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    Foto: Téo de Miranda e João Almeida

    Mestra Justina Ferreira da Silva, mulher quilombola que mantém tradições e memórias através da cultura alimentar em Mato Grosso

    Imagem da ativista Hariet Tubman vai estar nas notas de 20 dólares/ Foto retirada do site O Globo

    Imagem da ativista negra Harriet Tubman vai substituir ex-presidente americano na nota de 20 dólares

    DAVE KOTINSKYGETTY IMAGES

    Quem é Amanda Gorman, a poeta de 22 anos convidada para a posse de Biden

    Barbie de Maya Angelou || Reprodução Instagram

    Escritora e ativista Maya Angelou ganha Barbie em sua homenagem no mês da História Negra

    Anielle Franco (Foto: Bléia Campos)

    Mulheres pretas acadêmicas

    Mônica Calazans tem 54 anos e trabalha na UTI do Instituto de Infectologia Emílio Ribas (Foto: Arquivo pessoal)

    Primeira a ser vacinada é mulher, negra e enfermeira do Emílio Ribas em SP

    Primeira vereadora negra eleita na Câmara de Curitiba, Carol Dartora recebeu ameaças de morte por e-mail (DIVULGAÇÃO/Imagem retirada do site El País)

    Ameaças de neonazistas a vereadoras negras e trans alarmam e expõem avanço do extremismo no Brasil

    Ingrid Silva é a primeira bailarina negra e brasileira a ser palestrante principal em Harvard

    Pesquisadoras também produziram livreto em homenagem às profissionais que atuam no combate ao coronavírus - Ilustrações: Marcelo Jean Machado

    Projeto dá visibilidade ao trabalho de cientistas negras brasileiras de forma lúdica

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      Fabiane Albuquerque (Arquivo Pessoal)

      E essa cara de pobre, minha filha? É pra te olhar melhor!

      Nadia Snopek/Adobe

      Janeiro branco e as demandas pretas

      Júlia Rocha (Imagem retirada do site ECOA)

      O que será dos profissionais de saúde que distorcem a ciência?

      Arquivo Pessoal

      25 de julho comemoração do Mês da Mulher Negra Latino -Americana e Caribenha e de Tereza de Benguela : a clínica do testemunho

      Anielle Franco (Foto: Bléia Campos)

      Uma luta incansável

      Bianca Santana (Foto: Natália Sena)

      Cuidados comunitários evitam mortes por Covid-19

      Getty Images

      Algoritmos de plataformas e redes sociais ainda precisam de muita discussão para fugir de estereótipos

      Naiara Albuquerque (Foto: Reprodução/ Instagram @albuquerquenai)

      Produtora de moda afirma que sofreu racismo em loja de luxo em shopping de SP

      Imagem: Júlia Rodrigues/Divulgação

      Emicida e o direito de sermos quem somos

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      Maíra Vida: Advogada, Professora, Conselheira Estadual da OAB BA e Presidenta da Comissão Especial de Combate à Intolerância Religiosa (Foto: Angelino de Jesus)

      Do crente ao ateu, não faltam explicações para o racismo religioso no Brasil

      Foto: Deldebbio

      Prefeito de Duque de Caxias é investigado por intolerância religiosa a crenças de matriz africana

      FÁBIO VIEIRA/ESPECIAL METRÓPOLES

      Após ser alvo de ataques transfóbicos e racistas, Érika Hilton irá processar 50 pessoas

      A parlamentar Laetitia Avia propôs a nova nova lei, enquanto o primeiro-ministro Jean Castex foi ridicularizado por seu sotaque (GETTY IMAGES)

      Por que a França pode criminalizar a discriminação pelo sotaque

      Adolescente de 16 anos foi espancada pelo pai por ser lésbica, na Bahia — Foto: Divulgação/Polícia Civi

      Adolescente é espancada pelo pai na BA e relata que motivo é ela ser lésbica; avó da vítima denunciou homem à polícia

      (Jonathan Alcorn/AFP/)

      Painel trata combate ao racismo como exercício de cidadania e justiça

      Imagem: Geledes

      Racismo Estrutural – Banco é condenado a indenizar cliente por discriminação racial

      GettyImagesBank

      13 palavras e expressões da língua portuguesa para não usar mais

      Racismo e desigualdades: o que há de democrático na Covid-19?

