Oportunidades para mulheres negras cis e trans!

Enviado por / FonteMuseu da Vida

Mulheres negras cis e trans: queremos vocês no nosso projeto! O Museu da Vida torna público o processo seletivo de duas profissionais de nível superior e uma bolsista graduanda para atuar no projeto “Meninas negras na ciência: a divulgação científica como estratégia de promoção da saúde, cidadania e empoderamento”. A proposta é potencializar o trabalho educativo-cultural do Museu com escolas e organizar atividades para 25 meninas negras, estudantes de escolas públicas dos territórios de Manguinhos, Maré, Jacarezinho e Complexo do Alemão, cursando o ensino médio.

Para atingir os objetivos do projeto, serão utilizadas diferentes estratégias, como rodas de conversa, cine-debates, palestras, dinâmicas e apresentações artísticas. Queremos montar uma rede colaborativa de trabalho, que será construída com a participação de cientistas e movimentos sociais. As atividades serão realizadas de modo remoto e/ou presencial, conforme as diretrizes do Plano de Contingência da Casa de Oswaldo Cruz, em linha com as determinações das autoridades sanitárias do país e da própria Fiocruz para o enfrentamento da pandemia de Covid-19.

O processo seletivo ocorrerá em duas etapas: análise curricular e entrevista pessoal. Podem participar do processo seletivo mulheres negras cis e trans, a partir de 18 anos, com disponibilidade para início imediato. As interessadas devem enviar apenas currículo para o endereço [email protected]indicando no título do e-mail a vaga para a qual está concorrendo. Serão aceitos currículos apenas no período de 2 a 6 de setembro de 2020.

As candidatas que tiverem o currículo selecionado serão chamadas para a entrevista, que será realizada por meio digital entre os dias 14 e 17 de setembro. O resultado final da seleção será divulgado no dia 21 de setembro de 2020, e o início das atividades será o primeiro dia útil de outubro.

O projeto tem duração de 12 meses e oferece as seguintes vagas:

1. Assistente administrativa

Público-alvo: podem participar do processo seletivo mulheres negras cis e trans, a partir de 18 anos, que são profissionais com curso superior completo em Administração, Biologia, Ciências Sociais, Geografia, História, Letras, Museologia, Pedagogia, Psicologia, Produção Cultural ou Serviço Social.

Vínculo: Microempreendedor Individual (MEI)

Carga horária: 30 horas semanais

Duração do vínculo: 10 meses

Local de atuação na condição presencial: sede do Museu da Vida, em Manguinhos (inicialmente, o trabalho será home-office).

Requisitos: experiência comprovada na atuação com jovens, preferencialmente, com projetos educativo-culturais, conhecimento básico em editores de textos e planilhas (Word, Excel, Office, Google Docs); organização e autogestão de tarefas; capacidade para mediar atividades on-line.

Descrição das atividades: participar da elaboração e divulgação do processo seletivo das participantes do projeto nas redes sociais do Museu da Vida e da Fiocruz; organização das atividades e da participação da rede de trabalho colaborativo com cientistas e movimentos sociais; mapear as escolas e equipamentos culturais em linha com o Projeto; organizar o material educativo e acompanhar a execução das atividades; participar da organização do evento de encerramento do Projeto no Museu da Vida e das etapas do documentário final; produzir relatório sobre as atividades desenvolvidas pelo Projeto; e outras atividades acordadas que a profissional poderá sugerir e construir conosco;

Valor de remuneração mensal: R$ 2.800,00 (dois mil e oitocentos reais)

Informações adicionais: Depois da análise curricular, as candidatas selecionadas para a entrevista deverão enviar um vídeo de até 3 minutos de duração (pode ser feito no próprio celular), onde narram e apresentam uma ação/atividade educativa. As especificações e o roteiro para a criação do vídeo serão disponibilizados posteriormente. Esse vídeo avaliará a capacidade da candidata mediar uma atividade no formato on-line.

2. Designer gráfico

Público-alvo: podem participar do processo seletivo mulheres negras cis e trans, a partir de 18 anos, com curso superior completo na área do design gráfico ou comunicação visual;

Vínculo: Prestação de serviço (pessoa física ou jurídica)

Requisitos: potencial criativo para projetos educativo-culturais com experiência comprovada por meio de link de acesso ao portifólio com reprodução de trabalhos autorais.

