Os recados dos intelectuais negros para o BNDES

Helio Santos e Cida Bento participaram do seminário do banco sobre empoderamento negro

Os participantes do painel “Capital a serviço da Diversidade” deram diversos recados para o BNDES sobre como conseguir fazer a diferença para a equidade racial. E salientaram como o banco tem atuado nos últimos anos, sem desenvolver uma política em prol do desenvolvimento dos empreendedores negros. O presidente do banco, Aloizio Mercadante, estava na plateia.

– O BNDES implicitamente e explicitamente atua como ferramenta a serviço do pacto da branquitude – disse Alan Soares, um dos fundadores do Movimento Black Money.

O professor e intelectual Hélio Santos concordou:

– Este evento é um marco. Historicamente, o BNDES é uma imensa caixa de ação afirmativa para homens brancos bem nascidos.

Para Santos, o empreendedorismo negro não pode ser visto como uma iniciativa liberal atrasada, mas como um forte fator democrático. Assim, em sua opinião, o BNDES deve simultaneamente investir de forma a induzir o desenvolvimento tecnológico avançado e em equidade racial para reduzir a desigualdade. Sugere ainda criação de uma diretoria voltada para a equidade racial.

Para Cida Bento, conselheira e fundadora do Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades, as políticas do BNDES devem ter condicionantes: que os tomadores de crédito provem com métricas a redução das desigualdades econômicas e raciais. A intelectual salientou a importância do exemplo da liderança no processo de mudança.

+ sobre o tema

Cuidado não é tarefa de mulher

O que é "cuidado" para você? Mulheres negras, sejam cis,...

‘Coisa de preto’ 2

Num país onde há racismo sem racistas, a cassação do...

A guerra contra paridade de gênero nas cortes é obscena

"No estado de São Paulo, nas promoções, seja no...

Leilão da coleção de Emanoel Araújo é suspenso a pedido do governo federal

O leilão da coleção de obras de arte que pertenceram...

para lembrar

‘Se precisar, peça ajuda’

Neste Setembro Amarelo, mês da prevenção ao suicídio, vale...

Dilma Vana Rousseff

Nesse texto, mais do que em outros, pretendo me...

Negros bem-sucedidos incomodam racistas e são prova de mudança social

Uma vez que um racismo histórico, estrutural e estruturante...
spot_imgspot_img

Onda negra desperta reações de quem se beneficia da hegemonia branca

A Convenção das Nações Unidas contra o Crime Organizado Transnacional conceitua "grupo criminoso organizado" como o grupo estruturado de três ou mais pessoas, existente...

No Brasil, racismo estrutura as desigualdades

Nunca é demais enfatizar o peso, o papel preponderante do racismo na estruturação das imensas desigualdades existentes neste país, que, aliás, se destaca mundialmente...

Chacinas

Chacina pode ser definida como um tipo de violência extremada: a execução orquestrada de várias pessoas em uma mesma localidade. O jornalista Shannon Sims afirma,...
-+=