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        Morte de Kobe Bryant motivou criação de lei — Foto: Ronald Martinez/Getty Images

        Um ano depois, morte de Kobe Bryant tem causa esclarecida, mas processos se acumulam na Justiça

        Divulgação

        Ayodele Balé é contemplada com o prêmio APCA, categoria “Dança – Ação de Formação”

        Photo: Jim Britt/Michael Ochs Archives/Getty Images

        Disco instrumental raro de Marvin Gaye é disponibilizado pela primeira vez

        Imagem da ativista Hariet Tubman vai estar nas notas de 20 dólares/ Foto retirada do site O Globo

        Imagem da ativista negra Harriet Tubman vai substituir ex-presidente americano na nota de 20 dólares

        A historiadora e militante negra Beatriz Nascimento (1942-1995), cuja vida e pensamento conduzem a narrativa do documentário 'Ôrí' (Foto: REPRODUÇÃO/ORI)

        Antes de ‘AmarElo’ de Emicida, estes documentários já contavam a trajetória do negro no Brasil

        Rainha Abla Pokou (Foto: Imagem retirada do site DW)

        Rainha Abla Pokou: Mãe do povo Baoulé da Costa do Marfim

        Jessica Ellen em foto de divulgação do single Pomba Gira (Foto: Gabriella Maria)

        Jéssica Ellen canta a Umbanda e celebra ancestralidade em ‘Macumbeira’: ‘Conexão espiritual’

        Tatiana Tibúrcio levou o prêmio APCA de Melhor Atriz por sua interpretação da doméstica Mirtes Souza, no especial 'Falas Negras' — Foto: TV Globo/Victor Pollak

        Tatiana Tibúrcio ganha o prêmio APCA de Melhor Atriz por atuação em ‘Falas Negras’

        Edneia Limeira dos Santos - Foto: Nego Júnior

        Samba Rock na Cidade de São Paulo: Uma Análise da Evolução do Gênero Desde os Anos 1970 nos Bailes Blacks, até o Registro Como Patrimônio Cultural Imaterial

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              Os impactos da COVID-19 nas políticas públicas da educação básica

              21/04/2020
              em Educação
              Tempo de leitura: 6 min.

              Foto: Getty Images / BBC News Brasil

              Foto: Getty Images / BBC News Brasil

              ALEXSANDRO SANTOS, pós-doutorando em Administração Pública e Governo (FGV), Diretor-Presidente da Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo e Coordenador do curso de Pedagogia da FEDUC.

              CLAUDIO ALIBERTI DE CAMPOS MELLO, mestrando em Administração Pública e Governo (FGV)

              ERIKA CARACHO RIBEIRO, mestre em Administração Pública e Governo (FGV) e doutoranda em Administração (UnB), professora na Etec Cepam.

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              26/01/2021

              GABRIELA THOMAZINHO CLEMENTINO SAMPAIO, mestre em Educação (USP) e doutoranda em Administração Pública e Governo (FGV)

              Do Estadão 

              Foto: Getty Images / BBC News Brasil

              De acordo com o Censo Escolar de 2019, o Brasil possui pouco mais de 47,8 milhões de matrículas na Educação Básica. Desse total de alunos, 81% frequenta uma escola pública (48,1% em redes municipais, 32% em redes estaduais e 0,8% na rede federal de ensino). Para dar conta desse universo de educandos distribuidos desde a educação infantil até o ensino técnico-profissional, o país conta com pouco mais de 2,2 milhões de professores em cerca de 180 mil unidades educacionais. Os números impressionam pelo gigantismo e ajudam a entender porque as políticas educacionais são um campo extremamente sensível aos impactos da pandemia de COVID-19.

