundação Tide Setubal fomenta pesquisa com foco no coronavírus

Desigualdades socioeconômicas e territoriais devem pautar trabalhos científicos em...

Uma luta incansável

Desde que escrevi minha última coluna, muitas coisas aconteceram...

Campanha marca Dia Mundial de Conscientização dos Transtornos Alimentares

Criadores de conteúdo e especialistas de saúde brasileiros unem-se...

para lembrar

Exame de paciente com suspeita de ebola no Brasil dá negativo

O primeiro teste realizado no paciente com suspeita de...

Após 120 anos, universidade britânica devolverá estátua de bronze à Nigéria

A Universidade de Aberdeen disse na quinta-feira (25) que...

Falar sobre Ebola, uma doença social

Franz Galvão Piragibe*, Pragmatismo Político Ebola deve ser uma das...
spot_imgspot_img

Literatura africana em sala de aula: uma proposta didática

A relação entre história e literatura vem de longa data. A narrativa literária é considerada uma das fontes de produção do conhecimento histórico sobre...

Quilombo na Bahia recebe certificado de território iorubá de rei na Nigéria

A comunidade quilombola Quingoma é o primeiro lugar no Brasil a receber a certificação de território iorubá. A cerimônia ocorreu no último domingo (19) com a presença...

Rei yorubá é recepcionado por candomblecistas no Rio

Lideranças do Candomblé estiveram na noite deste sábado, 18, no Palácio Tiradentes para a recepção do Rei da cidade de Ifẹ̀, na Nigéria, Adéyeye...
-+=