Os adultos falharam

Sensação de medo e transtornos psiquiátricos em crianças e adolescentes constrangem quem não viabilizou cidades melhores

Por Flávia Oliveira Do O Globo 

Foto: Marta Azevedo

Na linha de produção de más notícias em que o Brasil se embrenhou nos últimos tempos, uma em particular comove. Não trata diretamente da tragédia nossa de cada dia, mas de uma melancolia permanente que põe em risco o futuro. Na semana passada, a Rede Nossa São Paulo e o Ibope tornaram pública uma consulta sobre a percepção de bem-estar da população infanto-juvenil da capital paulista. Os pesquisadores conversaram com 805 crianças e adolescentes, com idade entre 10 e 17 anos, na segunda quinzena de junho passado. O resultado deu medo. Literalmente. Os miúdos temem assalto, tráfico de drogas, polícia, racismo, bullying, sair à noite, atropelamento, trânsito, andar de ônibus, trem e metrô, alagamento, multidão, torcidas de futebol.

A franqueza dos meninos deveria fazer disparar sensores de tristeza e vergonha dos adultos brasileiros. Fomos nós que fracassamos na missão de construir cidades acolhedoras para os que chegariam. Em década e meia, pavimentamos cenários de terror e parimos uma geração amedrontada. O ambiente urbano é hostil a ponto de 49% das crianças e dos jovens dizerem que, se pudessem, trocariam de município; 49% ficariam; 2% não responderam.

Sim, a pesquisa foi feita em São Paulo. Mas o espelho da autocrítica sugere que o resultado não seria muito diferente em outras grandes regiões metropolitanas, que igualmente padecem com violência, intolerância e má qualidade dos serviços. O rol de temores une brasileirinhos de Norte a Sul, numa nefasta irmandade.

No Rio de Janeiro, o Departamento de Psiquiatria Infantil da Santa Casa conseguiu contabilizar casos de depressão e ansiedade causados por violência e bullying. De 2011 a 2014, o setor avaliou 3.400 meninos e meninas. Quatro em cada dez crianças (42%) em tratamento por transtornos ansiosos foram vítimas de agressões, físicas ou verbais, ou souberam de algum episódio envolvendo familiares. Dos depressivos, 27% sofreram violência e 3% tinham história de abuso.

Fabio Barbirato, chefe da Psiquiatria Infantil da Santa Casa, diz que a violência é nociva mesmo quando distante. O assassinato da pequena Isabella Nardoni, pelo pai e a madrasta, em 2008, em São Paulo, assombrou crianças Brasil afora. O massacre na Escola Municipal Tasso da Silveira, que deixou 12 mortos, quatro anos atrás, em Realengo, Zona Oeste do Rio, abalou autoestima e percepção de segurança de meninos e meninas de diferentes áreas da cidade. Efeito semelhante teve a morte do médico Jaime Gold, roubado e esfaqueado quando pedalava na Lagoa, há dois meses.

De um lado, crianças e adolescentes enfrentam a violência sofrida (ou praticada) por parentes e conhecidos. De outro, recebem via noticiário e redes sociais informações sobre crimes, atos de intolerância, tensão urbana. “São fatores que aumentam o medo e favorecem a ocorrência de transtornos psiquiátricos”, diz Barbirato, da Santa Casa. Em casa, o especialista recomenda atenção a sinais de melancolia, isolamento, preocupação exagerada, resistência a sair de casa.

Já a responsabilidade pela construção de uma cidade amistosa é de todos. Deveria unir autoridades e cidadãos. Na pesquisa Nossa Rede/Ibope, os jovens deram nota 5,4 ao modo como as pessoas se relacionam e ao respeito às diferenças de cor, religião, cultura. Falta muito para o dez. O recado está dado.

+ sobre o tema

Tribunais são enviesados contra mulheres e negros e não fazem justiça, diz advogada da OAB

Os Tribunais de Justiça são enviesados e, por isso,...

O tal “panelaço” tem cara, grife, cor e endereço, nobre, diga-se de passagem

O tal "panelaço", importado da Argentina, de que  grande...

O silêncio da mídia diante da denúncia de golpe do fotógrafo brasileiro ganhador do Pulitzer

Dez dias atrás, o fotógrafo Mauricio Lima foi festejado pelos grandes meios...

para lembrar

Pare o mundo que eu quero descer pra virar lenda Brasil caiu no ranking de desigualdade entre os sexos

Por: Fátima Oliveira Os assuntos são inúmeros. Deixam a gente...

Luana Tolentino: Martinho da Vila, o PT e eu

por Luana Tolentino Sem sombra de dúvidas, o samba...

Violência: “Tá calor aí, negão”

Fonte: Folha Online - Policiais militares foram flagrados...

Foi a mobilização intensa da sociedade que manteve Brazão na prisão

Poucos episódios escancararam tanto a política fluminense quanto a votação na Câmara dos Deputados que selou a permanência na prisão de Chiquinho Brazão por suspeita do...

“Perda de aulas por tiroteios na Maré agrava desigualdade”

Desde 2014 à frente da editora Caixote, a jornalista e escritora carioca Isabel Malzoni mergulhou no universo das violências sofridas por crianças e adolescentes que moram no complexo...

Com a conivência do Estado

Enfim, foi da nefasta aliança entre crime, polícia e política no Rio de Janeiro, tão antiga quanto conhecida, que brotaram mandantes e, ao menos,...
-+=