              Pelas características do contágio e disseminação da COVID-19, as medidas de isolamento social fizeram com que todos os sistemas públicos de ensino, bem como as instituições privadas, suspendessem as aulas presenciais ainda no mês de março. A postura passiva (e, em muitos momentos, negacionista) do Ministério da Educação deixou um vácuo de coordenação nacional da política educacional e, nesse cenário, foram as secretarias municipais e estaduais de educação que assumiram o protagonismo, tomando as decisões que julgavam necessárias para responder aos desafios que a pandemia trouxe. A maior parte delas decidiu colocar os professores em recesso escolar ou antecipar as férias enquanto elaboravam as estratégias que julgavam mais adequadas. Mas a retomada das atividades docentes à distância reserva questões desafiadoras.

              Para que as respostas produzidas pelos sistemas de ensino à pandemia sejam efetivas, professores, gestores escolares e equipes que atuam nas diretorias regionais deveriam ser ouvidos e participar ativamente do desenho das soluções propostas. Para além de dar conta do princípio da gestão democrática da escola pública, previsto na LDB, esse processo de escuta e participação favoreceria a efetividade das ações. Professores, gestores e supervisores possuem informações preciosas e detalhadas sobre os diferentes contextos e sobre as demandas e características dos estudantes e de suas famílias sem as quais qualquer política educacional nasce com alta probabilidade de fracasso. Na mesma perspectiva, esses profissionais deveriam ter acesso prévio e privilegiado às decisões e encaminhamentos das Secretarias para que pudessem, no atendimento cotidiano da população, se sentir seguros, respaldados com instrumentos metodológicos estáveis e ter respostas razoáveis às angústias dos usuários.

              Até agora, essas premissas básicas do processo de formulação e implementação das políticas educacionais foram ignoradas pelos principais tomadores de decisão. O NEB – Núcleo de Estudos da Burocracia, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Administração Pública e Governo da Fundação Getúlio Vargas, na série de debates que tem realizado sobre os impactos da pandemia no cotidiano dos servidores públicos da linha de frente, identificou que professores, gestores e supervisores escolares sentem-se alijados do processo de construção das soluções, percebem que as ações propostas desconsideram questões elementares que enxergam em seus territórios e expressam sofrimento, angústia e uma sensação de desprestígio quando descobrem os próximos passos da política educacional pelos jornais ou na coletiva de imprensa do governador, do prefeito ou do secretário de educação, no mesmo momento e com a mesma quantidade de informação que os usuários da política estão recebendo. Recentemente, um coletivo de educadores e pesquisadores publicou uma carta aberta à Secretaria Municipal de Educação de São Paulo expressando essa percepção.

              Adicionalmente, esses profissionais sentem-se pressionados a transformar suas práticas profissionais, antes realizadas na interação direta e presencial com educandos e famílias, para que caibam em modelagens de interação remota, com uso de apostilas ou plataformas e ferramentas digitais para as quais a maior parte nunca se preparou e uma parcela significativa tem pouca afinidade. O descaso histórico do país com a formação dos professores para lidar com as tecnologias de informação e comunicação ajuda a explicar porque essa variável é tão importante num momento como esse. Mesmo nas situações em que os professores encontram-se com algum conforto nesse campo, eles sinalizam o caráter insubstituível da mediação pedagógica presencial e os riscos de um avanço de estratégias de precarização do trabalho pedagógico que podem emergir a partir de uma utilização acrítica dessas soluções por governos e instituições de ensino.

              Diante de um cenário desafiador e de incertezas, o que é possível esperar no pós-pandemia? Do ponto de vista mais amplo, a combinação de recessão e acirramento de desigualdades socioeconômicas terá impacto direto na permanência dos estudantes na escola, aumentando o risco de abandono e evasão escolar, especialmente nas etapas finais (o IBGE aponta que em 2018 somente 47,4% da população acima de 25 anos havia concluído o ensino médio). Além disso, o longo afastamento de atividades presenciais na escola produzirá a ampliação das desigualdades educacionais, uma vez que as oportunidades de aprendizagem, bem estar e proteção social dos estudantes em isolamento é marcada por graus variados de precariedade de seus lares. Os profissionais sinalizam também a expectativa de aumento da carga de responsabilidades no cenário pós-pandemia, antevendo que precisarão lidar com as repercussões socioemocionais do afastamento, com a reorganização de práticas de cuidado e higiene na escola ou até mesmo com a colaboração para a identificação de casos suspeitos de contaminação.

