Onda negra, medo branco

Nunca uma frase resumiu de forma tão perfeita o imaginário da população branca no século XIX, como o livro de Célia de Azevedo: Onda negra, medo branco. Mas em que consistia esta onda negra? No cenário mundial, ocorrera a revolução em São Domingos, onde os negros se rebelaram contra a escravidão e proclamaram a independência do Haiti. No Brasil, nas três primeiras décadas do século XIX, ocorreu uma onda de insurreições de escravos na Bahia, organizadas pelas nações haussás, nagôs e maleses: “Marinheiros e caiados/todos devem se acabar/porque só pardos e pretos/ o país hão de habitar.” Canções e acontecimentos como estes devem ter ecoado por Nova Friburgo e não se sabe se foi por conta da onda negra que o medo branco se estabeleceu entre os friburguenses, registrando-se em ata da Câmara uma terrível insurreição.
Em 1835, espalhou-se a notícia da possibilidade de uma insurreição de escravos em Friburgo e nos municípios vizinhos. Havia a denúncia de que um grupo de escravos do 3° distrito do Rio Preto vagavam armados pelas fazendas e estradas, transmitindo aos cativos da região que haveria uma sublevação no dia 25 de dezembro. O fiscal relatou naquela época:
“…os sustos em que se acham os moradores deste distrito pelos estados de insubordinação dos escravos que diariamente vagam pelas estradas e fazendas da vizinhança, armados e proferindo palavras tendentes a uma sublevação no dia 25 do corrente, com a notícia de que pretendem assenhorear-se do armamento da Companhia das Guardas…” .
Segundo relatos, o problema da rebelião se originava do fato de haver um excessivo número de escravos administrados por poucos feitores. Além do mais, alguns administradores das fazendas eram também escravos, o que os fazia temer ainda mais pela facilidade de apoderar-se do armamento. A população estava tão apavorada com a possibilidade de uma insurreição que alguns estavam até determinados a desocuparem suas casas temendo serem achacados pelos revoltosos.
Nestes momentos de tensão, as “novidades” corriam soltas como o de haver 800 escravos evadidos, reunidos nos matos para entrar em ação. A Câmara mencionou o “perigo a que todos estaríamos expostos ao desastre que resultaria uma tentativa de insurreição”. A partir de então, criou-se posturas recrudescendo as normas em relação aos escravos posto que achavam-se “ameaçados já a perecer a cada momento nas garras de tão ferozes inimigos.”
O problema das tensões era em função de um significativo aumento do plantel de escravos em algumas fazendas. Por conseguinte, passou-se a exigir que fazendeiros com poucos administradores limitassem o número de escravos, já que não tinham condições de dar segurança aos seus próprios estabelecimentos. Para o caso de fazendas que necessitassem de grande número de escravos, a Câmara propôs uma tributação proporcional ao número deles. Com este imposto, os municípios com forte concentração de cativos investiriam na segurança com o emprego “de tropa paga”, com número de guardas proporcional ao de escravos.
Os escravos detidos, considerados os “cabeças” da sublevação ou “sociedade secreta”, portariam um peso sob seu corpo de 9 libras de ferro por período determinado, com um registro contendo seus nomes, gravidade do delito, prazo em que deveriam conservar o peso, o nome do seu senhor e a denominação da fazenda. Os senhores que antes do prazo determinado retirassem dos seus escravos os respectivos pesos, sofreriam penas por desobediência, que variavam entre multa e prisão. A insurreição era um crime de ação pública e caberia à Câmara a punição dos infratores.
Pode-se afirmar que Nova Friburgo teve suas tensões sociais em relação à escravidão. Há referência de vítimas do grupo “13 de Maio”, possivelmente formado por ex-escravos que teriam provocado distúrbios logo após a abolição da escravidão, o que denota que Friburgo era um verdadeiro barril de pólvora, povoando no imaginário da época o medo branco diante da onda negra.
O senhor e seus escravos
O senhor e seus escravos

Fonte: Atas de Câmara Municipal de Nova Friburgo

+ sobre o tema

Depoimentos de Escravos Brasileiros

Em julho de 1982, o estudante de história Fernando...

Arqueólogos acham peças de engenho de 1580 em São Paulo

Descoberta ajuda a documento o início do ciclo da...

Lei do Ventre Livre

A Lei do Ventre Livre determinava que os filhos...

Escravatura: Como ensinar um tema tabu às gerações futuras?

Os filmes tentaram muitas vezes descrever a história da...

para lembrar

Fotos antigas mostram negros vivendo em zoológicos humanos

A história conta, mas muita gente sequer imagina que...

Mostra traz registros fotográficos da dinâmica da escravidão no Brasil

Escravos em terreiro de uma fazenda de café –...

Faxina de preconceito no Twitter

O perfil @aminhaempregada expõe o preconceito na rede A leitura...

“Você mora aqui ou você vem todos os dias?”

Como uma mulher afro-estadunidense e nigeriana de segunda geração,...
spot_imgspot_img

João Cândido e o silêncio da escola

João Cândido, o Almirante Negro, é um herói brasileiro. Nasceu no dia 24 de junho de 1880, Encruzilhada do Sul, Rio Grande do Sul....

Liberdade e trabalho digno: nunca foi só sobre alforria

E se a escravidão ainda fosse legalmente autorizada? E se o cotidiano de trabalhadores/as permanecesse orientado pela possibilidade de prisão caso essas pessoas não...

Contar aquilo que deixaram de nos contar

Eu espero que este seja mais um entre inúmeros textos que tenham por objetivo repercutir o brilhantismo do recém-lançado Projeto Querino, uma das mais impressionantes...
-+=