Descrição das atividades: elaboração de sistemas de identidade que possibilitem desdobramento de peças comunicativas diversas (camisa do projeto; material educativo, artes gráficas para redes sociais, folder de divulgação, PDF virtual).

Valor total do serviço: Orçamento a ser fechado com a profissional de acordo com o valor de cada produto a ser entregue

Informações adicionais: As candidatas selecionadas para a entrevista deverão apresentar uma proposta conceitual básica, apontando quais os elementos que considera relevantes para a construção da identidade visual do projeto.

3. Bolsista em Jornalismo

Público-alvo: podem participar do processo seletivo mulheres negras cis e trans, a partir de 18 anos, que sejam estudantes de graduação em Jornalismo cursando entre o 5º e o 7º períodos.

Vínculo: bolsista

Carga horária: 20 horas semanais

Duração do vínculo: 10 meses

Local de atuação na condição presencial: sede do Museu da Vida, em Manguinhos (inicialmente, o trabalho será home-office).

Requisitos: estar regularmente matriculado numa faculdade; conhecimento de internet e domínio de uso de redes sociais digitais. Em caso de experiência com a produção e divulgação de textos jornalísticos autorais, informar o link de acesso ao trabalho.

Descrição das atividades: redigir textos de divulgação do processo de seleção das participantes do projeto para as redes sociais; postagem nas redes sociais (uma vez ao dia) para divulgar ações ao longo do projeto; mapeamento de equipamentos culturais e atividades em linha com o projeto; elaboração de reportagens ou matérias jornalísticas com as participantes do projeto, contextualizando as ações, as falas das participantes e de outras integrantes do projeto; elaboração de Press Releases para a imprensa, passando pela assessoria de imprensa do Museu da Vida; organização das etapas do documentário que será produzido ao final do projeto; execução das atividades; produção do relatório sobre as atividades desenvolvidas no projeto; e outras atividades acordadas com a bolsista, que poderá sugerir e construir o projeto conosco.

Valor da bolsa mensal: R$ 1.200,00 (hum mil e duzentos reais).

+ sobre o tema

Como resguardar as meninas da violência sexual dentro de casa?

Familiares que deveriam cuidar da integridade física e moral...

Bruna da Silva Valim é primeira negra a representar SC no Miss Universo Brasil

Bruna da Silva Valim, candidata de Otacílio Costa, foi...

Luiza Bairros lança programas de combate ao racismo na Bahia

O Hino Nacional cantado na voz negra, marcante, de...

Elizandra Souza celebra 20 anos de carreira em livro bilíngue que conta a própria trajetória

Comemorando os 20 anos de carreira, a escritora Elizandra...

para lembrar

Explode a bomba semiótica da não-notícia, por Wilson Ferreira

Por:Wilson Ferreira Apesar das previsões catastróficas a Copa do Mundo...

Por um jornalismo não sexista

A Língua Portuguesa não é sexista. Seu mau uso,...

Joyce Ribeiro expõe falta de negros no jornalismo: ”Poucas parecidas comigo”

Para a jornalista e escritora Joyce Ribeiro, é um deleite...

Mercado de trabalho para pessoas trans, realidade ou utopia no Brasil?

Não seriam estas oportunidades de marcar um posicionamento positivo...
spot_imgspot_img

Morre Ykenga Mattos, que denunciou o racismo em seus cartuns, aos 71 anos

Morreu na manhã desta segunda-feira aos 71 anos o professor, sociólogo e cartunista carioca Bonifácio Rodrigues de Mattos, mais conhecido como Ykenga Mattos. Vítima...

Jornalistas negras para você acompanhar 

Seja na internet ou  na televisão, é notável o aumento de jornalistas negras que estão atuando em bancadas ou como repórteres. Essa presença entre...

Criola seleciona nanoinfluenciadoras para contar histórias de mulheres negras

Criola, organização da sociedade civil com mais de 30 anos de trajetória na defesa e promoção dos diretos das mulheres negras, está com seleção...
-+=