              Apesar dessas angústias, os educadores com os quais temos interagido nas ações do NEB enxergam também oportunidades de reafirmar sua escolha profissional e apontam ao menos três aprendizados importantes. O primeiro diz respeito à importância do trabalho colaborativo e da partilha de práticas entre professores e gestores. Justamente no momento em que ficaram isolados em suas casas, a conexão mostrou-se ainda mais potente e necessária. O segundo aprendizado tem a ver com a relação entre escolas e comunidades. As famílias – mais uma vez – encontram na Escola uma sinalização segura da presença do Estado e demandam o aprofundamento das relações de vínculo e confiança. Gestores escolares e professores têm respondido a esse sinal e criado iniciativas de diálogo e interação inovadoras, muitas vezes sem qualquer apoio de instâncias superiores: são canais nas redes sociais, grupos de whatsapp, aluguel de carros de som para divulgar orientações às famílias, entre outras estratégias. O terceiro aprendizado se relaciona com a necessidade de reflexão sobre o sentido da escola e da profissão docente e sobre as práticas pedagógicas. Os professores sinalizam que o cenário de pandemia reafirma importância do trabalho pedagógico profissional, o caráter insubstituível da mediação presencial de qualidade no processo de desenvolvimento dos estudantes e a relevância da escola como lugar social especial de aprendizagem. Sinalizam que, mais uma vez, que estamos todos, como país, obrigados a encarar a centralidade do direito à educação para todos, com qualidade e equidade, na construção de uma sociedade efetivamente democrática e justa.

              Formular e implementar políticas educacionais é um exercício complexo. Cenários de crise tornam esse processo ainda mais desafiador. Entretanto, o que parece fazer sentido nessa conjuntura é que devemos superar uma visão antiquada segundo a qual os profissionais que atuam nas escolas e diretorias regionais são meros executores de programas e ações pensadas no alto escalão. A literatura acadêmica e a evidência acumulada de casos de maior sucesso no enfrentamento de desafios educacionais demonstram que o conhecimento empírico dos agentes implementadores, que conhecem os desafios pela lupa do dia-a-dia, valem ouro. Se os formuladores de políticas estiverem mais atentos aos profissionais que, na base, dão concretude às políticas, envolvendo-os densamente nas tomadas de decisão, teremos, no curto prazo, uma resposta mais eficaz à pandemia e, no médio e longo prazo, políticas educacionais mais consistentes e efetivas.

              O artigo foi construído com base nas discussões e seminários realizados pelo Núcleo de Estudos da Burocracia da FGV-SP, coordenado pela professora Gabriela Lotta.

               

