Os atos que desnudam a face sombria da sociedade

A tarefa de escrever nestes dias não anda nada fácil. Não por falta de assuntos, mas pela enorme quantidade deles. De certa forma isso é muito bom e muito angustiante também, pois a escolha sempre faz a gente deixar de lado algum assunto empolgante e importante. Mas vamos lá, porque não é para falar, ou melhor, escrever sobre dilemas de articulista que estou aqui.

Por Mônica Francisco Do Jornal do Brasil

As redes sociais não param de destacar a violência crescente nas favelas do Rio de Janeiro, que parecem ter entrado no clima de retrocesso que tomou conta do país e ressuscitou  figuras e situações que pensávamos já superadas na história de nossa sociedade (menos essa guerra particular que continua produzindo caos e morte de uma população inocente). Vivemos um clima cada vez menos favorável e tranquilo nestas áreas.

Ao percorrer o bairro da Tijuca, chama a atenção a abundância de placas de venda de imóveis. O som de tiros começa a tornar-se frequente. A atual situação do estado do Rio de Janeiro e consequentemente seu reflexo nas instituições e setores delicados, como a saúde, educação e segurança, vão deixar marcas terríveis, principalmente no que se refere a esse tema.

A produção de mortes violentas de grupos humanos determinados, em uma escala irresponsável (50 mil mortes de jovens negros pobres ao ano, o aumento na morte de mulheres negras anualmente, cerca de 54% segundo a ONU) parece não gerar nenhum tipo de constrangimento.

É recorrente minha indicação, vocês já leram aqui muitas vezes, de que caminhamos para um rumo desastroso se não revermos imediatamente essa questão, essa forma de gerir a cidade, principalmente para os mais pobres, a classe trabalhadora, os mais vulneráveis e invisibilizados diariamente em sua dor.

Me utilizo da reflexão da Cientista Social e Professora do Departamento de Antropologia e do Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais da PUC-SP, Márcia Regina da Costa, que afirma em sua análise sobre a violência que ódio ao outro, a negação do outro, o prazer em destruir o semelhante, presentes em muitas das violências contemporâneas, podem não ser ideológicas apenas em um sentido restrito ao termo.

Esses atos desnudam a face sombria presente nessas sociedades em que a solidariedade e a identificação com o outro ser humano estão em constante perigo.

Precisamos todos nos mobilizarmos em uma tentativa de mudança real desse quadro, do contrário, em maior ou menor medida, sofreremos todos.

Leia Também

O ódio genocida ao Outro

+ sobre o tema

Pobre Palmares!

  por Arísia Barros União,a terra de Zumbi, faz parcas e...

Olimpíadas de Tóquio devem ser novo marca na luta por igualdade

Os Jogos Olímpicos da Cidade do México, em 1968,...

Lei 13.019: um novo capítulo na história da democracia brasileira

Nota pública da Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais...

Gostoso como um abraço? – Por Maria Rita Casagrande

Por Maria Rita Casagrande para as Blogueiras Negras Feche...

para lembrar

Joaquim Barbosa: Relator começa hoje voto sobre Banco Rural

Após a sentença sobre João Paulo Cunha e Henrique...

Mito jamaicano, Bob Marley faria 65 anos neste sábado

Não tem para ninguém: quando se pensa na Jamaica,...

Oligarquia paulista, o atraso do Brasil

Dos barões do café aos banqueiros e a movimentos...

O estudo sobre a política imigratória do governo Vargas

Imigrante ideal: O Ministério da Justiça e a entrada...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...

Equidade só na rampa

Quando o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, perguntou "quem indica o procurador-geral da República? (...) O povo, através do seu...
-+=