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              • "O artigo inicia-se a partir do conceito de cultura no sentido geral, antropológico. Entre os tantos termos que são utilizados para definição de cultura. Neste artigo, cultura será analisada por meio dos próprios atores que a promovem, nas esferas sociais e políticas. Além disso, por ser o samba rock uma manifestação cultural contemporânea e em avanço, foi analisado o conceito de que para uma cultura em observação, as variáveis são muitas e estão em pleno acontecimento, construção e evolução." Leia o Guest Post de Edneia Limeira em www.geledes.org.br
              • A coluna NOSSAS HISTÓRIAS desta quarta-feira vem com a assinatura da historiadora Iracélli da Cruz Alves! O tema “Mulheres negras, política e cultura do cancelamento no Brasil republicano” é abordado no artigo e no vídeo nos quais ela oferece reflexões a partir de registros da atuação de mulheres negras integrantes do Partido Comunista Brasileiro (PCB) na década de 1940! Confira um trecho: “O que essas mulheres têm em comum? Todas eram comunistas, trabalhadoras e muito provavelmente negras, como é perceptível nas poucas imagens que até hoje encontrei. Além disso, não podemos esquecer que a classe trabalhadora brasileira tem sido majoritariamente negra, o que aumenta a probabilidade de essa pressuposição fazer sentido para os casos em que não acessei registros fotográficos. Outro ponto em comum em suas trajetórias é que todas participaram ativamente da vida política do país em meados do século XX, atuando significativamente no partido no qual escolheram militar. No entanto, foram praticamente esquecidas (ou silenciadas?) tanto pela historiografia política do Brasil quanto pelas narrativas históricas sobre o PCB. Os nomes delas, na maioria das vezes, nem sequer são citados.” Leia todo o artigo no Geledés: https://www.geledes.org.br/mulheres-negras-politica-e-cultura-do-cancelamento-no-brasil-republicano/ Veja o vídeo no Acervo Cultne: https://youtu.be/pS35-3RuNMc
              • Já que o mundo está em medida de contenção social, acredito estar diante de um dos maiores desafios que o ser humano possa receber da vida, que é o de ter a oportunidade de ficar sozinho e explorar a sua consciência, conhecer quem é essa pessoa que cohabita em meu corpo, ou seja tentar descobrir quem “eu dentro de mim”. Leia o Guest Post de Tatiane Cristina Nicomedio dos Santos em: www.geledes.org.br
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              • "Escolhi parafrasear no título do presente guest post a escritora brasileira, Conceição Evaristo, que constrói contos e poemas reveladores da condição da população negra no país. A intelectual operaciona a categoria de “escrevivência”, através de uma escrita que narra o cotidiano, as lembranças e as experiências do outro, mas sobretudo, a sua própria, propagando os sentimentos, as lutas, as alegrias e resistências de um povo cujas vozes são silenciadas." Leia o Guest Post de Ana Paula Batista da Silva Cruz em: www.geledes.org.br
              • ✊🏾 1960-1970: Grupo Palmares de Porto Alegre e a afirmação do Dia da Consciência Negra ✊🏾 Está disponível mais uma sala da Exposição “20 de Novembro - Dia Nacional da Consciência Negra” no Google Arts & Culture! Link: https://artsandculture.google.com/culturalinstitute/beta/u/4/exhibit/1960-1970-grupo-palmares-de-porto-alegre-e-a-afirma%C3%A7%C3%A3o-do-dia-da-consci%C3%AAncia-negra/tgLSJakjmcizKA 🙌🏿 Esta sala é especialmente dedicada à movimentação do Grupo Palmares em Porto Alegre, fundado em 1971, afirmando o Vinte de Novembro como Dia da Consciência Negra. Em 2021, o Vinte completa 50 anos! Conecte-se ao compromisso de ativistas negros e negras gaúchas em defesa de uma história justa sobre as lutas negras por liberdade por meio de depoimentos, fotografias, poemas, anotações, cartas, entre outros documentos. Vamos junt@s! 🖤 O material pode ser acessado em português e inglês e é mais um resultado da parceria entre a Rede de HistoriadorXs NegrXs(@historiadorxsnegrxs , Geledés Instituto da Mulher Nega e o Acervo Cultne! (@cultne) 🎉 Ao longo de todo 2021, muitas outras “Nossas Histórias” sobre vidas, lutas e saberes da gente negra serão contadas em salas de exposições virtuais!
              • "A história do indigenismo no século XIX tem importantes pontos de conexão com a história do tráfico escravista. A investigação dessas conexões permite compreender como possibilidades de branqueamento foram projetadas na nação brasileira, para além da mais conhecida: a imigração europeia ocorrida entre o último quartel do século XIX e 1930." Leia o artigo do historiador Samuel Rocha Ferreira publicado na coluna “Nossas Histórias” **A coluna “Nossas Histórias” é uma realização da Rede de Historiadoras Negras e Historiadores Negros em parceira com o Portal Geledés e o Acervo Cultne.
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              GELEDÉS Instituto da Mulher Negra fundada em 30 de abril de 1988. É uma organização da sociedade civil que se posiciona em defesa de mulheres e negros por entender que esses dois segmentos sociais padecem de desvantagens e discriminações no acesso às oportunidades sociais em função do racismo e do sexismo vigentes na sociedade brasileira.

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